Utilizar ou não o Mentawai?

Olá,

Vi o Framework Mentawai e achei o mesmo interessante devido ao fato de não usar Annotations e Xml e ainda ser independende de qualquer outro Frames podendo fazer algumas senão todas as funcionalidades dos Frames ja existentes. (Me corrijam se eu estiver errado, li pouco sobre ele pois estou no trabalho, mas achei bem interessante a proposta do mesmo !)

A questão é a seguinte:

:arrow: A empresa em que vocês trabalham adotaram o Mentawai ou já cogitaram isso ?

:arrow: Agora como programador, você acha mais produtivo utiliza-lo ? se dependesse de vocês fariam essa troca ?

Abraço.

obs: desculpa se postei de maneira errada ou algo do tipo, é meu Primeiro Tópico criado :smiley: !

Sou suspeito para falar pois sou o autor do framework, logo pegue mais opiniões das outras pessoas aqui.

Tentando ser imparcial:

Várias empresas utilizaram o Mentawai com sucesso e recomendam. Esse tópico aqui (veja de traz pra frente) traz alguns dos muitos feedbacks positivos que o framework recebeu.

O principal diferencial do Mentawai é a produtividade que na minha humilde opinião só pode ser obtida via simplicidade ao extremo (alta abstracão), abordagem full-stack e ausência de XML/Annotations. Outra coisa importante é a documentacão que acabou de ser toda revisada e refeita do zero em portugues e ingles. Eu acredito que a documentacao é tão ou mais importante que as linhas de código do seu framework. É ela que vai fazer o cara entender ou não, usar ou não o framework.

Mas só você pode tomar uma decisão baseado na sua própria experiência. Dê uma lida na documentacao, brinque com o framework, faca alguns testes e compare com o que os outros te oferecem. E fique a vontade para perguntar qualquer coisa.

Já baixado.
A simplicidade para começar é algo notável. Eu até tenho aquela sensação de que vai estourar um NullPointerException ou um IllegalArgumentException por faltar alguma coisa.
Mas, não. Funciona.

Meus Parabens, seu Frame parece ser muito bom, vou ver se mais alguem se manifesta sobre o assunto, enquanto isso vou ler esse topico que vc me passou.

Vc criou esse frame sozinho ??

Sou novo na area, comecei na empresa tem 2 meses, mas agora é que vou começar a codificar de verdade, só estou pesquisando pois se realmente haver vantagens gostaria de implementar aqui na empresa, vai ser meio dificil ja que sou novo, mas quem sabe eu convença o povo aqui né, sem falar da iniciativa de mudar que vai contar tbm.

Aguardo outros comentarios !

Abraços

[quote=drsmachado]Já baixado.
A simplicidade para começar é algo notável. Eu até tenho aquela sensação de que vai estourar um NullPointerException ou um IllegalArgumentException por faltar alguma coisa.
Mas, não. Funciona.[/quote]
Obrigado por dar sua opinião, mas uma coisa.
A sua empresa adotou o Frame ?

Resultados positivos em projetos ?

Abraço.

[quote=SpiderX][quote=drsmachado]Já baixado.
Mas, não. Funciona.[/quote]
Obrigado por dar sua opinião, mas uma coisa.
A sua empresa adotou o Frame ?

Resultados positivos em projetos ?

Abraço.[/quote]
Opa, esqueci de contextualizar.
Estou desenvolvendo um projeto quase que pessoal, para suprir as necessidades de uma empresa que trabalha no ramo atacadista.
Pela configuração de toda estrutura, preciso de alta disponibilidade de informações, em tempo real, para praticamente 1000 usuários, tendendo a aumentar gradativamente, pois, por enquanto, a empresa atua apenas no PR (já há algumas iniciativas de entrada em SC e no interior de SP).
Logo, preciso de uma interface simples, uma boa comunicação com bancos de dados, além dos irrefutáveis, estabilidade e segurança.

