Vale a pena esta certificação?
70 Respostas
ninguem conhece esta certificação UML ???
NÃO VALE APENA.
Vou fazer esse Curso:ASPERCOM
DOMAIN LOGIC PATTERNS (PADRÕES)
No conteúdo do nosso curso apresentamos a aplicação de alguns design patterns importantes na arquitetura do projeto exemplo KROWCORP: Entity, Value Object, Repository, Service, Programação em Camadas. Você aprenderá o conceito e a aplicação prática desses patterns na análise UML, um conhecimento importantíssimo para os projetos OO que você vai modelar.
Pq não vale a pena?
NÃO VALE APENA.
Pq não vale a pena?
Simples.Você quer um Certificado, Escolha ter conhecimento e mais importante agora, e aprimorar o que você já conquistou que é a sua certificação sun, e ai sim ter um perfil de desenvolvedor Java.
Ao meu ver, certificação UML eh mto importante. Seu curriculo pesa 1 tonelada :shock:.
Ainda mais pra um desenvolvedor Java…
o que seria valer a pena pra você?
eu tenho essa cert e pra mim valeu 
o quanto pesa no curriculo…
então ela vale muito a pena…
que livro utilizo para estuda-la???
onde acho simulados mocks, testkillers para ela?
pelo q procurei não achei sequer 1 material de estudo para ela no google…
Para ter certificação tenque ter conhecimento…
não trate como coisas distintas… pra ter um certificado preciso ter o conhecimento…
- Conhecimento baseado em certificado ? e sem nem mesmo ter passado por um projeto pior ainda quando se tratar em tomar decisões sobre Design Patterns e aplicar a UML 2.0.
Em um Design de projeto você atua de forma colaborativa, quando você e pessoas envolvida ao contexto do projeto ao cenário envolvido, se comunicam. Um arquiteto, analistas de negócios, etc…
Você quer se auto intitular um Design de Projetos, mas sem que alguém dê vista ao mesmo, ou lhe sugerir melhores técnicas e melhorias…
Então tirar certificado vai ser a mesma coisa que você tirar uma habilitação para dirigir um caminhão sem ter nunca pego a imigrantes e querer descer a cerra.
Boa Sorte.
Para ter certificação tenque ter conhecimento…
não trate como coisas distintas… pra ter um certificado preciso ter o conhecimento…
Se você usar um testkiller/testking da vida, não vai precisar de nenhum conhecimento pra prova e sim somente decorar resposta, coisa que qualquer pessoa faz, mas cada um deve saber o que é melhor pra sí mesmo 
Boa sorte nos teus estudos/mocks. Depois posta pra gente como foi a tua preparação e o teu teste.
Abraço
É impressão minha ou ta querendo ensinar o padre a rezar missa? vc ja fez algum projeto sr duran???
alias vc sabe o que é um projeto??? sabe o que é um pattern??? pela quantidade de asneiras da pra ver que nem software vc sabe o que é…
Que idiota em sa conciensia iria decorar respostas?
sendo que é muito mais facil aprender a coisa de maneira correta do que decorar coisas?
é formado??? ta fazendo facul??? vc decorou as respostas do seu vestibular tbm??? e as respostas da facul???
e no seu trabalho pq não decora o google??? quem sabe ele seja util para seu trampo se decorar o google inteiro… qts terra-bits cabem em seu celebro???
n
:arrow: Relaxa na sua entrevista mostra o seu certificado da UML, eu espero que você pege um entrevistador que seja um arquiteto sênior e ai ele vai lhe propor uma solução baseado num problema que envolva algo nada similar que as questões que você ficou o dia inteiro decorando, para tirar o seu certificado.
:arrow: Ou então ele diz assim, - Olha estou deixando aqui nessa mesa um projeto e no desktop eu tenho o EA, é claro que você conhece bem essa ferramenta, tudo bem eu só quero que você faça algumas mudanças e já volto para , tirar melhor concepção ao que você me propôs.
:idea:Eu duvido que você se aproxime de uma melhoria ou tenha melhor adequação para interpretar tal cenário.
Duran, não fala merda por favor.
luistiagos, não fala merda por favor e nem dá uma de estressadinho, por favor.
UML é bem importante, mas é muito mais importante DP.
Eita pipoca, pediu opnião e fica nervoso com as respostas? Cada um tem uma opnião e por mais que não seja a resposta que queria ouvir, desencana…
Pra mim certificação não prova o conhecimento de ninguém, a unica coisa que “prova” e capacita o profissional é a sua experiência em campo, afinal certificação não ensina ninguém a pensar ou a ter logica ela apenas mostrar que você tem bons conhecimentos de uso em determinado segmento (UML, Java…)
Esses testes espalhados pela net fácilitam, SIM, a vida de quem vai fazer a prova… ou seja, mais uma prova de que certificação não reflete conhecimento, pois se tem conhecimento, não precisa saber o que cai em provas por ai… o cara que manja, vai e faz…
to errado?
