Vale a pena investir em um curso de SCRUM?

[quote=pelegrini]Pessoal,
Tenho muito interessa em metodologias agéis de desenvolvimento de software, pela que pesquisei o SCRUM está em alta hoje em dia, e ouvi o pessoal falar muito bem.
Alguém já fez algum curso de SCRUM ? Vale a pena o investimento ?

Abraços !!!
[/quote]Amigo, fiz na Caelum e recomendo!

PS: quem não tiver mais nada a acrescentar a esse tópico, favor procurar oq fazer!

Galera, não sei se aqui seria o local certo pra fazer essa pergunta, mas… Sobre a certificação Scrum Master, qual a opinião de vocês, vale a pena?

Tenho trabalhado com Scrum no meu dia-a-dia, e pensei em fazer o curso pra esta certificação, mas não sei o quando isso agregaria pra mim. É claro que o treinamento em si, deve ser muito loko e certamente tem a acrescentar. Mas até ai, temos os cursos que não são CSM que também tem muito a acrescentar.

Em fim…

Sem querer criar polemica, mas só pra saber a opinião de vocês…

O que vocês acham?

(conheci um cara que fez o curso na Caelum, com o Alexandre Magno, e falou que o curso é muito bom mesmo)

A Certificação em Scrum não agrega nada. Pior que qualquer SCJP da vida (que já não agrega nada) você não tem sequer que fazer uma prova, basta assistir à dois dias de curso. O curso em si é muito bom, vale a pena, mas a certificação não diz nada e, sinceramente, quem coloca um SCM na assinatura de email queima o curriculum fortemente.

isso pode ser verdade aí na Australia viu philip.

Aqui no Brasil infelizmente essa não é a realidade. :frowning: Neguinho faz esse curso de Scrum e passa a se achar a última bolacha do pacote. Passa a enfiar essa sigla em tudo quanto é lugar. E os RH’s
também adoram.

Vai demorar muito pras empresas brasileiras verem que existem coisas mais importantes que um certificado.

Tvz tenham exceções, mas o que eu falo vale pra maioria dos casos.

Eu não falei sobre o que as pessoas se acham após azer o curs, falei sobre o curso em si (que, aliás, eu já fiz e fiz no Brasil há quase um ano exatamente).

Bom galerinha, estou para blogar minha experiência com Scrum em alguns projetos. Tive oportunidade de conhecê-lo através do Renato, profissional da YMF na época e de lá pra cá vim estudando e lendo alguns livros (final de 2006).

Estou fazendo papel de Scrum Master no Grupo SemParar (pedágios) , empresa que comprou solução da BEA para sua estratégia SOA.

Tive sorte, pois a equipe foi muito receptiva ao framework e incorporei com práticas do XP como TDD e programação em par.

Estamos na nossa segunda iteração, muitos ajustes ainda precisam ser feitos, como dimensionamento das histórias vs produtividade da equipe.

Acredito que um dos melhores pontos dessa mudança de cultura foi o dinamismo que a equipe ganhou. Conseguimos separar uma sala para a equipe, criamos os quadros, cartões e vi a empolgação no time de desenvolvedores por tornar um pedacinho da empresa, cujo o foco não é TI, em um studio de design de software ( odeio o termo fábrica).

Foram muitas novidades para a equipe do cliente, dei sorte de pegar excelentes profissionais no time deles que conheciam o modelo e um deles veio da Paggo e até onde sei, eles implementam XP fortemente.

A mudança foi tão positiva que daqui pra frente todos projetos que serão implementados por mim via BEA, adotarão o modelo ágil e possivelmente iremos treinar boa parte dos consultores , com ajuda até de amigos da Caelum.

Essa será a realidade de muitos projetos em empresas de grande porte, já que a BEA tem grandes contas e aqui na STP aproveitaram uma implantação para mudar a cultura de software da empresa como um todo.

PS: Isso porque hoje estamos à apenas 2 semanas de prática, mas os resultados para o cliente são visíveis. Desde qualidade de entrega, entusiasmo, comunicação, empenho do time…
PS2: Editado algumas vezes para melhorar a compreensão do texto.

Certíssimo. Outra opinião a ser considerada em relação à CSM: http://www.improveit.com.br/scrum/certificacao.

[]s

[quote=le-silva]Galera, não sei se aqui seria o local certo pra fazer essa pergunta, mas… Sobre a certificação Scrum Master, qual a opinião de vocês, vale a pena?

Tenho trabalhado com Scrum no meu dia-a-dia, e pensei em fazer o curso pra esta certificação, mas não sei o quando isso agregaria pra mim. É claro que o treinamento em si, deve ser muito loko e certamente tem a acrescentar. Mas até ai, temos os cursos que não são CSM que também tem muito a acrescentar.

Em fim…

Sem querer criar polemica, mas só pra saber a opinião de vocês…

O que vocês acham?[/quote]
Na minha opinião, não vale a pena no seu caso. Se você já pratica SCRUM no seu dia-a-dia, não tem porque pagar uma nota só pra ter uma certificação. Mas se quiser mesmo fazer um treinamento, faça um na Caelum ou na Teamware que sai bem mais barato do que o CSM.

Exatamente! Eu fiz, mas o que atrapalha é que o próprio nome do curso é Certified ScrumMaster e acabamos sendo obrigados a carregar essa cruz :D.

