Vale a pena investir forte em C# / .NET?

Olá, galera. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o tempo e custo de investimento e o tempo e custo de retorno financeiro em relação a essa plataforma.
Extendendo essa questão, gostaria de saber se é mais vantajoso que o Java.
Quanto vou gastar com livros e softwares?
Quanto vou gastar com cursos e certificação?
Quanto vou gastar estudando?

Edit: Estou perguntando pois estou em dúvida de qual caminho seguir na minha vida profissional.
Obrigado desde já!

[quote=Erick Ribeiro]Olá, galera. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o tempo e custo de investimento e o tempo e custo de retorno financeiro em relação a essa plataforma.

Obrigado desde já![/quote]

Cara, eu acho bastante complicado responder essa questão de maneira objetiva. Se você ainda estiver na faculdade a minha sugestão é a seguinte: baixe o Visual Studio (tem uma versão gratuita) e experimente. Tem muito material bom na Internet e a comunidade .NET também é grande. No fim das contas, escolha aquilo com o qual você se sente melhor. Especializar-se em uma plataforma vai ser mais interessante para conseguir o primeiro emprego, depois de alguns anos de experiência, outras habilidades passam a ser mais relevantes.

Sobre retorno financeiro, com raríssimas exceções, os primeiros anos de trabalho são mirrados mesmo.

Acho que qualquer conhecimento adquirido vale a pena .

Olha, acho que vale a pena.

Não investir pesado, ainda mais se você ainda está decidindo por onde começar a sua carreira (assim como eu).

Eu tive sorte, a universidade onde estou estudando disponibiliza aos alunos de BCC e SI uma suíte muito extensa de ferramentas de desenvolvimento da Microsoft. Tenho licenças desde Windows 8 até ferramentas de desenvolvimento pra Windows Phone 8.

Estou pensando em dar uma fuçada nisso durante as férias, mas o que mata é o tempo. Estou fazendo um curso de inglês online do CAPES/MEC, o que está me tomando bastante tempo já.

Mas, todo conhecimento adquirido é bem-vindo. E as vezes mesmo que você não vá seguir carreira com C#/.Net, esses conhecimentos te agregam certa experiência que pode ser aproveitada independente da plataforma…

[quote=rmendes08][quote=Erick Ribeiro]Olá, galera. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o tempo e custo de investimento e o tempo e custo de retorno financeiro em relação a essa plataforma.

Cara, eu acho bastante complicado responder essa questão de maneira objetiva. Se você ainda estiver na faculdade a minha sugestão é a seguinte: baixe o Visual Studio (tem uma versão gratuita) e experimente. Tem muito material bom na Internet e a comunidade .NET também é grande. No fim das contas, escolha aquilo com o qual você se sente melhor. Especializar-se em uma plataforma vai ser mais interessante para conseguir o primeiro emprego, depois de alguns anos de experiência, outras habilidades passam a ser mais relevantes.

Sobre retorno financeiro, com raríssimas exceções, os primeiros anos de trabalho são mirrados mesmo.[/quote]

É, vou baixar o Visual Studio e testar mesmo. Já estudei com ele por 2 semestres na faculdade quando estudei estrutura de dados e POO, portanto não terei dificildade de usar (o ruim é que ele não é gratuito).
Acho Java muito bacana, mas também gosto muito do C#, e sei que ambos são ótimos para criação de sistemas tanto mobile quanto para desktop.
Até o momento estudei bastante desenvolvimento web, tanto com frontend como backend, li e estudei bastante e etc, mas agora quero focar em produtividade e seguir um caminho no mercado de trabalho.

Mas vou seguir sua dica, vou instalar o Windows e o Visual Studio, começar a desenvolver sistemas em .NET e com o tempo eu decido o que eu quero, pois na verdade eu queria seguir com PHP, mas desisti.

Obrigado pela atenção, amigo! Desejo felicidades.

[quote=Ruttmann]Olha, acho que vale a pena.

Não investir pesado, ainda mais se você ainda está decidindo por onde começar a sua carreira (assim como eu).

Eu tive sorte, a universidade onde estou estudando disponibiliza aos alunos de BCC e SI uma suíte muito extensa de ferramentas de desenvolvimento da Microsoft. Tenho licenças desde Windows 8 até ferramentas de desenvolvimento pra Windows Phone 8.

Estou pensando em dar uma fuçada nisso durante as férias, mas o que mata é o tempo. Estou fazendo um curso de inglês online do CAPES/MEC, o que está me tomando bastante tempo já.

