Usuario Banco(mysq)

10 respostas
rodrigo_rosalin

Estou utilizando mysql e gostaria de saber se existe algum problema em usar o mesmo usuário de banco para acessá-lo de vários pontos do sistema.

Tenho um servidor de banco de dados e todos outros hosts da rede o acessam.
Preciso criar para cada usuário do sistema um usuário do banco?
Ou posso utilizar somente um usuário do banco para todos os usuários do sistema?

Obrigado

10 Respostas

J

Opa,

Geralmente um sistema tem um único usuário para acessar. Por questões de segurança, cada sistema que usa o SGBD deve ter um usuário diferente.

São coisas diferentes: usuário do seu sistema e usuário do banco de dados. Usuários do seu sistema, é seu sistema que vai controlar. Usuário do banco de dados é utilizado apenas para realizar as transações da sua aplicação com o banco.

Abraço.

K_F

Meu amigo, também sou iniciante.
O que geralmente faço é ter apenas um usuário do banco, que fica em minha classe de conexão.
Limito o acesso através de usuários do sistema. Não sei se é a melhor forma.

Espero ter ajudado! :wink:

rodrigo_rosalin

Eu já tenho controlado os usuários do sistemas.
A questão não é como implementar, mas sim qual a melhor maneira de controlar isso.

Para cada usuário do sistema eu estava criando um usuário do banco.

Estou usando Hibernate, e quando o usuário erra na senha ou nome de Usuario ele entra em um timeout e fica tentando conexão com banco (isso é muito demorado).
Isso acontecia na loggin do sistema.

J

Isso significa que se o usuário resolver usar um cliente para mysql e conectar na sua base poderá fazer modificações nela ( alterar entidades, se tiver permissões) inserir, remover registros sem passar pelas regras de negócio.

Isso é meio perigoso.

peczenyj

se vc fizer 2 conexões no banco com o mesmo usuario serão conexões independentes e uma não vai afetar a outra.