:arrow: O que ele esta plentiando não é qualquer certificado … mas procurando se certificar em UML, acho que ele já esta vendo um horizonte de possibilidades, estou opinando ao que também possa conquistar.
E qual o problema do cara certificar UML? UML, Java, ITIL…não é tudo certificado?
Cada um corre atras do que quer, baseado em seus projetos de vida e isso não podemos criticar. 
ate mais…
Acho a colocação válida, e penso que se aplica a todas as certificações.
Mas vejo aí também o velho embate entre a formação e a experiência, entre a teoria e a prática.
A certificação neste caso pode ser comparada à formação acadêmica.
Se o certificado ou o diploma é valorizado pelo mercado, obtenha-o, tanto faz antes, durante ou depois de ter exercido o cargo ou função.
Bom, se vc pretende tirar uma certificação, seja ela de UML, JAVA, entre outras mais que estão surgindo, creio que estudará para a mesma, logo, aí já se tem um ponto positivo, pois conhecimento nunca é perdido!
Tratando-se de uma certificação de orgãos/ empresas de peso, como é o caso da OMG, da Sun, IBM, tbm já é um ponto positivo!
E quando eu digo estudar, é absorver mesmo o assunto, entender e saber aplicar, e não apenas decorar frases, imagens e princípios…
E isso vale tanto para UML, JAVA, DP e qualquer outro assunto que vc dedique um tempo a mais de estudo…
Enfim, na minha opinião, certificações são importantes, pq são diferenciais no cúrriculo, desde que se una o conhecimento à prática!
[]'s
E vc ser duran teria??? acho q se este cenario ocorrece vc iria falar sr arquiteto senior… preciso de um tempo para meditar e chamar meus amigos duendes magicos para me dar a solução da integração dos componentes não distribuidos do ceu azul para resolver esta infame intrigada questão do modelo da obstinencia do elefante cor de rosa…
ou melhor outro senario:
Arquiteto senior:
- Sr Duran me diga o que é um software
Sr Duran: - É um requisito
Arquiteto Senior - Fora!
Tbm não faço a minima ideia… onde eu escrevi que quero me intitular desing de projetos???
Não to estressadinho… e que o Sr duran veio aqui e falou/deu a entender que eu não manjo nada…
e que deveria aprender as coisas antes de tirar certificação… acho q qualquer um ficaria estressado com as baboseiras desse cara…
E qual o problema do cara certificar UML? UML, Java, ITIL…não é tudo certificado?
Cada um corre atras do que quer, baseado em seus projetos de vida e isso não podemos criticar.
ate mais…
:idea: Correto não existe problema nenhum.Mas a pergunta foi clara [size=18]“Vale apena esta certificação”[/size], então ele solicitou a critica sim, e eu digo NÃO VALE APENA !!! “VALE APENA FAZER UM CURSO ESPECIALIZADO”, fora isso na minha OPINIÃO É PERDER TEMPO, COM PREPOTENCIA DA FUTILIDADE.
:shock:Quer um Certificado faz um em casa, e cola no teto do quarto, e coloca umas estrelinhas para brilhar anoite quando vc apagar a luz e ficar olhando.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Parabens… a primeira vez q eu vejo um post seu sendo claro e objetivo… em vez de falar um monte de baboseira bastasse dizer isto com claresa e sem babozeiras…
Cara, essa foi a melhor! :mrgreen:
O impressionante é a quantidade de erros de português neste tópico. No fórum do GUJ acho que a estimativa é que os erros de portugues sejam em maior numero que os habitantes da França.
Eita pipoca… calma gente, são apenas opiniões…calmasss… huahuaha
isto me lembra um antigo mestre de hapkido que eu tive qdo fazia aula a uns 6 anos atraz…
ele dizia:
faixa so serve para prender as calças e não para medir a habilidade…
Concordo, incluse aprecio a sua boa vontade em não deixar que, apenas a galera, passe por uma situação vergonhosa e se juntou a eles, afinal faltam alguns acentos e pontuação adequada em sua frase…
Parabéns… :lol: :lol:
(Só para descontrair)
Acredito que vc é contra certificações, correto? Pois bem, é seu ponto de vista e eu respeito. Apenas acho que não é necessário este nível de resposta para um assunto bobo.
ate mais…
Ter conhecimento em linguagens é sempre ótimo, nunca demais, e apartir desse conhecimento você se certificar e ser melhor reconhecido no mercado, melhor ainda !!!
