Utilizar coleção em relatório Ireport

Boa tarde galera, tudo certo?? Bem, estou fazendo um relatório no ireport e preciso utilizar um coleção. Nunca havia utilizado antes, e estou pesquisando como utilizar, mas gostaria de ajuda se alguém já utilizou e sabe como fazer…Mais precisamente tenho o seguinte domínio:

//imports
@Entity
@Table(name = "EDU_GRADE")
public class Grade implements Serializable, Auditable {

private static final long serialVersionUID = 1L;
    @Id
    @GeneratedValue(strategy = GenerationType.SEQUENCE, generator = "gen_grade")
    @SequenceGenerator(name = "gen_grade", sequenceName = "GEN_GRADE", allocationSize = 1, initialValue = 1)
    @Column(name = "GRA_CODIGO")
    private Integer codigo;
    @Column(name = "GRA_CARGAHOR")
    private Integer cargaHoraria;
    @JoinColumn(name = "GRA_CODETAPA", referencedColumnName = "ETA_CODIGO")
    @ManyToOne
    private Etapa etapa;
    @JoinColumn(name = "GRA_CODDISC", referencedColumnName = "DIS_CODIGO")
    @ManyToOne
    private Disciplina disciplina;

public Grade() {
    }
// get e sett

Preciso utilizar a cargaHorária, que no meu caso é a carga horária de cada disciplina em uma escola. Daí, como estou fazendo meu relatório a partir de um Bean onde não possuo “caminho” para chegar até grade, estou tentando fazer da seguinte maneira: turma.etapa.gradeCollection. Sendo que apartir dos objetos turma e etapa consigo chegar na collection de grade, mas apartir daqui estou apanhando um pouco. Alguém poderia me ajudar pra fazer com que eu utilize a cargaHorária apartir da collection dentro do meu relatório ?? Se alguém puder sugerir alguma idéia e ajudar, agradeço mto… Vlw

Se eu entendi bem, você pode passar a lista de gradeCollection como parametro de java.util.List para um subrelatório.
Neste subrelatório você troca o DataSource, pra vir por parâmetro, a sua List. Não lembro como exatamente, mas é isto aí…

[quote=alanrodrigues]Se eu entendi bem, você pode passar a lista de gradeCollection como parametro de java.util.List para um subrelatório.
Neste subrelatório você troca o DataSource, pra vir por parâmetro, a sua List. Não lembro como exatamente, mas é isto aí…[/quote]
Bom dia alanrodrigues. Bem cara, estou utilizando um crosstab e precisaria passar nele, mais precisamente um Measure. Nesse caso, teria ideia de como eu poderia utilizar a a collection ?? Ou fazer de outra maneira… Poderia ajudar ?? Vlw…

Alguém mais poderia dar uma ajuda aí?? Se alguém puder ajudar, agradeço mto…TO quebrando a cabeça pra resolver isso aí… Vlw…

Boa tarde galera, alguém aí saberia como percorrer uma coleção no Ireport?? Vlw…