Utilizando e formatando datas

11 respostas
A

Assunto: Aqui você irá aprender o básico da classe java.util.Date, para formatar e comparar datas.

Você pode ler este tutorial na íntegra http://www.guj.com.br/java.artigo.8.1.guj

Sinta-se livre para fazer qualquer tipo de pergunta, desta maneira você estará nos ajudando e aos outros usuários!

11 Respostas

dukejeffrie

Legal o tutorial!!

Mas eu gostaria de ver mais sobre a API nova, usando Calendar. Podia falar também de calendários lenientes e o que acontece se vc tem um Calendar no dia 28 de Fevereiro e chama

cal.add(Calendar.DAY_OF_YEAR, 1);

Aquelão!!

Paulo_Silveira

Era legal falar de Calendar, GregorianCalendar e BudhistCalendar talvez.

Porque a API é BEM melhor, mesmo tendo gente que ainda critica e pede um pacote a parte pro date (eu concordo!).

Guilherme_Silveira

mas tem q prioriza agora os tutoriais
me falaram pelo icq (acredita q me procuraram no icq? mo legal :slight_smile: q falta coisa pra inciantes mesmo

gui

grego

Nesse tutorial fala: “A classe java.util.Date está em desuso (ainda não está deprecated), e é altamente recomendado você utilizar um java.util.GregorianCalendar”.
Date vai virar deprecated?
Qual é afinal a classe que tem mais ferramentas para comparação de datas, cálculo de diferença de dias, horas ou minutos entre datas, etc.?

[]'s
Ricardo Grego

Rafael_Steil

Eh que na verdade as coisas foram mais “separadas”, voce tem liberdade e flexibilidade maiores agora. A maior parte dos metodos de Date esta como deprecated ( eh so ver na documentacao ).

Especialmente valido eh dar uma olhada em Calendar, GregorianCalendar, DateFormat e outras do genero.

Rafael

Paulo_Silveira

Ninguém falou se ela vai virar deprecated mesm, mas você já viu a API dela?

Teve uma JSR na www.jcp.org que era para ter uma pacote de datas a parte. Mas o pessoal votou contra, não lembro porque.

A que eu uso, e considero melhor, eh a java.util.GregorianCalendar

grego

Bem… como eu acho que esse assunto pode se estender um pouco, vou colocar um tópico no Java Básico, ok?
Se puderem me responder lá me ajudaria um bocado.

Mas fca aqu iminha sugestão de então se fazer um tutorial um pouco mais abrangente, justamente comparando a versatilidade de cada classe das que trabalham com datas.

Obrigado

[]'s
Ricardo Grego

S

Bem pessoal agora o Date está deprecated, e eu to tendo o maior problema com Calendar, será se alguém poderia fazer um tutorial sobre o Calendar? Obrigado.

[]'s

Bani

A classe Date não está deprecated, apenas “alguns” de seus métodos. A própria Calendar recebe e retorna Date em vários de seus métodos, como mostrado em um exemplo desse tutorial.
Se você tiver alguma dúvida específica sobre o uso de Calendar você pode tentar colocar no fórum de Java Básico que com certeza alguém pode te ajudar.

Jorgev

Oi pessoal, eu sou iniciante no java. eu dei uma olhada no tutorial e fiz um programinha assim:

import java.text.SimpleDateFormat;
import java.util.Date;
import java.util.GregorianCalendar;

public class TesteData 
{
	public static void main( String args[] )
	{
		GregorianCalendar calendario = new GregorianCalendar();

Date data = calendario.getTime();

System.out.println( data );
	}
}

e o resultado foi este:

Tue Jul 10 08:56:52 GMT-03:00 2007

eu queria saber como é que eu faço pra pegar a data ja formatada. tem como?
pra ela aparecer assim. 10/07/2007

abraço.

T

Aprenda a usar java.text.SimpleDateFormat.
Exemplo:

import java.text.*;
...
DateFormat df = new SimpleDateFormat ("dd/MM/yyyy");
System.out.println (df.format (new java.util.Date());
...
Criado 29 de agosto de 2002
Ultima resposta 10 de jul. de 2007
Respostas 11
Participantes 10