Utilitário para testes RMI

4 respostas
mcampelo

Alo Pessoal,

estou com o seguinte problema: possuo dois sistemas caixa preta que se comunicam via RMI. Uma série de mensagens de timeout estão aparecendo no log da app.

Gostaria de saber se vocês conhecem algum utilitário onde seja possível conectar em um RMI server e fazer algum teste básico.

PS: Não é possível alterar código fonte de nenhuma das 2 aplicações, são realmente produtos (caixa preta).

Abraços,
Marco Campêlo

4 Respostas

T

Não sei lhe dizer, mas daria para procurar algo com “RMI” + “Garbage Collection” (ou “Distributed Garbage Collection”) e java.rmi.dgc.leaseValue ?
Talvez alguma coisa possa lhe ajudar nesse sentido.

mcampelo

Desculpe thingol, mas não entendi como o DGC pode me ajudar!

[]'s
Marco Campêlo

T

É que é assim. No caso dos objetos estarem em uma mesma JVM, o garbage collection comum já resolve. Mas no caso do RMI, onde a referência a um objeto está em uma JVM e o objeto está em outra JVM (sei, sei, sei, na verdade é implementado com proxies e stubs, mas para simplificar um pouco eu digo que há uma ‘referência remota’ a um objeto), também há necessidade de se efetuar garbage collection, mas isso deve envolver a JVM que tem a referência e a JVM que tem o objeto (senão um objeto remoto seria quase que imediatamente limpado pelo garbage collector da JVM que o hospeda, ou pior, seria mantido indefinidamente pela JVM que o hospeda.)
O DGC (distributed garbage collection) é esse processo, e isso pode originar algum timeout. Não sei exatamente como é que dá para monitorar isso, mas é por isso que pedi para você ler algo sobre DGC.

mcampelo

Valeu thingol pela explicação sobre DGC. Não acredito que seja esse o problema, mas vale a pena estudar a respeito.

[]'s
Marco Campêlo

Criado 29 de abril de 2005
Ultima resposta 2 de mai. de 2005
Respostas 4
Participantes 2