UTF-8 no JavaScript (.js)

Bom dia, sou iniciante na programação web e estou com um problema no desenvolvimento de um projeto para faculdade.
Tenho um formulário e faço a validação dele com javaScript.
A página do meu formulário está configurada com UTF-8. Quando coloco a função de validação na mesma página, os alerts mostram as mensagens com os caracteres certos.
Porém agora criei uma página separada .js para colocar as funções de validação de todas as páginas de formulário.
Linkei as páginas de formulário a minha pagina .js e funcionou perfeitamente, mas as mensagens dos alerts não aparecem direito quando há alguma letra com acento.

Tentei colocar o charset=UTF-8 na hora em que linko as páginas ( )
Mas não deu certo, as letras com acentos continuaram com problema.

O que eu posso fazer pra resolver isso?
Não queria que as validações ficassem na mesma página que o código, mas não sei o que fazer pra resolver o problema da acentuação no alert, quando coloco as validações em uma página só .js
Procurei nos tópicos do fórum mas não achei nada que me ajudasse.

Se alguem souber o que fazer, por favor me respondam.
Desde já, obrigada.

você já testou substituir os caracteres especiais pelo seus unicodes?

att

Acabei de testar, não deu certo.
Ele não reconheceu o unicode como os caracteres e apareceu o unicode deles no alert em vez do carácter que ele representa.

Não tem nada que eu possa escrever na página .js pra configura-la como UTF-8?
Como tem a tag “meta” no html? ()

Obrigada

SSH, consegui descobrir o problema!
Agora tive tempo de realizar mais testes com meu programa e vi que colocando o “charset=UTF-8” no “link” com o javaScript, as letras aparecem certas no IE.
Continuei pesquisando o que fazer na internet e descobri que o problema era com o google chrome, o navegador que uso e onde estava visualizando meu sistema.

Achei uma extensão do chrome para que ele “rode” UTF-8 e agora está funcionando normalmente.

Desculpe os transtornos, mas é que só agora que tive mais tempo pra estudar o problema e descobrir sua causa,
E muito obrigada pela atenção.

1 curtida

Basta você fazer a declaração do seu Javascript declarando o tipo de chaset utilizado nele.

Exemplo:

<script language='javascript'
  src='seuJavascript.js' charset="utf-8">
</script>