Utilizar ".JAR" no JSP

8 respostas
R

Tudo bem?
Tenho hábito de usar javabeans com jsp, mas estou tomando um coro de como usar .jar dentro da página.
Fiz um exemplo, criei o arquivo.jar e coloquei na pasta lib do web-inf da minha aplicação web. Agora não sei como instanciar??? na página.

Por exemplo:
no arquivo.jar tem uma classe chamada Mensagem.class dentro dela tem um método chamado MostraMensagem(); gostaria de usar esse método na página.

:oops:

[]s

8 Respostas

D

rotieh, é só vc usar a diretiva para importação de página. Eu uso um framework por exemplo e que preciso de um método dentro de uma classe dele e que está contida no arquivo jar dentro da pasta lib. Na minha página jsp, eu apenas faço isso:
<%@ page import=“com.opensymphony.workflow.Workflow”%>
daí posso usar os métodos que estão dentro dessa classe normalmente.
Primeiro certifique-se de que vc adicionou esse jar ao seu projeto através da propriedade do projeto, java build path.
Depois de colocar na diretiva, instancie o objeto e o método normalmente, da mesma forma que vc faz para chamar um método dentro de uma classe java. Faça isso dentro do scriplet <% %>.

[]'s
Adriana

R

esse import é de um pacote, certo?,
no meu caso eu não criei pacote, desculpe, é que ainda não consegui fazer o treco funcionar, o código é o seguinte:

criei o .jar chamado teste.jar, dentro dele tenho a classe Mensagem
após isso copiei o .jar para a pasta WEB-INF/lib da minha aplicação, então ficou assim: WEB-INF/lib/teste.jar , agora não estou idealizando como chamo isso no import da diretiva @page, sei lá, parece que hoje to meio mané, hehe

E

eae blz?

como como usar um jar dentro de um pagina JSP

primeiro vc tem que se certificar que o seu jar foi criado seguindo
o padrão de empacotamento descrito para programas java

bom se tuas classes estiverem empacotas direitinho
é soh vc montar o teu jar

com o teu jar pronto agora vc tem duas possibilidades

colocar o teu jar dentro de common/lib e disponibilizar para qualquer
aplicação JSP que vc disponibilizar dentro do seu container JSP

ou colocar o seu jar dentro de WEB-INF/libs

tah digamos que suas classes estejam devidamente empacotadas
e dentro do seu jar

vamor considerar um nome para exemplificar " Leitor ", será o nome do pacote que vou usar no exemplinho…

agora feito os passos acima para vc usar uma classe que vc tem dentro de um jar…

no inicio da sua página JSP

coloque a tag

feito isso vc pode instanciar um objeto, por exemplo

ou se for um bem vc pode chama-lo da mesma forma que vc estah habituado… :wink:

espero que tenha te ajudado em algo ai

[]'s
Erko Bridee

D

rotieh, vc não vai chamar o jar dentro do jsp, ele só precisa estar dentro da pasta lib. Vc vai colocar na diretiva o caminho para classe que vc vai usar o método que vc tá pretendendo usar. Daí o resto, a instanciação do objeto e a chamada do método é igual ao que vc está acostumado, vc vai apenas precisar colocá-lo dentro de scriplets <% %>

• Vou usar uma classe chamada Teste que se encontra dentro do pacote br.empresa
  • Esse pacote tá dentro desse arquivo .jar

Ex:
<@ page import =“br.empresa.Teste” %>

<%

Teste t = new Teste();

t.testar();

%>

No seu caso q vc não criou um pacote, coloca dentro do import só o nome da classe mesmo.

Espero ter esclarecido.
[]'s
Adriana

R

Pois é Adriana, foi isso mesmo que eu fiz, eu coloquei assim:
<%@Page import=“Mensagem”%>

e  no scriplet

<%

Mensagem msg = new Mensagem();

%>

Mas continua dando pau. Mas beleza vou ver se amanhã eu descubro se estava esquecendo algo elementar novamente, porque pra mim também estava simples, até que o bicho endoidou. Obrigadão pela ajuda.

[]s

ps: valeu tbm AnjoSupremo pela ajuda, eu acho que hoje eu tô comendo mosca.

Amanhã qdo eu ver qual era o problema eu conto pra gente rir.

R

e aeee,

Consegui depois de muita luta, o problema é que eu estava dando mole mesmo, eu tava empacotando a pasta errada, etc…, enfim foram dois dias de cão, mas consegui, é que eu não tinha tido nenhum contato com JAR até esse momento.

Valeu a todos que me ajudaram aqui…

[]s

R

Mais uma coisa. O que significa esses quadradinhos que ficam embaixo do nosso nick, e que pra algumas pessoas tem alguns preenchidos, e porque aparece pra mim java baby???

Deu pra sacar que eu sou novo no fórum?

8O

E

isso ai é o avatar

indica a sua participação no portal :wink:

[]'s
Erko Bridee

Criado 8 de setembro de 2004
Ultima resposta 11 de set. de 2004
Respostas 8
Participantes 3