Vaadin

Bom dia pessoal.

Gostaria de saber de vocês quem vem utilizando o Vaadin.
Oque estão achando? É rápido? Está atendendo?
Eu estou fazendo uma prova de conceito para decidir qual framework utilizar para construir uma aplicação, e o Vaadin até agora está em primeiro lugar.
A principal questão é a produtividade, pois nele você só precisa programar em Java (server-side), e deixar a engine do GWT cuidar do resto.
Nota 10 por enquanto.
Oque vem me preocupando são questões que ainda não testei, de velocidade (de telas mais complexas), escalabilidade e de testes unitários.

Abraço.

insonix, eu estou usando e gostando muito. Desde que conheci, não deixei mais de usar em minhas aplicações pessoais. A questão produtividade fala muito alto. E também o tema padrão dele lembra muito o estilo do MacOS, sistema operacional que uso diariamente! Não tenho problemas de desempenho e acho uma ótima pedida para o desenvolvimento de aplicações.

Abração!


http://marlon.silvacarvalho.net/

estou começando a utilizar em um projetos pessoais também
mais estou barrando em algumas situações referente a padrões de projeto, melhores formas de desenvolver

estou criando classes que se encarrega em cada parte do site (ex cabecalho, corpo, menu), mais para a construção deles é preciso pegar dados da aplicação como usuário, mais na construção o componente, não tem a instancia da aplicação ainda, e para isto tenho que instanciar o componente adicionar na Window/Application para depois chamar algum método que construa a tela. Como vocês estão tratando este tipo problema?

insonix tudo bem ? teu post é de 2010 portanto imagino que teu sistema evoluiu até a presente data. Estou com o mesmo problema, trabalho com flex (ao que tudo indica, foi pra gaveta da Adobe #fail) e busco uma alternativa para minha arquitetura, pesquisando cheguei ao vaadin e busco respostas sobre o comportamento dele em produção, quais dificuldades enfrentou ? teu sistema ta indo bem ? quais problemas enfrentou durante a “curva de aprendizado” com o framework ? a documentação / exemplos disponíveis são bons ??
desde já agradeço!

Att.
Ciro Macedo

Único problema destes frameworks proprietários é a compatibilidade…
Como sempre acontece…as mudanças de versões mas drásticas te deixa com a API incompatível e desatualizada.
Pense nisso !!!
Por exemplo, quando eles lançarem a próxima versão do framework vão remover um monte de coisa e adicionar outro bilhão de coisa…para vc se manter na versão atual vai ter que quebrar paredes, desestabilizando seu produto…oq acontece na pratica é que vc não consegue fazer, terminando sozinho com um elefante branco sem suporte e documentação, uma q tb é retirada do site.
Passei por tudo isso em quase todos os produtos proprietários que eu usei…nos meus 12 anos de experiência.

tá, e sobre o vaadin ?

Bom dia

Estou a pedir enviar exemplos de aplicacoes sobre vaadin

Muito Obrigado