O mercado é assim, se destacam mais aqueles que possuem certificação.
Cursos especializados e certificações…nem um, nem outro, fique com os dois !
EDIT:
Editado para evitar mais flamewar 
Ás vezes, no GUJ, sobra professor de português, pessoas dando lições de moral e falta humildade, clareza e educação para responder os questionamentos do pessoal! Relax…cada um escolhe seu caminho e boa…ninguém vem aqui perguntar algo e tomar lição de moral e muito menos aula de português…sejamos mais sensatos e cordiais nas respostas! 
ate mais…
Ás vezes, no GUJ, sobra professor de português, pessoas dando lições de moral e falta humildade, clareza e educação para responder os questionamentos do pessoal! Relax…cada um escolhe seu caminho e boa…ninguém vem aqui perguntar algo e tomar lição de moral e muito menos aula de português…sejamos mais sensatos e cordiais nas respostas!![]()
ate mais…
Então, eu concordo com você e o meu comentário foi específico ao rapaz que ao invés de responder algo proveitoso, quis corrirgir a galera. o pior de tudo que a correção dele veio com error também!
Bom, vamos deixar essas questões de lado, senão cairemos no mesmo erros daqueles que crittícas…
Abs…
Concordo, incluse aprecio a sua boa vontade em não deixar que, apenas a galera, passe por uma situação vergonhosa e se juntou a eles, afinal faltam alguns acentos e pontuação adequada em sua frase…
Parabéns… :lol: :lol:
(Só para descontrair)
Sabe como é, teclado em US, JBoss Seam dando pau, prazos. Agora procure em qualquer tópico que ja fiz e veja se tem algum erro de grafia. 
Entendo que quem não tem certificações, criticam as mesmas. Do mesmo modo os que não possuem diploma. É só ver os infinitos tópicos que temos aqui no GUJ.
Não ter certificação não prova que o profissional é ruim, nem mesmo ter uma certificação prova que ele é bom.
Mas considero que a certificação é sim muito válida, pois é uma grande oportunidade de estudar e aprimorar o conhecimento.
Uns preferem pagar cursos e outros gostam de ser autodidatas. Cada um ao seu gosto e preferência.
Pessoal, muitas das briguinhas bobas que ocorrem aqui são devido à falta de sensatez do pessoal.
Lembre-se, por mais que você goste de bolo de morango, tem uns que só gostam de chocolate. E tem outros que nem de bolo gostam.
Vamos respeitar mais e manter a discussão no nível das idéias, colaborando ao invés de ofender.
Pra mim, se vc precisa de um certificado como incentivo para estudar, faça.
Muita gente não tira certificação e sabe as coisas em partes. Outras estudam por te incentivo próprio (autodidatas). Porém, lembre-se que não é a certificação e sim vc, o uso que faz do conhecimento que importa.
Só pesa no currículo uma certificação porque não há outras provas do seu conhecimento. Agora, se vc se envolver em palestras, projetos open, bom, creio que certificação é de menos.
Acredito que vc é contra certificações, correto? Pois bem, é seu ponto de vista e eu respeito. Apenas acho que não é necessário este nível de resposta para um assunto bobo.
ate mais…
:arrow:Não sou contra você estudar ou ter titulos, não sou contra isso, ou que a um pessoa queira se sustentar através de em um player de Mercado.
:arrow:O que quero dizer é diferente disso, as pessoas se julgam incapezes de se auto questionarem, em saber que elas podem atingir algo muito mais real e valioso do que superficialidades, só mente isso.
Mas o que foi colocado já dei o meu esclarecimento, você quer saber em particular estou até estudando para tirar uma certificação sun SCJP 6, entretanto só para me defender.
Hauhauauhau essa das estrelinhas foi estaile demais ahuhuhauhauh…
Mas o conteúdo de toda esse post demonstra a falta que a mulher faz na vida dos computeiros no Brasil.
hauhauhaua ainda to cascando com essa das estrelinhas… foi bem legal a sacada
Outra coisa…
o pessoal ai quando ve que é o Duran já veste a ferradura e sai dando botinada… não querendo defender ninguém… só prestem mais atenção em vocês próprios…
"
Outra coisa…o pessoal ai quando ve que é o Duran já veste a ferradura e sai dando botinada… não querendo defender ninguém… só prestem mais atenção em vocês próprios…
O pessoal insiste pra ele fala alguma coisa com sentido, algo que tenha nexo, só depois de muita sabatina ele fala algo realmente inteligivel…
Outra coisa…o pessoal ai quando ve que é o Duran já veste a ferradura e sai dando botinada… não querendo defender ninguém… só prestem mais atenção em vocês próprios…
Teve uma epoca que eu ficava esperando o Marcio escrever algo, rsrsrs.
Mas cara, ve a lista de topicos dele. Acho que umas 2 colocacoes no maximo fazem sentido.
"
Eu acho que vale a pena sim.
Eu até gostaria de tirar essa certificação, mas como não encontrei local que aplica a prova em Curitiba, fica difícil.
É impresionante como um simples topico vira flamewar e outra coisa… meu topico não éra perguntando se vale a pena certificações e sim se vale a pena esta certificação em especial apenas isto… não tem nada haver com se vale a pena ou não certificações(isto é outra historia) muito menos com gramatica e portugues… ja disvirtuaram totalmente o assunto do topico… agora voltando ao topico original:
Tmb moro em ctba… aonde tem um local que se aplica a prova perto de ctba então?
Então cara, no próprio site tem link que vc chega aqui: http://www.pearsonvue.com/servlet/vue.web2.core.Dispatcher?application=VTCLocator&action=actStartApp&v=W2L&cid=504
Confesso que ja fiz isso também hehehehe… vai ser legal um dia, em algum evento que todo mundo reconhecer ele, vai rolar cadeirada pra tudo que é lado heheh
Quanto a certificação é aquela: quem tem nunca vai falar que é inútil, quem não tem nunca vai falar que é essencial. Penso que se você ta bem porque tirou, beleza! Se ta bem por não ter e achar que não é necessário, beleza também! Cada um no seu quadrado 
Não adianta ficar discutindo o que é melhor porque na informática, até quem não tem curso superior pode se dar bem, não é igual as carreiras mais tradicionais (Direito, Medicina, Arquitetura, etc…). Tudo vai depender da boa vontade do contratante, da sorte, da lábia do contratado.
É impresionante como um simples topico vira flamewar e outra coisa… meu topico não éra perguntando se vale a pena certificações e sim se vale a pena esta certificação em especial apenas isto… não tem nada haver com se vale a pena ou não certificações(isto é outra historia) muito menos com gramatica e portugues… ja disvirtuaram totalmente o assunto do topico… agora voltando ao topico original:Tmb moro em ctba… aonde tem um local que se aplica a prova perto de ctba então?
KKKKKKKK.
Veja so, quem começou todo o flame agora dando uma de joao sem braço.
KKKKKKKK.
Veja so, quem começou todo o flame agora dando uma de joao sem braço.
E haja lenha né Sérgio?
"
vasculhei o google inteiro por um mero material para estudar para ela que seja free… e não achei sequer um misero tutorial… onde acho algum material que cubra os objetivos dela??? não achei nenhum ate agora…
é incrivel como certificações toscas como scjp tem uma porrada mas agora qdo vai atraz de uma certificação decente não acha nem sequer um misero txt…
vasculhei o google inteiro por um mero material para estudar para ela que seja free… e não achei sequer um misero tutorial… onde acho algum material que cubra os objetivos dela??? não achei nenhum ate agora…
é incrivel como certificações toscas como scjp tem uma porrada mas agora qdo vai atraz de uma certificação decente não acha nem sequer um misero txt…
Porque você afirma que SCJP é tosca e essa é decente? Ainda mais sabendo que você é SCJP e sabe que não é uma certificação lá muito fácil não.
Achei SCJP ate facil. Mas gostaria de saber o que tem de “tosco” na SCJP. Acho uma boa certificaçao.
Voce nao achou nada sobre UML na internet?? :shock:
Se quiser posso tentar arranjar uns artigos cientificos sobre UML, sabe como e - coisa nova nao tem quase nada sobre na internet.
No site da OMG tem os tópicos que caem, é só vc procurar individualmente…
Pelo simples fato de eu ter feito a prova… tosca nao é igual a facil… porem o ruim dela é que te obriga a pensar que nem o compilador e a vm… coisas que com uma IDE da mais simples que tem posso pegar erros de compilação ou exeções de tempo de execução… a prova deveria ter um enfoque em qual situação seria a melhor para aplicar certo conceito fazer certa coisa, usar certa coleção, certa hirarquia, certa api para tipos de problemas diferentes da vida real… e não perguntar se existe ou não o metodo x da classe y ou se x coisa compila… isto ao meu ver é tosco pois o compilador faz isto pra vc na vida real…
uml é algo muito extenso… da pra ver que nesta prova a 3 categorias fundamental, medio e avançado… e tenque passar uma por uma… por isto queria algo que focasse apenas nos assuntos da prova fundamental…
e não em qualquer coisa… e que nem qdo vc vai estudar para a scjp vc pode estudar pelo livro do deitel, pela apostila da caelum ou por outra qualquer coisa… porem o melhor e se basear no livro da kathy especifico para a certificação e simulados tbm especificos… é exatamente isto que eu queria encontrar para esta de uml…
hospeda em
www.4shared.com e passa o link ai para todos pegarem…
essas provas que “pedem” para o participante saber “todos” os metodos de cabeça é … haumhaum :lol:
nao tem como DECORAR tudo isso!
