Estou estudando para certificação e um dos objetivos do exame é sobre serialização. Entendi o conceito, sei como funciona e tal. Mas alguém sabe dizer qual a utilidade de gravar um objeto em arquivo? Não vejo vantagem em utilizar esse mecanismo ao invés de gravar em formato de texto ou em banco de dados. Lembrando que estou falando do modelo de serialização, não da classe Serializable que é um marcardor muito útil.
Utilidade de serializar objeto para o disco
4 Respostas
- Supondo que você queira gravar informações de cliente em disco(Uma classe cliente com seus atributos).
Se você implementar sua classe com serializable, pode guardar o objeto dela todinho(atributos, métodos, seus valores, etc…), sem precisar gastar disco, ou ram com mysql, SQLServer, ou que quer que seja.
- Pode guardar informações de qualquer Objeto.
Com isso eu poderia criar meu próprio arquivo de vídeo ou imagem proprietários(Como o .psd do adobe photoshop, ou um .mpg).
Se você está criando uma ferramenta, ela não deve depender de nenhuma tecnologia, e serializar te possibilita isso.
Enfim, existem inúmeras possibilidades.
Sei das possibilidades, gostaria de saber mesmo é se existe algo que justifique a serialização de objeto em disco, algo que escrever em arquivo não seria suficiente para satisfazer a minha necessidade (desconhecida até agora).
…
Se você está criando uma ferramenta, ela não deve depender de nenhuma tecnologia, e serializar te possibilita isso.
…
Sei das possibilidades, gostaria de saber mesmo é se existe algo que justifique a serialização de objeto em disco, algo que escrever em arquivo não seria suficiente para satisfazer a minha necessidade (desconhecida até agora).
??
Uai…Criação de tecnologia não justifica?
você tem noção do que é um arquivo de vídeo proprietário?
outro exemplo é criar um editor de JFrame. Pode Serializar um JFrame em um arquivo. O Matisse do netbeans faz isso.
Se mesmo assim, não te convenci, leia a importância disso aqui.