Vale a pena em uma empresa investir em IDE própria para uso de trabalho?
Existe desvantagens??? ou vantagens???
E se a IDE fosse baseado em java???
Vale a pena em uma empresa investir em IDE própria?
35 Respostas
Com o eclipse e o netbeans prontos e gratuitos acho que não valeria não. A não ser que houvesse um serviço em cima.
Vale a pena inventar meu proprio carro ?
Com tantos carros disponíveis no mercado ?
não
Empresa tem que focar no seu produto fazer uma IDE seria como reiventar a roda
Então sugiro que todos os desenvolvedores de software vão vender livros ou trabalhar montando redes de pesca.
Vou além, digo que todas as empresas de todos os segmentos façam isso.
Ou todos aqui utilizam a mesma versão de eclipse e d netbeans de 5 anos atrás?
Ou todos ainda programas em C/C++?
Além, todos ainda usam clipper e cobol.
Não estou dizendo que seja bom, mas, quando o IE entrou no mercado, havia um netscape (se não sabe o que foi o netscape, bem, vá ler um pouco de história da informática).
Aliás, quando o Linux foi imaginado, já havia o Unix e o DOS.
Ou vocês nunca pensaram, mesmo quando fazendo o curso ou na faculdade, em um sistema para locadoras, pizzarias, controle de estoque e o que mais houver em sistemas?
Se a empresa está disposta a investir e vê nisso uma oportunidade de acrescentar algo a si, enquanto corporação e, a todos os clientes, que seja.
Claro que, conhecendo o mercado, digo que será bem difícil um cliente que conhece um pouco mais sobre desenvolvimento, permitir que seja utilizada um IDE própria, mas isto é parte de negócios e nisso, eu não tenho nenhum embasamento técnico pra falar.
Não acho muito interessante criar uma nova IDE para realizar uma atividade específica de uma empresa.
Se a idéia é automatizar ou facilitar algo específico, seria interessante criar um plugin para uma IDE existente
Então sugiro que todos os desenvolvedores de software vão vender livros ou trabalhar montando redes de pesca.
Vou além, digo que todas as empresas de todos os segmentos façam isso.
Ou todos aqui utilizam a mesma versão de eclipse e d netbeans de 5 anos atrás?
Ou todos ainda programas em C/C++?
Além, todos ainda usam clipper e cobol.
Não estou dizendo que seja bom, mas, quando o IE entrou no mercado, havia um netscape (se não sabe o que foi o netscape, bem, vá ler um pouco de história da informática).
Aliás, quando o Linux foi imaginado, já havia o Unix e o DOS.
Ou vocês nunca pensaram, mesmo quando fazendo o curso ou na faculdade, em um sistema para locadoras, pizzarias, controle de estoque e o que mais houver em sistemas?
Se a empresa está disposta a investir e vê nisso uma oportunidade de acrescentar algo a si, enquanto corporação e, a todos os clientes, que seja.Claro que, conhecendo o mercado, digo que será bem difícil um cliente que conhece um pouco mais sobre desenvolvimento, permitir que seja utilizada um IDE própria, mas isto é parte de negócios e nisso, eu não tenho nenhum embasamento técnico pra falar.
Como eu disse a empresa deve focar no seu produto se a empresa tiver interresse em vender a IDE,ou distribuir a mesma para comunidade ai sim, mais se for construir a IDE para poder desenvolver seus sistemas considero q seria reinventar a roda, ate pq teria que alocar profissionais para isso ao meu ver não seria nada interessante
Como eu disse a empresa deve focar no seu produto se a empresa tiver interresse em vender a IDE,ou distribuir a mesma para comunidade ai sim, mais se for construir a IDE para poder desenvolver seus sistemas considero q seria reinventar a roda, ate pq teria que alocar profissionais para isso ao meu ver não seria nada interessante
Desde os primórdios da humanidade, tudo o que se faz é reinventar a roda.
Qualquer que seja o segmento (das ciências que eu conheço, apenas contabilidade é estática há quase 500 anos, variando apenas de acordo com legislação e impostos locais), todos sempre refazem tudo, mesmo que esse processo seja moroso e lento.
Ou então, por que teria surgido o MySQL (quase falecido), o PostgeSQL? Oracle? Já havia o DB2…
Ou por que surgiu o BrOFfice, já havia o OpenOffice e o MS Office…
É muito fácil criticar, mas, duvido que alguém aqui faria greve de fome caso o projeto fosse na empresa em que você trabalha e você fosse alocado para tal empreitada.
