Utilizar cache no hibernate

9 respostas
F

Oi gente, gostaria de saber como posso usar o cache do hibernate, para poder agilizar as consultas sql ao banco, pois tenho um sistema que utiliza hibernate, porém apesar de possuir varias tabelas , o sistema não deve gerar quantidade de registro tão grande(eu espero), cada tabela suponho quando o sistema estiver em total produção deverá ter cerca de no maximo 1000 registros em cada tabela,

seria viavel utilizar o cache do hibernate para ajudar nas consultas, ou isso nao fara diferença em um sistema com tao poucos registros?

9 Respostas

romarcio

Se não estou enganado na documentação que vem no pacote do hibernate tem um captitulo que mostra como configurar o cache.
Da uma olhada nesses links também:
http://www.ehcache.org/documentation/user-guide/hibernate

F

Valeu, obrigado, vou dar uma estudada

FernandoFranzini

fabiobh:
Oi gente, gostaria de saber como posso usar o cache do hibernate, para poder agilizar as consultas sql ao banco, pois tenho um sistema que utiliza hibernate, porém apesar de possuir varias tabelas , o sistema não deve gerar quantidade de registro tão grande(eu espero), cada tabela suponho quando o sistema estiver em total produção deverá ter cerca de no maximo 1000 registros em cada tabela,
seria viavel utilizar o cache do hibernate para ajudar nas consultas, ou isso nao fara diferença em um sistema com tao poucos registros?

Sim…pq vc vai economizar acessos ao banco repetitivos totalmente desnecessário.
Veja o tópico 6 - http://fernandofranzini.wordpress.com/2009/12/16/praticas-de-aplicativos-web/

F

Vou analisar com cuidado, porém acho q vou implementá-lo mais pra frente, quando tiver uma folga maior, obrigado Fernando.
Pelo que li no artigo achava que era uma coisa mais simples.

FernandoFranzini

fabiobh:
Vou analisar com cuidado, porém acho q vou implementá-lo mais pra frente, quando tiver uma folga maior, obrigado Fernando.
Pelo que li no artigo achava que era uma coisa mais simples.

mas é simples…
Só complica quando começamos a usar cache junto com outros produtos como por exemplo JPA…kkkk

F

Explica melhor ai pq complica usar cache com JPA, pois no meu proximo projeto tava pensando em justamente usar JPA, pelo que eu estava estudando e desenvolvendo alguns exemplos em JPA, ele é muito semelhante com hibernate, eu pelo menos vi poucas coisas q mudam(eu usei pouco, so vi q a Criteria do Hibernate não existe em JPA).

FernandoFranzini

Dependendo do seu provedor de JPA existem 3 níveis de cache q devem ser corretamente identificados e configurados no provedor…

1. Global
  2. Sessão
  3. Distribuido
    Qual vc vai precisar?
    kkkkkkkkkkkkkkk

Pois é…
O modo mais simples é colocar um cache como singleton ou no applicationScope.

F

Se eu usasse o Hibernate como provedor do JPA, eu poderia utilizar a solução do EhCache?

FernandoFranzini

Se vc usar hibernate como provedor de JPA vc pode usar qualquer cache disponibilizado por eles !!
Consulte a documentação do seu provedor para ver, uma vez q cada um varia bastante um do outro…
De cabeça eu não sei as opções de cache do hibernate.

Criado 14 de setembro de 2011
Ultima resposta 14 de set. de 2011
Respostas 9
Participantes 3