Utilizar um Web Service

5 respostas
D

Fala pessoal,

faz tempo que não entro aqui, mais agora creio que nos veremos bastante.
Bom, usei este forum quando estava no inicio da facudade quando estava aprendendo java, e depois ainda utilizei um pouco quando comecei a trabalhar com .net c#, pois mesmo sendo um forum de java todos aqui sempre estiveram dispostos a tirar as dúvidas.Agora arrumei um trampo onde vou desenvolver em java e estou muito enferrujado.

Bom agora vamos a minha dúvida, estou querendo saber sobre os web service, no c# era simples utilizar, mais no java eu não tenho a menor idéia. Quero usar um web service onde vou passar um cep e ele me devolverá o bairro respectivo. Alguém conhece algum web service que faz isso, e como eu adiciono essa referencia ao web server no java?

Estou utilizando o Eclipse.

vlw

5 Respostas

davidbuzatto

Web services não é?

Se vc estiver usando o NetBeans vc pode criar e consumir (este via plugin) Web Services facilmente.

[]´s

Jair_Rillo_Junior

Na verdade você quer saber sobre web service, correto?

Você quer consumir um WebService já pronto (no seu exemplo de CEP é isso), ou você quer criar um WebService?
Caso seja apenar consumir, você pode usar, por exemplo, o Netbeans para criar o cliente para você. Procure no site do Netbeans que tem um screencast explicando o funcionamento
Caso você queira criar um WebService, ai você pode ou optar pela utilização de EJB (EJB3 + JAX-WS ou EJB2 + JAX-RPC), pode optar pelo AXIS ou algum outro framework que existe por ai. Caso seja um sistema novo, aconselho fortemente usar JAX-WS ao invés do JAX-RPC.

Bons estudos e bem vindo novamente ao mundo Java

D

É isso mesmo, eu quero consumir um web service…

Mas estou utilizando o eclipse.
Vou encontrar algum problema ou dificuldade trabalhando com ele?

Jair_Rillo_Junior

Não vai ter problema nenhum. Eu citei o Netbeans porque eu sei que tem, e ja assisti, um screencast que mostra como consumir um WS.
No caso do Eclipse creio que tem algum plugin, ou talvez venha por default, algum wizard para fazer o mesmo.
Infelizmnte não estou com o Eclipse instalado aqui para testar. Tenho apenas o Netbeans (estudos e Ruby) e o RSA da IBM (IDE que eu uso no trabalho, que é baseada em Eclipse).

Dê uma procura no google sobre consumir um serviço WS utilizando o Eclipse. Certamente você irá encontrar algo útil

D

Ok…

vou procurar sobre como consumir o web service.
se conseguir acabar com as minhas duvidas venho aqui enformar como procedi, ou também espero a ajuda de outras pessoas.

vlw

Criado 1 de março de 2010
Ultima resposta 1 de mar. de 2010
Respostas 5
Participantes 3