Pelo contrário, começaria decifrando todos os bugs e falhas do eclipse e netbeans, até mesmo.
Como eu disse a empresa deve focar no seu produto se a empresa tiver interresse em vender a IDE,ou distribuir a mesma para comunidade ai sim, mais se for construir a IDE para poder desenvolver seus sistemas considero q seria reinventar a roda, ate pq teria que alocar profissionais para isso ao meu ver não seria nada interessanteDesde os primórdios da humanidade, tudo o que se faz é reinventar a roda.
Qualquer que seja o segmento (das ciências que eu conheço, apenas contabilidade é estática há quase 500 anos, variando apenas de acordo com legislação e impostos locais), todos sempre refazem tudo, mesmo que esse processo seja moroso e lento.
Ou então, por que teria surgido o MySQL (quase falecido), o PostgeSQL? Oracle? Já havia o DB2…
Ou por que surgiu o BrOFfice, já havia o OpenOffice e o MS Office…
É muito fácil criticar, mas, duvido que alguém aqui faria greve de fome caso o projeto fosse na empresa em que você trabalha e você fosse alocado para tal empreitada.
Pelo contrário, começaria decifrando todos os bugs e falhas do eclipse e netbeans, até mesmo.
Qual a dificuldade de entender que se for para fazer um produto para vender ou distribuir para comunidade deve sim fazer ?
Porque não utilizar um ide amplamente difundido no mercado como o eclipse por exemplo? 
Só vale a pena fazer uma IDE se o negócio da empresa for esse, criar ferramentas para programadores, do contrário vale muito mais a pena criar sim seus próprios frameworks, utilizando e adaptando os já existentes para o seu negócio.
Todas as vezes que a roda foi “reinventada”, uma das duas situação aconteceu antes:
- Tenho uma empresa grande e vi meu concorrente lançar algo muito legal, não posso deixá-lo ganhar mercado e vou lançar algo “parecido” (vide Microsoft)
- Tenho uma solução já criada por outra pessoa, mas essa não me atende por completo. Vou criar algo “parecido” mas com as funcionalidades que preciso a mais.
Não acredito que nenhuma das duas acima se aplique no caso do nosso amigo.
Criar uma IDE para desenvolvimento próprio é completamente um perda de tempo. Se existe algum louco, dono de alguma empresa, que permite isso, gosta de gastar dinheiro com crtz.
Se há uma necessidade dessas, crie um plugin para alguma ide existente.
Quanto a comprar uma IDE, smp vai ser bugado, a não ser que compre os plugins de uma ide como o eclipse. Mas já tive uma experiência com o myeclipse e não acho que vá agilizar em alguma coisa. Um arquiteto hj não montaria um projeto usando o q ele oferece pronto. E pra agilizar algmas coisas existe o jBoss tools que é grátis.
Agora, isso fica diferente se for falar em comprar um application server. Por exemplo o weblogic. Já vi fazer coisas incríveis como gerenciamento das versões que foram feito deploy. Se a última deu pau, volta pra penúltima. Coisas que facilitam muito a vida da infraestrutura.
Qual a dificuldade de entender que se for para fazer um produto para vender ou distribuir para comunidade deve sim fazer ?
Acho que menor que a tua dificuldade em entender que uma empresa (ou mesmo pessoa) tem o direito de investir naquilo que bem entender, assumindo os riscos de se dar muito bem, muito mal ou continuar na mesma.
Acho que menor que a tua dificuldade em entender que uma empresa (ou mesmo pessoa) tem o direito de investir naquilo que bem entender, assumindo os riscos de se dar muito bem, muito mal ou continuar na mesma.
Mas tá falando q se o cara for atrás de desenvolver uma IDE própria para desenvolvimento interno é falha na certa …
tá difícil de entrar na sua cabeça ?
Criar uma IDE para desenvolvimento próprio é completamente um perda de tempo. Se existe algum louco, dono de alguma empresa, que permite isso, gosta de gastar dinheiro com crtz.
Se há uma necessidade dessas, crie um plugin para alguma ide existente.
Quanto a comprar uma IDE, smp vai ser bugado, a não ser que compre os plugins de uma ide como o eclipse. Mas já tive uma experiência com o myeclipse e não acho que vá agilizar em alguma coisa. Um arquiteto hj não montaria um projeto usando o q ele oferece pronto. E pra agilizar algmas coisas existe o jBoss tools que é grátis.
