Apesar dos avanços na utilização de códigos de caracteres, já é confiável desenvolver colocando acentuação correta nos nomes de métodos, variáveis e arquivos???
Fico meio na dúvida se devo ou não colocar… vocês mais experientes que eu já tiveram problemas com isso? Como vocês fazem??
java é… mas o problema é que por exemplo, se eu fizer minha aplicação no windows e for copiar ela pro linux. ele, as vezes, rejeita o arquivo por conter caracteres inválidos.
Mauricio_Linhares
Você está usando qual editor pra fazer isso?
thiagossantos
editor???
eclipse
thiagossantos
A parte “interna” do arquivo: as variáveis, os métodos… podem estar todos em unicode, mas o problema maior eu acho que é o nome do arquivo que, acredito eu, é gerado pelo SO, então win e linux ficam conflitantes nesse ponto, estou certo?
Mauricio_Linhares
Olha, eu tive problemas uma vez com o “javac” por causa do uso de acentos no Windows XP. Era um problema com o meu DOS, mas eu acho que nos *NIX da vida Unicode não vai ser problema não.
Mas hoje eu evito usar isso por causa da ferramenta de mapeamento objeto/relacional que eu uso. Se eu colocar acentos nos nomes do métodos pode dar conflito com os nomes das propriedades das tabelas.
thiagossantos
foi o que me ocorreu hoje, eu tinha feito um arquivo no winXP, ai vim pra universidade e trouxe ele no pendrive, o nome: TesteMédia.java
quando fui copiar por Linux ele apareceu um erro: Código de caracteres inválido. TesteM\202dia.java
acho melhor não usar acentuação no nome de arquivos… :mrgreen: