Vale a pena estudar servlets e jsp's?

Vale a pena estudar a fundo servlets e principalmente jsp a fundo? EL,Tags,DD,etc…
Com o novo JEE6 e frameworks como STRUTS e JSF que automatizam muito do trabalho, será que vale a pena mesmo estudar a fundo JSP’S ?

[quote=m4rkk]Vale a pena estudar a fundo servlets e principalmente jsp a fundo? EL,Tags,DD,etc…
Com o novo JEE6 e frameworks como STRUTS e JSF que automatizam muito do trabalho, será que vale a pena mesmo estudar a fundo JSP’S ?[/quote]

Sim vale. Não basta dominar bem um framework. Precisa entender como as coisas funcionam por trás dos panos.

Existem vários programas que automatizam o processo de criação de seus sistemas, porém todos são limitados. Tiremos como exemplo o WebsphereSmash da IBM, é um super sistema que te gera todos os códigos automaticamente, porém para uma extensão de seu aplicativo, caso seja necessário e você queira fazer algo que o aplicativo não fornece, você terá que mexer no código, o que será uma m**da pq você não o criou propriamente, e a lógita e sintaxe utilizada nunca é a similar a qual você utilizará.

Vendo deste ponto de vista, sim, é necessário que você estude, sem contar que você terá uma percepção bem maior do que você pode obter de cada frameworks, etc.

É a base não da pra fugir disso.

Eu acho que você deve estudar Servlets e JSP a fundo. Se você especializa-se em frameworks o seu leque de possibilidades será tão extenso quanto o leque dos frameworks, ou seja, você fica limitado. Além do mais, se você conhece o funcionamento de Servlets e JSP será bem mais fácil você migrar de um framework para outro.

Concordo, mas para ser mais claro na minha duvida o que eu quis dizer foi:
Será que vale a pena estudar a fundo mesmo, a arquitetura, as tags…
Como exemplo, o conteúdo da certificação jsp e servlets… seria que vale a pena mesmo estudar?(supondo que fosse so pensando no conteúdo do trabalho no dia a dia, e nao na certificação em si)
O básico como saber o funcionamento, a comunição entre o web container e a app eu sei que é fundamental.

Concordo, mas para ser mais claro na minha duvida o que eu quis dizer foi:
Será que vale a pena estudar a fundo mesmo, a arquitetura, as tags…
Como exemplo, o conteúdo da certificação jsp e servlets… seria que vale a pena mesmo estudar?(supondo que fosse so pensando no conteúdo do trabalho no dia a dia, e nao na certificação em si)
O básico como saber o funcionamento, a comunição entre o web container e a app eu sei que é fundamental.
[/quote]

Bem, aí depende do seu trabalho. No meu caso, nossa camada de view é toda feita em Adobe Flex, portanto, para mim não faz muito sentido aprofundar-me em JSP. Porém, os controllers são Servlets, e apesar de a maioria deles estarem prontos eu preciso conhecer bem essa parte da tecnologia.