Utilizando Enum num JavaBean

4 respostas
L

Olá pessoal,

Gostaria de saber se algum de vcs já utilizou um Enum, ao invés de uma tabela, para ser utilizado como Bean.

Estou desenvolvendo uma aplicação com swing e resolvi não transformar todos os dados em tabela.
Algus campos eu guardo a referência numerica do Enum na tabela e gostaria de trazer o valor “string” quando for exibir no form.

É possível utilizar um enum como bean?

um abraço,

4 Respostas

rissato

Se vc criar um campo cujo tipo é um enum que vc criou, esse campo será gravado no banco como int (que representa o indice do elemento dentro do seu enum).

Quando vc busca um objeto do banco, ele deveria setar o valor correto do seu campo em função do valor que está no banco.

Pra vc exibir uma String que representa o enum, basta implementar o toString() do enum.

L

Não entendi muito bem o que vc quis dizer, rissato.

Vou tentar me explicar melhor…
O objetivo principal de utilizar um enum como bean é que eu vou guardar o int referente ao enum na tabela.
Depois eu vou querer exibir o valor do campo num combobox.
E os valores para popular este combobox vão vir do enum referente (o toString).

Gostaria de saber se rola algum anotations tipo o que é utilizado no caso de tabelas (@NamedQueries, @NamedQuery, etc). Ou se existe algum outro recurso para isso!

muito obrigado pela ajuda mesmo assim!

rissato

então eu que nao estou entendendo hehehe…

vc cria o enum:

public enum SeuEnum { ... }

depois vc cria um membro da sua classe do tipo do seu enum recem-criado:

public class SuaClasse { ... private SeuEnum seuCampo; }

e pronto! quando vc tentar popular o combobox com o valor que veio do banco ele já deve mostrar a representação do enum em string, que vc determina através do toString().

RaulCarlin

Se entendi, você esta falando de usar annotations para mapeamento OR certo?

Criado 29 de julho de 2008
Ultima resposta 29 de jul. de 2008
Respostas 4
Participantes 3