utilizaÇÃo de interface

Prezados, gostaria de saber se vocês podem me ajudar conforme minha necessidade abaixo:

1) Gostaria de criar uma Interface (pensei em interface pois terei que utilizar os métodos em diversas classes) . Esta interface terá o objetivo de validar o formato do email informado em um EditText.

2) De dentro da minha Classe principal (public class CadastroUsuario extends Activity) gostaria e chamar essa interface para validar o email informado e retornar um boolean para minha classe principal pois, em seguida testarei esse boolean e caso seja true farei uma ação e ser for false printarei um erro na tela do usuário.

Sou muito iniciante em desenvolvimento e se vocês puderem me dar uma luz…obrigado!

Se todos vão validar o email da mesma forma, talvez uma interface não seria tão interessante.

Hum…mas seria melhor uma class?
Como eu poderia fazer?

Se puder me dar exemplo ajudaria muito.

Obrigado

Você também poderia fazer uma interface, como você disse se todas as classes vão usar, ou podia deixar um cara la static e chamar o mesmo.
Única questão da interface é como eu disse, se todos vão implementar a validação da mesma forma, talvez sobrescrever o método com o mesmo código em todas as classes que possuírem o implements, talvez não seja uma boa.
public interface Validadador{
boolean validaEmail(String email)
}

Isso seria um exemplo, certo ?
Validador.validaEmail(String email) devolve um boolean também