Agora, isso fica diferente se for falar em comprar um application server. Por exemplo o weblogic. Já vi fazer coisas incríveis como gerenciamento das versões que foram feito deploy. Se a última deu pau, volta pra penúltima. Coisas que facilitam muito a vida da infraestrutura.
Concordo plenamente com vc
Se nem Eclipse, Netbeans ou IntelliJ então atendendo as necessidades da sua empresa, tem algo muito errado com ela.
[]s
E o que essa IDE teria que as trocentas disponiveis no mercado não tem?
Mas tá falando q se o cara for atrás de desenvolver uma IDE própria para desenvolvimento interno é falha na certa …
O que tá difícil pra você entender é que isso não é a questão.
Se formos pensar assim, puts, joguem o GIMP fora. Além de ser um projeto open source, já existe o photoshop mesmo…
Olhe além da iníqua probabilidade de ser apenas uma IDE própria.
Ela vai agregar aos profissionais envolvidos (talvez não a utilização em si, mas todo o processo de construção desta ferramenta). Serão paradigmas, desafios, até mesmo a oportunidade de corrigir e melhorar aspectos das que já existem.
Ou você, enquanto analista/programador fala pro teu cliente que te pede um controle de ponto que já existem bons no mercado e que não vale a pena ele fazer isto apenas para a empresa dele?
Indo além, se trabalha com desenvolvimento de sites, diz para o cliente que há hospedagens gratuitas e que fazer um site de vendas é perda de tempo, afinal, existem muitos por aí. E se a empresa dele não gosta de nenhum é uma falha interna.
Se a empresa ou os responsáveis por ela quiserem alugar um prédio para guardar monitores CRT que não são mais utilizados, isso seria certo? Valeria a pena? Pela forma como você está encarando, não. Mas, para a administração, talvez sim.
E se fosse pra você que a empresa solicitasse uma nova IDE, por um valor X? Faria ou não?
Diria que Eclipse ou Netbeans já existem e que eles são loucos, estão cometendo um erro?
Ou deixaria uma pessoa com mais visão fazer e ganhar a grana?
Como já foi falado, só vale a pena se o negócio de sua empresa for esse, desenvolver ferramentas de desenvolvimento. Mesmo assim, falando em negócio, talvez fosse melhor focar em desenvolvimento de plugins para as IDEs já existentes ou mesmo criação de frameworks ou help libs, com certeza teria um retorno infinitamente mais rápido.
Agora, se o foco de sua empresa não é esse, este projeto insano seria a maior perda de tempo que possivelmente você verá em sua carreira e de todos os envolvidos.
Se formos pensar assim, puts, joguem o GIMP fora. Além de ser um projeto open source, já existe o photoshop mesmo…
Ela vai agregar aos profissionais envolvidos (talvez não a utilização em si, mas todo o processo de construção desta ferramenta). Serão paradigmas, desafios, até mesmo a oportunidade de corrigir e melhorar aspectos das que já existem.
Ou você, enquanto analista/programador fala pro teu cliente que te pede um controle de ponto que já existem bons no mercado e que não vale a pena ele fazer isto apenas para a empresa dele?
Indo além, se trabalha com desenvolvimento de sites, diz para o cliente que há hospedagens gratuitas e que fazer um site de vendas é perda de tempo, afinal, existem muitos por aí. E se a empresa dele não gosta de nenhum é uma falha interna.Se a empresa ou os responsáveis por ela quiserem alugar um prédio para guardar monitores CRT que não são mais utilizados, isso seria certo? Valeria a pena? Pela forma como você está encarando, não. Mas, para a administração, talvez sim.
E se fosse pra você que a empresa solicitasse uma nova IDE, por um valor X? Faria ou não?
Diria que Eclipse ou Netbeans já existem e que eles são loucos, estão cometendo um erro?
Olha, para uma empresa desenvolver uma ferramenta do nível do netbeans ou do eclipse, ela não pode ser menor que a IBM, e outra, ela precisa ganhar com algum tipo de serviço nela. Ninguém ia andar com um projeto desses para uso interno porque muitas já atendem por até demasiado todas as necessidades.
Como já foi falado, só vale a pena se o negócio de sua empresa for esse, desenvolver ferramentas de desenvolvimento. Mesmo assim, falando em negócio, talvez fosse melhor focar em desenvolvimento de plugins para as IDEs já existentes ou mesmo criação de frameworks ou help libs, com certeza teria um retorno infinitamente mais rápido.
Não necessariamente…
Vai que ele faz um concurso público e vai trabalhar num governo estadual?
