Vale a pena aprender Struts 1.x ainda ou parte direto o aprendizado para JSF?

5 respostas
AndyRamos

Pessoal, boa tarde !

Estou numa dúvida muito grande em relação a aprendizado de frameworks… A minha principal dúvida é: Ainda vale a pena aprender Struts 1.x ou é muito mais vantajoso partir o meu aprendizado através de livros e cursos, voltados para o Java Server Faces ?

Vale lembrar que tenho alguns livros para aprendizado mas ainda não consegui achar um norte para começar os estudos. Os livros são estes:

• Struts em Ação.
  • Use a cabeça - Servlets e JSP - 1ª e 2ª Edição
  • Core Java Server Faces - 1ª e 2ª Edição.

Espero contar com um pouco da experiência de vocês para poder chegar a um consenso e começar a “enfiar a cara” nos estudos.

Muito obrigado à todos.

Anderson

5 Respostas

fabiozoroastro

Olá Andy,

Já trabalhei com as duas bibliotecas e a minha sugestão é que você inicie seus estudos com JSF.

Caso você precise trabalhar com struts, você dá uma estudada. =)

Abraço

AndyRamos

Fabio, boa tarde !

Na verdade, tenho em mente de desenvolver um projeto para a comunidade onde eu ajudo. No entanto, não sei se seria mais fácil desenvolver em Struts ou Java Server Faces. Isso também seria pra mim um grande aprendizado, apesar de na faculdade não terem ensinado nenhuma das duas técnicas. Por isso eu gostaria de me aprofundar nessa questão.

É claro que posteriormente, vou querer estudar outras tecnologias dentro do Java como Hibernate, EJB, JMS, etc… mas por hora, você acredita que JSF é o suficiente ou porque virou “Coqueluche / Sensação” de mercado ?

Muito obrigado.

Anderson

fabiozoroastro

Andy,

Eu imagino que você queira desenvolver o sistema para a sua comunidade por dois motivos: Ajudar a comunidade e apriomorar seus conhecimentos.

Struts1.x é um framework defasado e é provável que se você for trabalhar com ele um dia, será em manutenções.

JSF é a especificação da própria Oracle/Sun e há muitos frameworks que auxiliam o desenvolvimento de uma aplicação robusta e com grandes recursos da Web2.0 e RIA.

Há também outras alternativas que acho interessantes: GWT e Adobe Flex.

O bom de você trabalhar com JSF é que o mercado pede muito e é a especificação da SUN.

Abraço.

A

Se vc já alguma experiência em desenvolvimento web, Struts seria a opção mais tranquila, mas Strus2, esqueça o 1, aprenda o 2.

Como sugestão, dê uma olhada no framework VRaptor (http://vraptor.caelum.com.br/), prefiro este a Struts 1/2 por “n” motivos.

E como aprendizado, num segundo momento, encararia o JSF, JSF tem um outro conceito de desenvolvimento web, algo bem diferente de servlet (request/response apenas).

L

Aprenda Struts 1.x só para dar manutenção em projetos antigos, caso cotrário estude para ir parar em um museu.

Criado 8 de novembro de 2010
Ultima resposta 8 de nov. de 2010
Respostas 5
Participantes 4