Mas, todo conhecimento adquirido é bem-vindo. E as vezes mesmo que você não vá seguir carreira com C#/.Net, esses conhecimentos te agregam certa experiência que pode ser aproveitada independente da plataforma…[/quote]

É, realmente isso é verdade. Eu vou usar sim um pouco mais das linguagens da MS só por aprendizado, depois decido entre .NET e C#, o qual eu gostar mais.
Cliente interessado em receber um bom produto é o que não falta. :smiley:

[quote=Erick Ribeiro]Olá, galera. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o tempo e custo de investimento e o tempo e custo de retorno financeiro em relação a essa plataforma.

Edit: Estou perguntando pois estou em dúvida de qual caminho seguir na minha vida profissional.

não importa quantos anos passem, quantos cursos faça, qual profissional você se torne.

todos os profissionais tem exatamente a sua dúvida pelo resto da vida.

em qualquer caminho que você avançar, a grama do vizinho se torna mais verde…

minha opinião, ignore a grama do vizinho e aprenda a aceitar a sua insegurança,

é melhor chegar no topo de um caminho bom, do que ficar parado tentando encontrar algum caminho excelente(que pode se tornar ruim na metade).

se decida logo e faça coisas genéricas que não precisam de decisão: Inglês, especialização, linguagem de programação qualquer programador bom aprende qualquer uma, em qualquer momento.

Independente de C# ou Java, vale a pena se você realmente gosta do que faz!

“Sempre há espaço para bons profissionais”.

Bons estudos e boa sorte! :wink:

[quote=douglaskd][quote=Erick Ribeiro]Olá, galera. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o tempo e custo de investimento e o tempo e custo de retorno financeiro em relação a essa plataforma.

não importa quantos anos passem, quantos cursos faça, qual profissional você se torne.

todos os profissionais tem exatamente a sua dúvida pelo resto da vida.

em qualquer caminho que você avançar, a grama do vizinho se torna mais verde…

minha opinião, ignore a grama do vizinho e aprenda a aceitar a sua insegurança,

é melhor chegar no topo de um caminho bom, do que ficar parado tentando encontrar algum caminho excelente(que pode se tornar ruim na metade).

se decida logo e faça coisas genéricas que não precisam de decisão: Inglês, especialização, linguagem de programação qualquer programador bom aprende qualquer uma, em qualquer momento.[/quote]

Pois é, tudo na vida é relativo e imprevisível.
De qualquer forma, é bom ouvir a opinião dos outros. E vou fazer o que você disse. Muito obrigado pela atenção!

[quote=andrewop][quote=Erick Ribeiro]Olá, galera. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o tempo e custo de investimento e o tempo e custo de retorno financeiro em relação a essa plataforma.

Independente de C# ou Java, vale a pena se você realmente gosta do que faz!

“Sempre há espaço para bons profissionais”.

Bons estudos e boa sorte! ;)[/quote]

Muito obrigado!

você falou em ‘tempo’, ‘custo’, investimento’, ‘retorno’.

noutro tópico que você fala em freelancing.

não seria melhor para você empreender?

Se você é estudante com certeza não deixe de aprender .NET, assim estará mais preparado para as maiores fatias de grandes oportunidades (Java ou .NET). Depois que estiver mais estabelecido no mercado poderá focar mais em uma tecnologia e acompanhar as outras. Como já falaram aqui baixe o Visual Studio Express 2012 que é free.

Do que conheço de conteúdo livre:

Primeiramente: http://www.k19.com.br/downloads/apostilas/dotnet/k19-k31-csharp-e-orientacao-a-objetos
Depois: http://www.k19.com.br/downloads/apostilas/dotnet/k19-k32-desenvolvimento-web-com-aspnet-mvc

ASP.NET MVC é um framework web server action based muito requisitado no mercado, não perca tempo se aprofundando em component based (ASP.NET WebForms), apesar das suas facilidades é mais pra projetos legados.

Não sei se a Caelum também disponibiliza apostila sobre esses conteúdos. Bom do conteúdo da Caelum que tem NHibernate, muito importante no mercado. O que trabalho atualmente em relação a lado server é ASP.NET MVC 4, WebApi e NHibernate. Não trabalho com desktop.

vale sim

Sem querer ser chato, mas:

.NET é um framework.
C# é uma linguagem.

Você só precisa escolher uma das linguagens que rodem em cima da plataforma .NET, entre elas o C#, VB, F#…

Aconselho o PluralSight, 50 dolares por mês e acesso a MUITOS cursos, muito bom se você souber inglês…

Já que vai estudar a plataforma .Net, estude inicialmente C# e ASP.Net. Acredito que seja um pacote bem válido para iniciar.

Depois veja se vai precisar estudar o resto da plataforma (como VB.Net, etc).