Aí um governo pede um programa que faz X…
Vem o outro e pede pra mudar pra fazer N…
Volta o primeiro e quer X + E…
E assim vai…
Conheço pessoas que tiveram essa felicidade…
Ainda nessa cara ??
Já disse … se quer desenvolver uma ferramenta e liberar, ou vender, tudo bem, mas fazer uma só pra trabalhar dentro da empresa … kkkkkkkkkkkkk ??
Me dê um exemplo de alguma empresa q fez isso e se deu bem ?
edit: Citando alguns exemplos de empresas q ao invés de desenvolver uma IDE usou o eclipse e fez plug-ins:
Adobe - Flex
PowerLogic - jCompany
Zend - ZendStudio
RedHat - jBoss Studio
kkkkkkkkkkkkkkk …
Se esses caras usaram uma IDE pronta eu é q não me arriscaria a entrar em um projeto que fosse desenvolver uma IDE só pra usar na empresa …
Indo além, se trabalha com desenvolvimento de sites, diz para o cliente que há hospedagens gratuitas e que fazer um site de vendas é perda de tempo, afinal, existem muitos por aí. E se a empresa dele não gosta de nenhum é uma falha interna.Se a empresa ou os responsáveis por ela quiserem alugar um prédio para guardar monitores CRT que não são mais utilizados, isso seria certo? Valeria a pena? Pela forma como você está encarando, não. Mas, para a administração, talvez sim.
vc toma decisões estratégicas de projetos e produtos em alguma empresa?
[]s
vc toma decisões estratégicas de projetos e produtos em alguma empresa?
[]s
pergunta desnecessária
[]s
Se uma IDE não está atendendo aos requisitos da empresa, ou ela deseja criar projetos sempre no mesmo padrao, não seria muito mais fácil fazer um plugin para netbeans/eclipse que gere o código que deseja (urgh!) do que fazer a sua própria IDE?
Ou será que ninguém numca pensou nisso?
Eu vou abrir uma empresa transportadora de mudanças e resolvi construir meus próprios caminhões, qual o problema?
Eu sou genial o suficiente para criar um caminhão melhor do que qualquer outro já existente no mercado, e burro demais para entender que então meu negócio deveria ser construir caminhões, e não transportar mudança.
PQP… que sintetizada boa do que se estava querendo falar…
Valew 
Não necessariamente…
Vai que ele faz um concurso público e vai trabalhar num governo estadual?
Aí um governo pede um programa que faz X…
Vem o outro e pede pra mudar pra fazer N…
Volta o primeiro e quer X + E…
E assim vai…Conheço pessoas que tiveram essa felicidade…
Não entendo o que isso tem haver com o tópico.
Calma gente o negócio não é 8 nem 80.
Vale a pena em uma empresa investir em IDE própria?
Depende:
- Por que ela faria isso, não existe no mercado nenhuma IDE não atende as suas necessidades?
- Não seria mais fácil criar um plugin que atendesse é essa necessidade?
- A ferramenta vai ser só usada para uso interno?
Caso 1:
- Não
- Não
- Não
-> Nesse caso a empresa pode mudar o foco e desenvolver uma IDE para o mercado, como um novo departamento. Muitas coisas acontecem assim. No caso do cara que tem uma empresa de mudança, mas os caminhões não são adequados ao seu serviço e não existe no mercado nada que possa ser feito. Então se ele fabricar caminhões e vender para fora vai ganhar muito dinheiro. Ai ele pode investir nesse novo negocio e ter uma outra empresa.
Caso 2:
- Talves
- Talves
- Sim.
-> Nesse caso seria burrice criar uma ferramenta nova. É o caso de se fabricar caminhões para atender uma demanda da própria empresa. A não ser que a empresa seja uma mega, ultra, giga companhia de mudanças o investimento não valeria a pena. Seria mais prático criar alguma adaptação nos veículos existentes ou procurar um novo fornecedor de caminhões.
:roll: Perda de tempo e dinheiro.
Depende, se o custo/benefício em um prazo aceitável compensar, pode ser uma boa.
Não precisa ser um novo Eclipse, um novo Netbeans, pode ser uma ferramenta que automatiza em cima da arquitetura padrão da empresa em cima das regras de negócio da atividade fim, aproveitando os componentes e bibliotecas adotados pela empresa, sem mais nem menos.
Muita empresa tem seus próprios frameworks e padrões de interface, criar uma IDE ou um plugin em cima disso pode ser sim vantajoso, dependendo do caso. E se conseguir casar isso em cima de um plugin pra uma das IDEs existentes, melhor ainda.
