[quote=Kenobi]Bom galerinha, estou para blogar minha experiência com Scrum em alguns projetos. Tive oportunidade de conhecê-lo através do Renato, profissional da YMF na época e de lá pra cá vim estudando e lendo alguns livros (final de 2006).
Estou fazendo papel de Scrum Master no Grupo SemParar (pedágios) , empresa que comprou solução da BEA para sua estratégia SOA.
Tive sorte, pois a equipe foi muito receptiva ao framework e incorporei com práticas do XP como TDD e programação em par.
Estamos na nossa segunda iteração, muitos ajustes ainda precisam ser feitos, como dimensionamento das histórias vs produtividade da equipe.
Acredito que um dos melhores pontos dessa mudança de cultura foi o dinamismo que a equipe ganhou. Conseguimos separar uma sala para a equipe, criamos os quadros, cartões e vi a empolgação no time de desenvolvedores por tornar um pedacinho da empresa, cujo o foco não é TI, em um studio de design de software ( odeio o termo fábrica).
Foram muitas novidades para a equipe do cliente, dei sorte de pegar excelentes profissionais no time deles que conheciam o modelo e um deles veio da Paggo e até onde sei, eles implementam XP fortemente.
A mudança foi tão positiva que daqui pra frente todos projetos que serão implementados por mim via BEA, adotarão o modelo ágil e possivelmente iremos treinar boa parte dos consultores , com ajuda até de amigos da Caelum.
Essa será a realidade de muitos projetos em empresas de grande porte, já que a BEA tem grandes contas e aqui na STP aproveitaram uma implantação para mudar a cultura de software da empresa como um todo.
PS: Isso porque hoje estamos à apenas 2 semanas de prática, mas os resultados para o cliente são visíveis. Desde qualidade de entrega, entusiasmo, comunicação, empenho do time…
PS2: Editado algumas vezes para melhorar a compreensão do texto.
[/quote]
que legal! parabéns kenobi
eu fiz curso de Scrum Master mas sem a pretenção do cargo, queria apenas apredender mais. E valeu bastante a pena, pois na empresa que eu trabalhava foi implantado Scrum e consegui me envolver muito bem no projeto.
Vocês acham muito exagero pagar curso de Scrum para toda equipe? comigo foi do próprio bolso, mas senti que o projeto teria se beneficiado se todos tivesem sido “convertidos”