USuarios LINUX me ajudem por favor.[off]

8 respostas
rodolfogs8

Galera tenho uma serie de duvidas relacionadas a Linux, pois comecei ontem a usar…kkk

1º Como configuro meu modem onde acho os drivers?

2ºComo uso internet discada no Linux?

3º O que eu baixar para o meu Ubuntu, roda no fedora? ou seja o que roda em um roda no outro? Assim posso baixar qualquer coisa relacionada a linux q ambos vao rodar?

Obrigado e agradeco a atenção.

8 Respostas

fsquadro

Rodolfo,

Acredito que agora no começo você tenha diversas dúvidas relacionadas ao Linux, já que está aprendendo, então eu sugiro a você dar uma olhada no Fórum e também entrar quem sabe na lista de discussão do Ubuntu-BR

:arrow: http://www.ubuntu-br.org/suporte

Quando ao modem (quando eu usava o Red Hat 7.1, a uns 5 anos) era bem complicado de fazê-lo funcionar, principalmente se fosse winmodem. Não sei como está o suporte a isto nos dias de hoje.

P

Olha, sobre o modem depende do seu chipset, mesmo winmodens hoje em dia dependendo do fabricante vc encontra drivers sim.
Eu tenho um arquivo .deb (nativo do Ubuntu) que configura os drivers da smartlink que servem para vários tipos de modem.
Após os drivers instalados basta vc configurar a sua conta (pode ser de um provedor grátis mesmo, tipo click21, ig, etc) usando o pppconfig (eu prefiro fazer isso via linha de comando).
Depois disso tudo feito é só ir em configurações de rede e ativar o modem, com todo o resto configurado ele já vai lhe garantir acesso a internet.

Agora se o seu chipset não tiver driver portado para o Linux vai dar muito trabalho sim mas não é impossível, vc acha em fóruns de Linux a galera passando alguns esquemas para compilar vc mesmo o seu driver e que geralmente funciona.

Good luck.

renatosilva

Se o seu modem é Lucent/Agere dá uma olhada aqui:

http://supersolenoide.wordpress.com/2007/01/14/winmodem-no-ubuntu/

otaviofcs

Só pra iniciar, se você está começando agora, deve começar “descobrindo” qual o seu modem. Para isso:

$lspci | grep Modem

que deve te gerar uma saída como:

00:1f.6 Modem: Intel Corporation 82801DB/DBL/DBM (ICH4/ICH4-L/ICH4-M) AC'97 Modem Controller (rev 03)

Ou seja, o meu modem usa o chipset AC97 da Intel.

abraços…

rodolfogs8

Galera existe algum “MS-DOS” no linux? pois onde digito estes comandos informados?

Kknd

Hehe. Aperta Ctrl + Alt + F1 / F2 / F3 pra você ver o que acontece (aperta crtl + alt + F7 pra voltar).

Porém, você também pode abrir algum emulador de terminal.

Os S.Os baseados em GNU / Linux utilizam muito o terminal, pois é um jeito muito rápido de fazer manutenção e etc, ao invés de ficar passeando por mil e uma GUIs.

otaviofcs

Se você usa o Gnome (o meu é Ubuntu), no menu Sistema | Preferências | Informações de Hardware tem isso graficamente. Eu sempre prefiro o terminal porque acho tudo mais rápido, e deixo as aplicações gráficas para as coisas que eu demoraria mais na mão (como o Nautilus, um gerenciador de janelas).

Para abrir um terminal, vá em Aplicações | Acessórios | Terminal.

O uso do Ctrl + Alt + F(n) na verdade existe pois o Linux é multi-clientes. Então, cada um dos F (F1, F2, F3,…) abre na verdade uma nova instância do Sistema Operacional. Não que isso pese muito, mas você vai ter que fazer um novo login, diferentemente da abertura de um terminal (que simplesmente vai usar o login que você já fez).

Isso não vai pesar nem paralisar o teu Linux, mas é um saco abrir vários logins seus.

R

rodolfogs8,

Se vc instalou o Ubuntu, assina a lista deles que é muito boa e mande suas dúvidas direto lá que as respostas chegam bem rápido.

Sobre Linux, dá uma lida no guia do foca linux aqui que vale a pena.

Sobre sua pergunta, geralmente os pacotes que vc baixa p/ o Ubuntu é .deb e para o Fedora .rpm. Vc consegue rodar um pacote .deb no Fedora e vice-versa, mas não é recomendado.

flw!

Criado 24 de julho de 2007
Ultima resposta 24 de jul. de 2007
Respostas 8
Participantes 7