Optei pelo Menta para tentar fugir de coisas muito complexas, como o Spring + Struts 2 (ou JSF 2) + Hibernate (ou EclipseLink).
Como eu coloquei num outro tópico de mesmo cunho, a intenção é desenvolver com ele e, dentro de cerca de 3 meses, depor aqui sobre o caminho percorrido, sucessos, tristezas, certezas e incertezas.
Mas, só pelo fato de não precisar de trocentos mil jars, já acho positivo.
Tudo simples, programático, direto.

Tem uma equipe por trás dele: http://www.mentaframework.org/mtw/Page/Team/mentawai-equipe-do-projeto

Nasceu em 2005, então está bem maduro, com várias empresas grandes e pequenas utilizando como vc pode ver naqueles comentários lá.

Acho que vai se encaixar bem a sua situacao, pois vc vai conseguir produtividade GRANDE e vai mostrar servico RAPIDAMENTE para a sua empresa. Pode confiar… hehehe

Agora tenta aprender Spring, Hibernate e JSF para fazer a mesma coisa…

[quote=drsmachado]
Opa, esqueci de contextualizar.
Estou desenvolvendo um projeto quase que pessoal, para suprir as necessidades de uma empresa que trabalha no ramo atacadista.
Pela configuração de toda estrutura, preciso de alta disponibilidade de informações, em tempo real, para praticamente 1000 usuários, tendendo a aumentar gradativamente, pois, por enquanto, a empresa atua apenas no PR (já há algumas iniciativas de entrada em SC e no interior de SP).
Logo, preciso de uma interface simples, uma boa comunicação com bancos de dados, além dos irrefutáveis, estabilidade e segurança.

Optei pelo Menta para tentar fugir de coisas muito complexas, como o Spring + Struts 2 (ou JSF 2) + Hibernate (ou EclipseLink).
Como eu coloquei num outro tópico de mesmo cunho, a intenção é desenvolver com ele e, dentro de cerca de 3 meses, depor aqui sobre o caminho percorrido, sucessos, tristezas, certezas e incertezas.
Mas, só pelo fato de não precisar de trocentos mil jars, já acho positivo.
Tudo simples, programático, direto.[/quote]
Valeu, depois me conta como esta fluindo seu projeto, quais as dificuldades e se é notavelmente mais produtivo e em quais pontos, ok ?

por enquanto vou aguardando mais Opiniões.

Abraço.

Com exceção do JSF vou ter que usar o Spring, Struts2, Hibernate + JPA e alguns outros se não me engano, mas de momento foram esses que tive que estudar até o momento, achei complicados mas consegui entender um pouco, mas agora vendo tudo isso no codigo reconheço que estou perdido.

Bom, de qualquer forma vou ter que ralar e aprender esses, mas nada impede de que futuramente eu implemente o Mentawai.

Valeu pelos esclarecimentos.
Abraços, aguardos mais comentarios !

Pode utilizar Spring e Hibernate, inclusive com o Mentawai que oferece uma boa integracao. Agora pense bem na real necessidade de utilizar Spring no seu projeto. Vc precisa realmente dele ou tudo que vc quer é IoC?

Agora como você já percebeu a curva de aprendizado e a produtividade ficará bastante afetada a não ser que vc consiga dominar esses frameworks rapidamente. Eu não consigo pois acho o Hibernate uma insanidade e o Spring muito pesado e desnecessário.

Struts2 e Mentawai são parecidos. Mentawai veio primeiro inspirado no WebWork. Struts2 foi o que o WebWork se transformou. Uma comparacao antiga e meio desatualizada do Mentawai e Struts2, mas já dá para ter uma idéia.

Oi SpiderX,

Se tiver tempo faça um projeto pequeno usando Mentawai , outro com VRaptor, outro com Spring , outro com Struts 2 e outro com Play.

Depois veja qual vc gostou mais… todos esses aí tem cases de sucesso em produção que rodam sem problemas.

