usuário da sessão

2 respostas
eve_bsi
olá pessoal... Bom vou logo ao assunto... Eu preciso pegar o usuário q está na sessão... Qdo um usuário se loga no sistema eu jogo ele na sessao... até ai ok... Meu probelma é o seguinte, eu estou fazendo uma parte para alteração de senha... e para isso eu gostaria de pega o usuário da sessão (q está logado), devido a um dos perfis q possui na minha aplicação nao ter acesso a absolutamente NADA... E o meu problema é logo esse, como pegar o usuário da sessão??? A única coisa que sei é isso aqui
request.getSession().getAttribute("logado");
Mas entao... a hora q o usuario clicar em alterar senha, vai para uma tela (jsp) que tem os campos login, senha atual e nova senha, o q eu qro fazer é o seguinte, mostrar o login dele, desabilitado para alterar, ai ele coloca a senha atual (a q ele se logou) e uma nova senha... ai ao clicar em ok, tem q validar se a senha atual (q ele digitou) confere com a que está no banco de dados, se caso esteja é feito o update com a nova senha digitada... mas depois q eu fiz aquele request.getSessio()........ como q eu faço pra pegar o login e a senha atual e tals... essa é minha duvida... alguém pode me ajudar... vou colocar a minha servlet de qdo o cara se loga no sistema...
protected void doPost(HttpServletRequest request, HttpServletResponse response) throws ServletException, IOException {		

String login = request.getParameter("txtLogin");
		String senha = request.getParameter("txtSenha");		

UsuarioControl usuarioControl = new UsuarioControl();
		UsuarioVO usuvo = usuarioControl.validaLogin(login, senha);

RequestDispatcher view;
		if (usuvo != null) {
			request.getSession().setAttribute("logado", "SIM");
			if(usuvo.getTipo() == 1)
				view = request.getRequestDispatcher("/protected/principal.jsp");
			else
				view = request.getRequestDispatcher("/protected/filtroRelatorioCentroCustoEspecifico.jsp");
		}
		else {
			view = request.getRequestDispatcher("/protected/erroLogin.jsp");
			request.getSession().setAttribute("logado", "NAO");
		}
		view.forward(request, response);		
	}
Desde já agradeço... :wink:

2 Respostas

furutani

Ta meio confuso sua dúvida.
Teoricamente se vc consegue dar setAttribute() vc consegue dar getAttribute() na session sem restrições nenhuma.
Por isso não entendi a parte q vc diz

eve_bsi

furutani:
Ta meio confuso sua dúvida.
Teoricamente se vc consegue dar setAttribute() vc consegue dar getAttribute() na session sem restrições nenhuma.

Então, mas eu consigo mesmo dar um getAttribute.
Isso eu fiz…

request.getSession().getAttribute("logado");

Mas para eu pegar o usuario da sessao é só eu fazer isso???
Pegando o usuario da sessao, eu preciso mostra na tela a matricula dele…
E como eu faço isso, essa é minha duvida!
Eu qro fazer isso num tela de alterar senha…
Onde eu vou mostra o login dele, ai ele vai digitar a senha atual e uma nova senha…
eu preciso validar se a senha atual, q ele digita confere com a senha q esta salva, se estiver batendo a senha q ele digitou no campo senha atual, com a q esta no banco eu posso fazer o update com a senha que ele digitou no campo nova senha…

Será q ficou mais claro? :?:

Criado 14 de novembro de 2009
Ultima resposta 16 de nov. de 2009
Respostas 2
Participantes 2