Resposta curta: Não
Resposta longa: Não vale não. Vale a pena montar plugins, mas não uma ide. Não importa a linguagem. Só existem desvantagens, como o tempo para começar a ser minimamente produtiva. Como ‘vantagem’ a empresa será uma ide com a sua cara. É uma vantagem totalmente subjetiva, mais para saciar algum ego. Como disseram se nenhum das tres principais ide do mercado consegue satisfazer a empresa tem algo muito errado nela. Montar uma ide por birra (não gosto disto no eclipse, não gosto daquilo no netbeans, etc), não é uma boa justificativa.
-> Nesse caso a empresa pode mudar o foco e desenvolver uma IDE para o mercado, como um novo departamento. Muitas coisas acontecem assim. No caso do cara que tem uma empresa de mudança, mas os caminhões não são adequados ao seu serviço e não existe no mercado nada que possa ser feito. Então se ele fabricar caminhões e vender para fora vai ganhar muito dinheiro. Ai ele pode investir nesse novo negocio e ter uma outra empresa.
Estão comparando banana com abacaxi, não adianta tentar contextualizar com outros cenários, com IDE nada disso existe, é evidente que financeiramente é completamente inviável vc pagar o salário de uma equipe pra desenvolver por anos uma IDE, ou alguém aqui pensa que em menos de alguns anos uma IDE criada do zero vai chegar a 1/5 do que são Netbeans, Eclipse e IntelliJ.
Repito, se nenhuma dessas IDEs atende uma empresa, tem algo de errado com a empresa, não com as IDEs, é óbvio isso, uma IDE é apenas uma ferramenta, um meio, não é o que deve viabilizar ou não o desenvolvimento com a tecnologia, qualquer bom desenvolvedor Java é obrigado pegar qualquer uma dessas 3 IDEs e conseguir desenvolver qualquer projeto Java Web/Desktop com elas, pode demorar um pouquinho mais ou menos com uma ou outra, mas jamais inviabilizar o projeto por “culpa” da IDE.
IMHO.
[]s
Estão comparando banana com abacaxi, não adianta tentar contextualizar com outros cenários, com IDE nada disso existe, é evidente que financeiramente é completamente inviável vc pagar o salário de uma equipe pra desenvolver por anos uma IDE, ou alguém aqui pensa que em menos de alguns anos uma IDE criada do zero vai chegar a 1/5 do que são Netbeans, Eclipse e IntelliJ.Repito, se nenhuma dessas IDEs atende uma empresa, tem algo de errado com a empresa, não com as IDEs, é óbvio isso, uma IDE é apenas uma ferramenta, um meio, não é o que deve viabilizar ou não o desenvolvimento com a tecnologia, qualquer bom desenvolvedor Java é obrigado pegar qualquer uma dessas 3 IDEs e conseguir desenvolver qualquer projeto Java Web/Desktop com elas, pode demorar um pouquinho mais ou menos com uma ou outra, mas jamais inviabilizar o projeto por “culpa” da IDE.
IMHO.
[]s
Pela sua visão, tudo seria impossível então. Para que desenvolver um novo produto ou uma nova idéia se já existe alguma coisa no mercado que faz algo muito parecido?
Seu argumento me fez lembrar do filme Piratas do Vale do silício no qual o Steve Wozniak vai levar seu Apple 1 para a HP e o cara diz: Para que as pessoas vão querer computadores pessoais?
Não estou dizendo que fácil. Que do dia para noite ele vai ter uma IDE nova e nem que isso acabe sendo um produto de sucesso. Mas não acredito que tudo que possa existir em termos de IDE já foi feito. Acretido se possa ter algo ainda melhor! Depende da criatividade. O produto vai ser um sucesso? Não sei. Mesmo que seja inovador uma série de outros fatores influenciam no sucesso ou no fracasso de um novo produto.
Vale a pena investir? Se for algo realmente bom, no qual foi feito um estudo prévio, sabe-se os os custos e os riscos, por que não? Já se ganhou muito dinheiro e também se perdeu por causa disso, mas uma atitude altamente conservadora nem sempre é o ideal em uma empresa. Isso mata as idéias!
Só complementando. Não estou dizendo que ele deve fazer uma nova IDE. Ele tem que estar ciente de todos os riscos e fazer um estudo prévio se isso realmente fale a pena para seu caso. Agora eu não acretido que ele não deva fazer somente por que já existe produtos no mercado que fazem a mesma coisa!