usuários diferentes para mesmo programa

5 respostas
W

Pessoal, só uma pergunta: Alguem aí tem um programa que simplesmente existe um usuario que pode tudo nele e outro que ao logar-se só acessa a determinados serviços do programa?
Ou seja, conforme o login do cara cadastrado, o programa dá acesso para deletar e inserir arquivo e o outro usuário só le os arquivos.

5 Respostas

P

Cara eu não sei muito em relação a esse assunto,

mas tente procurar algo sobre o JAAS acho que ele tem essas características que você procura.

W

se vc tem uma tela de login que faça verificação e nivel de cada usuário que loga, é só vc na tela principal do seu programa fazer uma busca no BD e verificar ql o tipo de permissao do usuário, tudo isso no construtor da classe principal, se o usuário for usuario normal vc restringe desabilitando ou tornando invisiveis os compoentes, se for um super usuário vc nao faz nada pois ja irá vir tudo carregado.

L

Eu fiz um sistema que tem essa rotina…

Para conseguir isso, meu sistema utiliza 3 tabelas (Funcionario, Cargo, Permissao)

• Cada funcionario cadastrado possui um cargo…
  • Cada cargo possui suas permissões de acesso…
  • Na tabela permissões, armazeno o codigo do cargo, o nome da tela em questão e um char com valores V= Somente visualizar, E = Pode Editar , B = Bloqueado

Então quando um usuário se loga, ele busca a listagem de telas que pode estar em algum arquivo, no próprio código ou em uma tabela na base, compara com as permissões do cargo do funcionario e bloqueia ou não os menus, botões,e assim por diante… e quanto abre uma tela ele também verifica se o usuário em questão pode editar ou se somente pode visualizar…e trata o caso…

Planc

Eu fiz um sistema que tem essa rotina…

Para conseguir isso, meu sistema utiliza 3 tabelas (Funcionario, Cargo, Permissao)

• Cada funcionario cadastrado possui um cargo…
  • Cada cargo possui suas permissões de acesso…
  • Na tabela permissões, armazeno o codigo do cargo, o nome da tela em questão e um char com valores V= Somente visualizar, E = Pode Editar , B = Bloqueado

Então quando um usuário se loga, ele busca a listagem de telas que pode estar em algum arquivo, no próprio código ou em uma tabela na base, compara com as permissões do cargo do funcionario e bloqueia ou não os menus, botões,e assim por diante… e quanto abre uma tela ele também verifica se o usuário em questão pode editar ou se somente pode visualizar…e trata o caso…

Aqui na empresa também fizemos desta maneira, e funciona muito bem ao meu ver.

W

Exato, mas alguém tem algo aí com perfis diferentes para os usuários? ou onde pesquiso sobre?

Criado 25 de outubro de 2012
Ultima resposta 29 de out. de 2012
Respostas 5
Participantes 5