“fabio.patricio”:
Por causa do vinculo e tambem pq simples o cara nao pode colocar na descricao da nota o real servico prestado. Teria que colocar algo do tipo “processamento de dados”.
…
É que empresas que não sao LTDA podem ser “empresas de um homem só” e isso facilita comprovacao de vinculo. Empresas LTDA precisam de sociedade o que dificulta um pouquinho.
O luidhi respondeu bem à questão acima:
“luidhi”:
Porque surgiu uma lenda urbana de que se for SIMPLES, pode caracterizar vínculo empregatício.
Besteira total. Como já disse inúmeras vezes, presta serviço exclusivamente para empresa, tem horário de entrada e saída e é subordinado a alguém, é CLT pela lei…
Isso é lenda, pode ser até Dono da IBM. Cumpre horário, tem chefe, acabou, nenhum juiz vai dar ganho de causa para a empresa.
Mas tava indo tão bem… :lol::lol:
“luidhi”:
Isso é ignorância da lei. E a gente que se ferra com isso…
PJ TEM QUE MORRER.
Brincadeira…
Eu não tenho nada contra CLT, e nem contra PJ. Só que eu sou do time dos que não estão nem aí pra pagar impostos. O que eu puder, eu não pago. Se eu pudesse receber minha grana sem ter que emitir nota nenhuma, e sem ter que pagar impostos, ficaria feliz da vida. Então, sempre que eu puder, eu vou querer trabalhar com a opção que me faça pagar menos impostos, seja ela PJ, uma das “variações” da CLT, ou até como CLT full, contanto que me dê um bom valor líquido.
Hoje eu estou trabalhando como CLT, mas trabalhei durante muitos anos como PJ. Não tem nenhum motivo especial pra isso, além de apenas praticamente todas as propostas que eu recebi nesses anos todos terem sido pra PJ. Isso ainda está muito forte no mercado e vai demorar um tempo (provavelmente alguns anos) para que o mercado volte a contratar como CLT com força. De qualquer jeito, esse movimento já começou e começou justamente porque nessa hora é que aparece o lado mais talentoso do brasileiro: dar uma de malandro. A maioria dos processos existentes hoje contra as empresas, que sejam desse domínio de problema “PJ querendo direitos de CLT”, são de pessoas que se aproveitam dessa situação pra arrumar uma grana (tanto pra arrumar grana de bobeira, quanto pra arrumar uma aposentadoria antecipada), e não de casos mais normais de empresas que não pagaram e são cobradas na justiça. E aí é que ferra tudo, porque se inicia todo um movimento de reinvidicações de direitos (aquele pensamento: se tá todo mundo se dando bem, porque eu não me dou bem também?), as empresas percebem e se “encolhem”, e o resultado disso é que o número de vagas de PJ vai diminuir suavemente e o de empregos formais vai voltar ao que era há ~10 anos atrás.
“luidhi”:
P.S; Semana retrasada, fechei o dedo na porta do carro e fiquei 5 dias de licença. Já pensou se fosse PJ? Ia receber um belo de um nabo…
“Rodrigo Carvalho Auler”:
Não defendo PJ, pelo contrário, mas esse caso que você citou poderia estar previsto em contrato. Assim como poderia estar previsto em contrato outros benefícios da CLT como décimo-terceiro e férias. É só uma questão de negociação. O problema é que a maioria dos PJs não pensam nisso na hora de assinar o contrato.
luidhi:
Não pensam e nenhuma empresa oferece. Muito difícil.
“Luiz Aguiar”:
…mas já trabalhei numa empresa que fora o valor hora tinhamos direito a 13º, férias, PL, tudo como PJ.
Como eu já falei aqui outras vezes, atualmente a única vantagem de CLT pra PJ é o fundo de garantia. Todo o resto (incluindo benefícios) pode ser cobrado da empresa contratante, ou incluído no salário anual (no caso de 13º etc). Tanto que hoje em dia muitas empresas se antecipam a essa cobrança e já oferecem vários benefícios na hora da contratação, que não deixam a desejar em nada qualquer benefício de CLT. O ponto ruim dessa história é que não são a maioria das empresas que fazem isso, mas também não são poucas. E o ponto bom é que praticamente todas as empresas “decentes” já oferecem isso há um bom tempo. Pelo menos as últimas 3 empresas que eu trabalhei como PJ já me ofereceram tudo o que eu exigiria, sem eu precisar dizer uma palavra.