Onde trabalho, Lemontech utilizamos Mentawai em todos projetos web.
Temos aplicações com mais de 22Gb em banco de dados.

[quote=boaglio]
Oi SpiderX,

Se tiver tempo faça um projeto pequeno usando Mentawai , outro com VRaptor, outro com Spring , outro com Struts 2 e outro com Play.

Depois veja qual vc gostou mais… todos esses aí tem cases de sucesso em produção que rodam sem problemas. [/quote]

Essa é a melhor coisa a se fazer SpiderX , eu fiz o mesmo e na epoca acabei optando por vraptor , ja trabalhei com a maioria , inclusive mentawai em projetos de outros clientes , realmente so testando algo basicao pra voce sentir o que cada 1 tem de vantagens e desvantagens e multiplicar isso pelo tamanho da sua aplicação , hoje em dia tenho mais de 10 projetos grandes em diferentes tipos de infra (em servidor dedicado , em cloud) em produção em vraptor (gosto bastante pelo suporte que dão aqui no guj que é quase imediato e pela facilidade de uso) .

Essa é uma decisão que voce tem que tomar em conjunto com sua equipe de desenvolvimento , todos são estaveis e como o colega disse tem casos de sucesso .

[quote=boneazul][quote=boaglio]
Oi SpiderX,

Depois veja qual vc gostou mais… todos esses aí tem cases de sucesso em produção que rodam sem problemas. [/quote]

Essa é a melhor coisa a se fazer SpiderX , eu fiz o mesmo e na epoca acabei optando por vraptor , ja trabalhei com a maioria , inclusive mentawai em projetos de outros clientes , realmente so testando algo basicao pra voce sentir o que cada 1 tem de vantagens e desvantagens e multiplicar isso pelo tamanho da sua aplicação , hoje em dia tenho mais de 10 projetos grandes em diferentes tipos de infra (em servidor dedicado , em cloud) em produção em vraptor (gosto bastante pelo suporte que dão aqui no guj que é quase imediato e pela facilidade de uso) .

Essa é uma decisão que voce tem que tomar em conjunto com sua equipe de desenvolvimento , todos são estaveis e como o colega disse tem casos de sucesso . [/quote]
Eu discordo.
Básico por básico, fico com jsp e servet mesmo. Ainda mais com web module 3.0 e JEE 6, que me facilitam muito mais (pra quem gosta de annotations, é ótimo). JSTL e EL e o bom e velho JDBC, onde eu mesmo posso controlar minhas queries.
É só quando se precisa tirar o máximo dos recursos que um framework disponibiliza que se conhece o mesmo.
Um exemplo, estou desenvolvendo umas apostilas de Struts 2, para um curso que irei promover. A facilidade que este framework entrega para gerar relatórios jasper e gráficos com JFreeChart é imensa.
Não que seja difícil, mas com Struts 2 eu preciso de pouquíssimas coisas. E é a isso que me refiro.
Fazer um CRUD com qualquer framework, qualquer um faz e acha fácil.
Agora, quando a coisa fica mais específica é que sabe-se quem é quem.

Fala SAOJ blz?
cara existe no Mentaway alguma forma de fazer bind dos elementos da view diretamente com o meu objeto,tipo no Vraptor <input type="text" name="produto.descricao" /> pelo que andei lendo(posso estar enganado) tenho que pegar o valor de cada input e setar no objeto: int code = input.getInt("code", 100); . Tem como fazewr essa ligação automaticamente?

Opa, encontrei que posso carregar todo o objeto de uma só vez User user = input.getObject(User.class); mas ainda tenho dúvidas de como o mentaway faz essa ligação], tipo se eu tiver dois inputs e uma classe pessoa Pessoa com os atributos nome e idade como o framework sabe colocar cada valor no campo correto? os names dos componentes devem estar iguais à propriedade do bean?

Sim, é por propriedade.