Utilidade dos métodos - API

Pessoal boa noite.

Estava aqui pensando na API do java e olhando alguns métodos, me surgiu uma duvida “idiota”…

Tipo, porque não existe um “ranking” estatistico de cada classe sobre quais funções são mais usadas, e não se classeifica a API atraves disto?

Por exemplo estava olhando a APi da Jlist, existe uma penca de métodos que eu nunca utilizei e nem sei pra que serve.Eu acho que fica mais dificil aprender como funciona as classes se tiver que olhar os metodos um por um.Se tivesse essas estatisticas seria mais facil voce poderia olhar os metodos mais importantes/basico para o funcionamente correto da classe.

Eu também acho uma excelente ideia, facilitaria e muito na hora de procurar um método, ver se ele realmente é funcional.

É por isso mesmo que existe a documentação de cada classe, onde mostra todos os métodos e explica o que cada um faz passo-a-passo, assim vc
nao precisa ficar testando cada método, é só ler ver se é oq vc qr usar, e pronto.

por exemplo esta aqui uma documentação da classe JTable, só ler e ver suas funções.
http://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/javax/swing/JTable.html

Cara um livro bom pra essas coisas, é o Java Core (1e2) edição 2008 as mais novas são inglês, é melhor livro pra isso,
eu considero a biblia do java tem todas essas coisas, mostra oq cada metodo faz e ensina como fazer mostrando com exemplos,
eu uso direto, eu acho que o importante não é vc saber tudo, mas saber onde procurar.
Livro e sites ajudam muito.

;]

Oi,

esta informação não existe na documentação porque é impossível de ser obtida levando em consideração toda a comunidade que usa a API. Rola muito coisas do tipo: “eu nunca usei método X, mas fulano usa muito”.

O único modo que você teria de fazer algo similar seria incluindo algum tipo de AOP em toda JVM e coletar estas informações. Mas aí eu me pergunto: valeria à pena do ponto de vista de performance?

Localmente, no entanto, a história muda bastante e faz bastante sentido. Você pode fazer isto em seus projetos, por exemplo, obtendo estas estatísticas através de AOP.

Mas também tem outro ponto, né.

Você quer saber quais são invocados mais vezes em runtime, ou quais são repetidos mais vezes em todo seu código.

Pode acontecer de um método que você só usou uma vez ser chamado mais vezes do que outros que estão espalhados pelo sistema.

Sinceramente, acho que isso não procede. Eu acho a documentação do Java ótima e consigo encontrar a maioria das informações que eu procuro. Vale lembrar que a documentação da API é justamente uma referência, e por se tratar de referência, ela deve ser mais completa do que didática. Se for para aprender como usar determinadas classes, os tutoriais da Oracle são ótimos, e até melhores do que a documentação da API:

http://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/components/list.html