Pessoal, só uma pergunta: Alguem aí tem um programa que simplesmente existe um usuario que pode tudo nele e outro que ao logar-se só acessa a determinados serviços do programa?
Ou seja, conforme o login do cara cadastrado, o programa dá acesso para deletar e inserir arquivo e o outro usuário só le os arquivos.
Cara eu não sei muito em relação a esse assunto,
mas tente procurar algo sobre o JAAS acho que ele tem essas características que você procura.
se vc tem uma tela de login que faça verificação e nivel de cada usuário que loga, é só vc na tela principal do seu programa fazer uma busca no BD e verificar ql o tipo de permissao do usuário, tudo isso no construtor da classe principal, se o usuário for usuario normal vc restringe desabilitando ou tornando invisiveis os compoentes, se for um super usuário vc nao faz nada pois ja irá vir tudo carregado.
Eu fiz um sistema que tem essa rotina…
Para conseguir isso, meu sistema utiliza 3 tabelas (Funcionario, Cargo, Permissao)
- Cada funcionario cadastrado possui um cargo…
- Cada cargo possui suas permissões de acesso…
- Na tabela permissões, armazeno o codigo do cargo, o nome da tela em questão e um char com valores V= Somente visualizar, E = Pode Editar , B = Bloqueado
Então quando um usuário se loga, ele busca a listagem de telas que pode estar em algum arquivo, no próprio código ou em uma tabela na base, compara com as permissões do cargo do funcionario e bloqueia ou não os menus, botões,e assim por diante… e quanto abre uma tela ele também verifica se o usuário em questão pode editar ou se somente pode visualizar…e trata o caso…
[quote]Eu fiz um sistema que tem essa rotina…
Para conseguir isso, meu sistema utiliza 3 tabelas (Funcionario, Cargo, Permissao)
- Cada funcionario cadastrado possui um cargo…
- Cada cargo possui suas permissões de acesso…
- Na tabela permissões, armazeno o codigo do cargo, o nome da tela em questão e um char com valores V= Somente visualizar, E = Pode Editar , B = Bloqueado
Então quando um usuário se loga, ele busca a listagem de telas que pode estar em algum arquivo, no próprio código ou em uma tabela na base, compara com as permissões do cargo do funcionario e bloqueia ou não os menus, botões,e assim por diante… e quanto abre uma tela ele também verifica se o usuário em questão pode editar ou se somente pode visualizar…e trata o caso…
[/quote]
Aqui na empresa também fizemos desta maneira, e funciona muito bem ao meu ver.
Exato, mas alguém tem algo aí com perfis diferentes para os usuários? ou onde pesquiso sobre?