Usuário conectado e/ou executando o navegador

3 respostas
pimenta

Fala, rapazeada,

Tenho um sistema que não vai ter autenticação, mas vai ter leitura de permissões, por isso preciso obter o usuário que está executando o navegador. Alguém tem algum exemplo de como fazer isso?

Abraaaços,

3 Respostas

wbdsjunior

pimenta:
Fala, rapazeada,

Tenho um sistema que não vai ter autenticação, mas vai ter leitura de permissões, por isso preciso obter o usuário que está executando o navegador. Alguém tem algum exemplo de como fazer isso?

Abraaaços,

se não tem autenticação, como você identifica o usuário?

se for o usuário de rede ou o usuário local, que efetuou login, você pode criar um applet que verifica o usuário e o coloca na sessão.

pimenta

É justamente essa minha pergunta, pois se tivesse uma autenticação eu não estaria aqui perguntando isso.

wbdsjunior:

se for o usuário de rede ou o usuário local, que efetuou login, você pode criar um applet que verifica o usuário e o coloca na sessão.

Vou tentar me explicar melhor, pois parece que não me fiz entender…
Preciso, numa aplicação Web, obter o usuário que a está executando. Para tanto tenho duas possibilidades: 1- O usuário que logou no SO; e 2- O usuário que está executando o navegador.
Por que isso? Porque pode ser que o usuário A tenha logado no SO, no meu caso exclusivamente Windows, mas queira executar o navegador como usuário B.

Consigo obter o usuário logado no Windows através da linha “System.getProperties().getProperty(“user.name”)”, mas o problema é que essa linha não faz diferenciação de qual usuário está executando o navegador, ou seja, ela sempre me devolve o usuário logado no Windows.

Clareou um pouco mais o meu problema?

Abraços,

wbdsjunior
pimenta:
wbdsjunior:
se não tem autenticação, como você identifica o usuário?

É justamente essa minha pergunta, pois se tivesse uma autenticação eu não estaria aqui perguntando isso.

wbdsjunior:

Vou tentar me explicar melhor, pois parece que não me fiz entender...
Preciso, numa aplicação Web, obter o usuário que a está executando. Para tanto tenho duas possibilidades: 1- O usuário que logou no SO; e 2- O usuário que está executando o navegador.
Por que isso? Porque pode ser que o usuário A tenha logado no SO, no meu caso exclusivamente Windows, mas queira executar o navegador como usuário B.

Consigo obter o usuário logado no Windows através da linha "System.getProperties().getProperty("user.name")", mas o problema é que essa linha não faz diferenciação de qual usuário está executando o navegador, ou seja, ela sempre me devolve o usuário logado no Windows.

Clareou um pouco mais o meu problema?

Abraços,

crie um applet

package br.com.usuario.usuario;

import java.applet.Applet;

/**
 * 
 * @author wbdsjunior
 */
public class Usuario extends Applet {
    private static final long serialVersionUID = 1L;
    private String nome;

@Override
    public void init() {
        nome = System.getProperty("user.name");
    }

/**
     * 
     * @return
     */
    public String getNome() {
        return nome;
    }

@Override
    public String toString() {
        return "Usuario[nome=" + nome + "]";
    }
}
assine-o
keytool -genkey -alias Usuario

jarsigner usuario.jar Usuario

use o applet

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd">
<html>
	<head>
		<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=ISO-8859-1">
		<title>Usuário</title>
	</head>
	<body>
		<applet archive="applet/usuario.jar" code="br.com.usuario.usuario.Usuario.class" name="usuario" mayscript="mayscript"></applet>
	</body>
</html>
<script type="text/javascript">
	alert(document.usuario.getNome());
</script>
agora você pode pegar o usuário e colocá-lo na sessão.
Criado 5 de outubro de 2010
Ultima resposta 5 de out. de 2010
Respostas 3
Participantes 2