Utilizar Bean independente da action no Webwork

3 respostas
L

Olá pessoal!!

Seguinte, gostaria de saber de vocês que utilizam o Webwork, de que forma vocês trabalham com as Actions e Beans.

No WW eu sei que posso trabalhar com a Action sendo meu próprio Bean, diferente do Struts onde eu possou um FormBean. É possível também no WW utilizar beans independentes, fazendo uso de Interceptors (model-driven) para popular os mesmos e utilizá-los dentro da action.

Então, gostaria de saber a forma como vocês desenvolvem e se é válido o comentário acima. :wink:

3 Respostas

Jair_Rillo_Junior

eu costumo usar a ação separada do meu Bean e utilizando sempre o model-driven, mas porque isso?

:arrow: Fico mais independente da framework.
:arrow: Separo minha lógica de negócio da minha Action, e assim facilita muito quando se trabalha com Hibernate também.
:arrow: A nível de modelagem, fica mais simples a visualização.
:arrow: Os relacionamentos entre os modelos é fácil de se entender. etc etc etc

Claro, que em várias Actions eu também crio alguns atributos com métodos getters e setters, mas sempre trabalho com meu bean.

Uma dica que eu aconselho é o seguinte, vamos supor que nas suas Actions sempre terá um atributo btnGravar (que se refere ao botão Gravar do formulário), invés de ficar declarando em todas as Actions, crie uma classe que herde os métodos do ActionSupport e as suas Action herde dessa nova classe, igual o Samuel (Smota) escreveu no tutorial dele, fica bem mais simples, fácil e com menos código o sistema.

L

E ae ManchesteR…

Seguinte, utiliza dessa forma, independente da complexidade e tamanho da aplicação?

Pergunto isso pq tenho um site digamos que bem pequeno e nada complexo para desenvolver… Site corporativo com poucos páginas que necessitam de conteúdo dinâmico.

Jair_Rillo_Junior

“Lucashgt”:
E ae ManchesteR…

Seguinte, utiliza dessa forma, independente da complexidade e tamanho da aplicação?

Pergunto isso pq tenho um site digamos que bem pequeno e nada complexo para desenvolver… Site corporativo com poucos páginas que necessitam de conteúdo dinâmico.

Sim Lucas
eu tenho um sisteminha bem pequeno, apenas 2 cadastros com 2 consultas, apenas 3 JavaBeans e fiz dessa forma.

Como eu disse, nem tudo fica no modelo, algumas coisas você joga no seu Action e outras mais padrões, você pode fazer uma hierarquia de Actions. :wink:

Criado 4 de outubro de 2004
Ultima resposta 4 de out. de 2004
Respostas 3
Participantes 2