acho que … quem programa em Delphi nunca iria tirar uma certificacao … tem tantas funcoes que … nao tem como acabar esquecer rsrsrs
pra mim, o que vale o raciocio logico!
o que adiante conhecer todas as minha ferramentas e nao saber usá-las no momento certo?!?!? 
"
Pelo simples fato de eu ter feito a prova… tosca nao é igual a facil… porem o ruim dela é que te obriga a pensar que nem o compilador e a vm… coisas que com uma IDE da mais simples que tem posso pegar erros de compilação ou exeções de tempo de execução… a prova deveria ter um enfoque em qual situação seria a melhor para aplicar certo conceito fazer certa coisa, usar certa coleção, certa hirarquia, certa api para tipos de problemas diferentes da vida real… e não perguntar se existe ou não o metodo x da classe y ou se x coisa compila… isto ao meu ver é tosco pois o compilador faz isto pra vc na vida real…Acho que a SCJD é que tem essa abordagem, se não me engano.
Não exatamente, mas na minha opinião a SCJD é a prova de certificação da sun com o propósito mais glorioso e completo dentre todas elas. É uma pena que seja tão subestimada.
Bom… não perdí 2 horas lendo o tópico todo. Aqui vão minhas dicas:
Fazer um Curso na Aspercom, me dá uma introdução para atuar com a UML 2.0, ou consigo melhor qualificação a atuar DOMAIN LOGIC PATTERNS (PADRÕES), utilizando a ferramenta Enterprise Architect .
Já estive procurando esse tipo de curso em São Paulo, desde que fiz a Academia do Java na GlobalCode, e não havia, as que tinham eram pouco conhecidas usando o EA, e o curso até então não era tão direcionado.
Então Rodrigo que me diz !!!
[size=18]; )[/size]
Marcio, coloque as interrogações no seu texto que eu não entendí nada.
fiz alguns questionamentos neste post de rodrigo em seu blog, porém achei mais interessante a OOAD da ibm.
se bem que esta iria apenas complementar e não agregar, pois só te atesta em conhecimentos de UML, e a maioria dos diagramas você não os precisará.
ela é recente(OCUP/UML/OMG), e tentei achar em foruns algumas opniões sobre a aceitação do mesmo mas não achei!
Marcio, coloque as interrogações no seu texto que eu não entendí nada.
hhahaahh !!!
Bom, foi mau !!!
“Eu estou guardando as interrogações para o curso, mas vou questionar novamente.”
- Fazer um Curso na Aspercom, me dá uma introdução para atuar com a UML 2.0 ?
- Após o curso, consigo melhor qualificação à atuar DOMAIN LOGIC PATTERNS (PADRÕES), utilizando a ferramenta Enterprise Architect ?
[size=18]; )[/size]
Poxa, quando eu fiz a prova eu fiz num centro prometric. Não sabia que dava pra fazer na vue também…
Não só uma introdução. Nosso curso é bem completo sobre UML2 e não ensina só notação UML e sim Orientação a Objetos, separação de camadas, arquitetura básica, casos de uso e etc… O curso também é prático. Você irá desenvolver um projeto usando a UML como ferramenta de análise.
O que eu falo sobre DDD/Domain Patterns no curso é introdutório e mais focado num bom Domain-Design OO. Eu não ensino como por exemplo implementar um repositório em Java, pois o curso também serve para quem programa em C#, Delphi, PHP e etc…
Cuidado com outros cursos de UML que existem no mercado. :shock: Tem muito picareta por aí. Tem curso que só explica notação e não ensina a usar UML como ferramenta de análise. Só um alerta.
“Estou procurando um curso a altura e gostei da programação da Aspercom, quero fazer esse curso logo que possivel, tenho conhecimento em Java e OO mas é básico ainda, tá na hora de um Upgrade de verdade”
[size=18]; )[/size]
e em ctba tem algum curso semelhante?
Se juntar um pessoal dá pra levar o curso para Cbta… (e também do de Scrum). Será que o pessoal se anima?
(mandem mensagem para [email removido])