É que você falou que:

dai eu quis dizer que esse não é muito o pensamento das pessoas por aqui. Mas blz, deixa pra lá! :slight_smile:

[quote=Kenobi]Bom galerinha, estou para blogar minha experiência com Scrum em alguns projetos. Tive oportunidade de conhecê-lo através do Renato, profissional da YMF na época e de lá pra cá vim estudando e lendo alguns livros (final de 2006).

Estou fazendo papel de Scrum Master no Grupo SemParar (pedágios) , empresa que comprou solução da BEA para sua estratégia SOA.

Tive sorte, pois a equipe foi muito receptiva ao framework e incorporei com práticas do XP como TDD e programação em par.

Estamos na nossa segunda iteração, muitos ajustes ainda precisam ser feitos, como dimensionamento das histórias vs produtividade da equipe.

Acredito que um dos melhores pontos dessa mudança de cultura foi o dinamismo que a equipe ganhou. Conseguimos separar uma sala para a equipe, criamos os quadros, cartões e vi a empolgação no time de desenvolvedores por tornar um pedacinho da empresa, cujo o foco não é TI, em um studio de design de software ( odeio o termo fábrica).

Foram muitas novidades para a equipe do cliente, dei sorte de pegar excelentes profissionais no time deles que conheciam o modelo e um deles veio da Paggo e até onde sei, eles implementam XP fortemente.

A mudança foi tão positiva que daqui pra frente todos projetos que serão implementados por mim via BEA, adotarão o modelo ágil e possivelmente iremos treinar boa parte dos consultores , com ajuda até de amigos da Caelum.

Essa será a realidade de muitos projetos em empresas de grande porte, já que a BEA tem grandes contas e aqui na STP aproveitaram uma implantação para mudar a cultura de software da empresa como um todo.

PS: Isso porque hoje estamos à apenas 2 semanas de prática, mas os resultados para o cliente são visíveis. Desde qualidade de entrega, entusiasmo, comunicação, empenho do time…
PS2: Editado algumas vezes para melhorar a compreensão do texto.
[/quote]

que legal! parabéns kenobi :smiley:

eu fiz curso de Scrum Master mas sem a pretenção do cargo, queria apenas apredender mais. E valeu bastante a pena, pois na empresa que eu trabalhava foi implantado Scrum e consegui me envolver muito bem no projeto.
Vocês acham muito exagero pagar curso de Scrum para toda equipe? comigo foi do próprio bolso, mas senti que o projeto teria se beneficiado se todos tivesem sido “convertidos” :slight_smile:

O curso é ótimo proque dá motivação e porque você tem alguém apr aresponder perguntas, mas não dá para adquirir muito conteúdo, você rpecisa de livros e material de apoio. No curso você pega aidéia geral e a motivação, as práticas você sempre precisa referenciar.

Para quem não sabe, o “curso” são basicamente dois dias de conteúdo, muita coisa através de dinâmica de grupo. Não é exatamente a melhor maneira de adquirir conteúdo.

Exatamente… para falar a verdade, pelo que vejo dos três cursos que temos aqui em São Paulo (e são ministrados no Brasil inteiro), eu, o Juan Bernabó e o Alexandre Magno (instrutores) passamos mais tempo fazendo o pessoal entender os valores do Scrum, as diferenças sobre “Projetos Tradicionais” e as dificuldades de adoção do que falando do Scrum propriamente dito. O Scrum é bem intuitivo. As práticas são fáceis. Os problemas são culturais e da equipe na maioria das vezes (apesar que já tive problemas técnicos que interferiram no gerenciamento do projeto).

Os três cursos que temos no mercado são bons e ministrados por pessoas renomadas. Na Aspercom temos um Workshop que é direcionado para a equipe inteira (por isso o preço é mais em conta). Na minha visão, não só “gerentes de projeto” devem ser treinados em Scrum. Se a equipe não entender o Scrum fica difícil sua adoção.

A minha maior motivação é exatamente essa! Trocar idéia, experiências, dizer como faço hoje, saber como poderia fazer melhor, em fim.

Também acho que “livro” é a melhor maneira de se “aprofundar”. Curso, na minha opinião, é pra dar uma vislumbrada no caminho, fazer um mão-na-massa pra pegar o espírito da coisa, absorver a experiencia do cara que está ministrando, e boa…

O que menos me importa é o SCM na assinatura. Cruz, credo! :lol:

Valeu galera!!!

[color=darkblue]SCRUM é uma metodologia voltada para gestão, distribuição de atividades, organização de prioridades e acompanhamento de projetos com base em técnicas ágeis.

Entre no site http://www.linhadecodigo.com.br/lctreinamento , porque entre outros eventos estão os Workshops de Scrum com o Fábio Câmara. Uma boa fonte de esclarecimento.

Peço desculpas pela propaganda, mas os caras são sérios!

Abraço![/color]

Teve uma pergunta que não obteve resposta e que achei interessante… o SCRUM serve para qualquer tamanho de projeto???

"

Entendi. Se o problema é cultural, vale a pena ter subsidios para persuadir (não sei se é a melhor palavra) o pessoal a utiliza-lo, ou pelo menos, tentar. Tenho um projeto iniciando de 120 horas que poderia usar como experiência. Só que para isso precisaria desses subsidios de convencimento. O que vocês sugerem? Aonde posso ter este material? (claro que preferencialmente em português). Preciso de algo substancioso… Valeu!!!

Fiz o curso de gestão agil da teamware com o Juan Bernabo.

Vou dizer que vale a pena pela introdução dos novos conceito com uma abordagem bem logica.