Galera, sou programador PHP já faz um tempo, sou também programador C#(Desktop) só que agora eu sinto vontade de experimentar algo novo para WEB. Será que vale a pena largar o PHP pelo ASP.NET?
Eu sei que não vou substituir uma pela outra, obviamente a depender da solução vou ter que optar por alguma delas, mas a questão é que a maioria dos meus sistemas para web são feitos em PHP, vale a pena começar e desenvolver os novos sistemas que virão em ASP.NET?
Sinceramente, não precisa largar nada por nada, mas, você pode agregar mais conhecimentos e aprender também ASP.NET, principalmente agora que é Open Source e está rodando em Linux, Mac e Windows Nativamente.
Também sou desenvolvedor PHP, mas, também sou Desenvolvedor .NET, ai você podem até indagar como: eu aprendi a agregar os dois e aceitar que melhor tem duas linguagens de conhecimento, aumentando meu range de conhecimento do que ser especifico em apenas 1.
Galera, eu disse “largar” no sentido de me dedicar mais ao ASP.NET do que ao PHP, preferir o ASP.NET ao PHP, obviamente é até impossível largar o PHP, uma linguagem que domino a tanto tempo…
É complicado entender o sentimento de cada um “Largar” pode ter tanto significado. No inicio dos estudos você deve aprender a base do .NET, assistir hangout, youtube, ler artigos, entrar nos grupos de estudos MICROSOFT e por ai vai, e paralelamente, com o crescimento de PHP pelo seu conhecimento que mesmo citou ir se atualizando. Resumindo dá para levar as duas muito bem.
Qual seu objetivo? Se for mercado de trabalho, largue PHP, que geralmente é menos valorizado.
Se for algo próprio tanto faz qual backend, ambas tecnologias tem boa longevidade para sistemas de informacao. Importante é ter a capacidade de usa-la bem para atender as necessidades reais do negócio.
Há 2 anos, apareceu uma oportunidade de desenvolver um sistema como freela. Trabalho com java e, na época, estava muito empolgado com o framework VRaptor para desenvolvimento de sistemas web (até hoje gosto muito dele). Porém, resolvi utilizar o AngularJS (com jaxrs dentre outros componentes) para fazer o sistema (as condições do freela me permitia isso é claro), e hoje o conheço muito bem e aparece oportunidades de trabalho por conta da experiência que adquiri.
Mesmo não se tratando da troca de uma linguagem, acredito que a situação seja bastante semelhante, e digo que foi muito bom ter tomado a decisão de utilizar uma coisa nova na época.