Prezados Colegas,
Olá para todos !.
Para mim é uma imensa satisfação começar a participar desta comunidade e poder aprender e depois compartilhar o conhecimento aprendido, realmente este é o caminho em que deve caminhar o conhecimento.
Bem, sou um programador VB 6.0, com larga experiência em programação nCamadas/COM +, ou seja, desenvolvimento avançado em VB. Estou aprendendo JAVA, pois procurava uma ferramenta mais portável e realmente orientada a objetos. Como estou aprendendo estudando livros, que por sinal achei ótimos, minhas duas dúvidas para fórum são as seguintes:
1. Existe alguma trilha de aprendizagem para o JAVA, algo como, aprenda primeiro os príncipios da linguagem e OOP e depois aprenda a manipular o JDBC, por exemplo ?
2. Em quanto tempo mais ou menos um programador experiênte em outra ferramenta de desenvolvimento desenvolve uma aplicação cliente X servidor para um pequeno estabelecimento, pode ser uma aplicação tipo "Cadastro de Clientes" ?
Desde já agradecendo,
Atenciosamente,
Leandro Severino
Quote: |
1. Existe alguma trilha de aprendizagem para o JAVA, algo como, aprenda primeiro os príncipios da linguagem e OOP e depois aprenda a manipular o JDBC, por exemplo ? |
Sempre é bom ter base nos fundamentos, para partir para algo mais complexo mas, isto não quer dizer que é necessário. No seu caso eu já iria atrás de tudo que me interessa ao mesmo tempo.
Só não desista nas primeiras dificuldades, pois como vc já deve ter visto, java é um tanto quanto mais complexo e abrangente q VB.
Quote: |
2. Em quanto tempo mais ou menos um programador experiênte em outra ferramenta de desenvolvimento desenvolve uma aplicação cliente X servidor para um pequeno estabelecimento, pode ser uma aplicação tipo "Cadastro de Clientes" ? |
Uma aplicação tipo "Cadastro de Clientes" não leva muito tempo, nem para um programador iniciante, pois já existem centenas de exemplos na net. Acho q algo em torno de 2 dias, se usar bons materiais de estudo.