Galera, sei que o fórum é de java, mas se entenderem a dúvida vão ver que estão dentro do mesmo contexto.
gostaria de saber se para não obter requisições desnecessárias ao servidor para validar entradas, tipos campos em brancos e tal, se a prática ainda está sendo usar o javascript??, andou uma época de hackers manusearem falhas nos códigos do javascript para atingir a máquina, com isso não sei se os navegadores de hoje em dia tem alguma restrição ao uso de javascript.
o que eu queira saber é se ainda a galera tem usado o javascript para obter informações do navegador, validar dados entre outras coisas?, assim não é preciso usar em determinadas partes JSP, servlets ou seja lá o que for para essas tarefas mais simples, estou lendo o “use a cabeça - Javascript”, é show de bola!
Nunca pode ser utilizado so no Client quando e feito no javaScript deve ser feito no lado do servidor tambem.
javascript em si nunca vai morrer so que em termos de validações muitas estao sendo migradas para ajax ja que pode enviar so uma parte da pagina nao precisando fazer uma requisiçao da página inteira
Sugiro aprender pelo menos o basico. Uma boa saida é o framework JQuery
Deixar a validação para o javascript significa deixar seu sistema vulnerável. A validação javascript deve ser apenas um auxiliar para tentar melhorar o desempenho, uma vez que vc pode desabilitar o javascript do browser e junto desabilitar as validações.
cara… acho que vale a pena sim… sempre tem alguma coisa para fazer em JS com desenvolvimento web…
como vc falou algumas validaçõeszinhas de telas, mascaras e tal… hj tem bastante ferramentas que ajudam como o JQuery.
depende, se vc acha que valer a pena significa ser a melhor solução atual para o que ele faz, a resposta é não.
mais se valer a pena significa estar apto a desenvolver em multiplos ambientes e estar qualificado para trabalhar em muitas das empresas do ramo de desenolvimento web a resposta é sim.
o javascript em si está sumindo do mapa, mais está dando lugar para Ajax que na sua essencia é feito em javascript.
[quote=PedroGuerra]
o javascript em si está sumindo do mapa, mais está dando lugar para Ajax que na sua essencia é feito em javascript.[/quote]
sumindo do mapa? como vc cria sua requisição AJAX (Asynchronous JavaScript and XML)?
Mudanças dinâmicas de layout você vai usar js.
Mesmo tendo o jQuery e outros frameworks é MUITO importante saber javascript, vai ter situações que você vai precisar mesclar os dois.
Quando a validações:
Toda validação deve ser feita no servidor: Campo vazio, obrigatório, intervalo de datas etc…
Porém recomendo que todas validações que possam ser feitas usando js, que sejam.
Imagine a situação, você tem 10 campos que não podem ser vazios, nada mais justo do que js validar isso.
Campos obrigatórios etc… o js pode validar isso.
Na minha opinião o melhor é sempre: Validar com js tudo que for possivel e validar TUDO no server-side.
Cara Javascript nunca esteve tão em alta, há diversos blibiotecas de alta complexidade em javascript.
Exemplos como Google e Facebook, grandes empresas que investem fortemente no desenvolvimento em javascript já eh fato.
Javascript oferece Orientação à Objetos e vários outros beneficios.
Se um dia você já viu uma vaga de emprego do google, yahoo, certamente teria visto javascript como requisito básico.
Em aplicações WEB é praticamente impossível não se deparar com javascript, seja encapsulado por um jquery ou um jsf.
Considero muito importante conhecer pelo menos o básico da linhagem, até porque isso auxiliará a identificar conflitos entre outras tecnologias, como pode ocorrer no uso de richfaces + jquery devido as diferentes versões envolvidas.
Faz tempo que Javascript deixou de ser sinônimo de “validação de formulário” e passou a ser utilizado tanto em front-end quanto em back-end para diversas finalidades.
Atualmente existem diversos projetos interessantes como o Node.js, JQuery, ExtJS, Raphaël, $fx(), entre outras.
Mas a intenção do javascript mesmo é fazer uma pré-validação dos dados, campos em branco, cpf, cnpj e tal, assim você não precisa ir até o servidor, com coisas que podem ser processadas em códigos javascript, que são carregados já quando a página é carregada, se o usuário já existe ou não, isso não tem jeito, ou usa Ajax, ou usa jsp, JSF… alguma tecnologia que trabalhe junto ao servidor…
Só um detalhe… eu ví muitos citando o Ajax ou o jQuery como alternativa para o JavaScript… só que ambos são baseados em Javascript, tanto que alguns levam o mesmo no seu nome, no caso do AJAX (o “J” é de Javascript… Asynchronous Javascript And Xml)…
Portanto, mesmo com a disponibilidade desse monte de framework’s, ainda é necessário saber Javascript…
E lembrando, AJAX não é uma linguagem, muito menos uma tecnologia, é um conceito que mistura a utilização de várias outras tecnologias e linguagens, como o Javascript e o XML…