[color=“darkblue”][/color] Eh com estrema alegria q venho através desta primeira oportunidade, compartilhar o meu conhecimento com todos de GUJ. Pessoal para dar inicio a minha primeira participação aqui no GUJ… Gostaria de ouvir sobre o padrão MVC. Programo com java há um ano e meio… e gostaria de saber como utilizar o padrão MVC de forma correta… Minha dúvida principal, eh o fato , d só pode utilzar o MVC com o EJB? Ou eu posso utilizar como por exemplo… a view com jsp/html – o controller servlet genérico – e model, as classes q acessam a classes q por exemplo representam as tables em um db. Neste exemplo q descrevo, todos podem notar q não utilizei o EJB…(apesar d não saber na prática como utililza-los). Grato a todos pela atenção… E valeu galera pela as informações!!
Opa, seja muitissimo bem vindo ao GUJ!!
Bom, MVC nao eh atrelado a alguma tecnologia em especifico, eh apenas uma especificacao, recomandacao de um modelo de desenvolvimento a seguir. O exemplo que voce comentou eh valido. Por exemplo, num sistema que estamos fazendo la onde trabalho vai ser mais ou menos assim:
Usamos um filtro ( Intercepting Filter ) para fazer a mapeacao e controle de seguranca e acesso ao sistema, um controller ( Front Controller ) o qual se encarrega de verificar para onde esta indo o request, aplicando Command para processar e executar as requisicoes de maneira transparente. Por tras de tudo isso temos as classes do sistemas ( as classes que implementam a logica no negocio em si ) e por fim eh usado ViewHelper como ponte para a camada de apresentacao. Usamos Velocity ao inves de JSP para fazer a apresentacao.
Como voce pode ver, ha varios Patterns usados em conjunto, mas isso nao significa que precisa de toda essa “complexidade” ou “generalidade”… um Controller para processar as requisicoes, as classes de acesso a dados e outras para cuidar da parte de processamento de visualizacao ja dao conta do recado!!
Bem, esse eh mais ou menos o que entendo/posso dar de informacao com o conhecimento que tenho… ainda estou pegando o manha de usar tudo isso corretamente, mas qq coisa estamos ae!
falow
Rafael Steil
Oi PJ2002, bem vindo!!!
O Rafael explicou muito bem, eu só gostaria de acrescentar que no padrão MVC, a implementação de cada elemento fica a escolha, mais caso vc queira utilizar um framework MVC prontinho eu aconselho o Struts. O Struts implementa o padrão MVC model 2, te fornece um Controlador, uma integração com o modelo e uma rica biblioteca de tags para trabalhar nas views. Mais o melhor é que ele não te prende a nada, vc pode usar qual quer tipo de modelo como EJB, JavaBeans… e na wiew vc tambem esta livre para usar jsp, html, velocity etc.