Vale a pena migrar para Java?

6 respostas
G

Olá pessoal. Há uma questão que tem me assombrado nos últimos tempos.

Tenho uma empresa de desenvolvimento de sistemas Web e tenho uma framework que ao longo de 1 ano foi se aprimorando, o que garante a ela uma estrutura muito estável.
Tenho entregado os trabalhos em curtíssimo prazo por causa de sua estrutura (toda modularizada).

Esta ferramenta foi baseada em um gerenciador de conteúdo open source muito bacana e constantemente novos releases são disponibilizados para melhorar as funcionalidades da framework e corrigir bugs.

Esta maravilha está toda em PHP. Apesar de ser muito bem construído, sei que o Java tem mais nome no mercado.

A questão é: Vale a pena perder um ano fazendo essa migração? Meu negócio não é vender a framework (gerenciador de conteúdo) e sim os módulos que desenvolvo, logo a framework em sí não trará mais dinheiro para o caixa da empresa…
É mais ou menos o que o PortalJava passa hoje em dia… Usa uma ferramenta PHP mesmo pregando que o Java é melhor pois não pode perder tempo com a estrutura do portal e sim com o conteúdo dele.

E com relação aos profissionais?
Profissionais Java tem sido muito assediados pelo mercado que oferecem salários altos… é difícil conseguir manter um profissional desse porte no quadro da empresa por muito tempo e quando há muita rotatividade de funcionários a qualidade do serviço cai…

No ponto de vista de vocês o que o Java pode oferecer para meu NEGÓCIO que valha a pena eu investir nessa migração?

6 Respostas

M

minha opnião pessoal: não mecha em time q está ganhando :slight_smile:

S

Olá

Só para constar, não achei esse lugar que paga um salário altíssimo :slight_smile: Mas não vamos tocar no assunto para não gerar discussão.

Não posso dizer com absoluta certeza se é vantagem para você fazer a migração. O que posso te dizer é que Java requer maior conhecimento que PHP para programar. O código fica melhor e mais reutilizável, desde que seus funcionários saibam programar em JAVA, se não souberem vai sair uma caca.

Com Java você vai ter as vantagens: reuso, poder (pode um dia aumentar o seu escopo e começar a usar EJB, acesso a banco com transactions, etc…) e o nome no mercado (vai poder dizer “EU USO JAVA”).

Mas se a sua aplicação está funcionando estável, tudo belezinha e você não está tendo problemas de manutenção, fique com ela mesma… não migre não. Não creio que você teria um retorno a curto prazo do investimento de migrar toda a sua aplicação.

Você pode começar a usar Java apenas quando for criar um módulo novo, mas isto seria uma solução com o intuito de, um dia, migrar a aplicação toda.

D

concordo que não se meche em time que está ganhando, mas se puder, ir trabalhando em paralelo em algum módulo do seu framework em java e ver a aceitação dos seus clientes poderá arriscar um investimento baixo com risco baixo e dependendo um retorno satisfatório para ver se realmente java irá atender as suas necessidades, suas perspecitvas e de seus clientes.
Sobre mercado de profissionais java, eu ao menos por aqui estou constatando o contrário, não sei se por inchaço de profissionais o salário de uma caída legal. E em termos de rotatividade isso é um fato comum para profissionais da área, mas se remunerando bem, eles ficam! hehehe

R

Eu acho que se você está atendendo bem seus clientes e eles estão satisfeitos, pra que mudar. Mas Java é Java, se você puder migrar algum módulo pequeno e ver a sua aceitação tanto pelo seus clientes como pelos seus funcionários, seria o começo pra você migrar todo o sistema.

G

Concordo com você. Minha idéia era realmente esta… mas a integração PHP-Java no PHP 4 não me agradou muito. Ainda não testei a versão 5 do PHP, mas pelo que dizem está bem melhor… Pode ser um caminho que nós acabaremos trilhando mesmo…

De qualquer maneira, muito brigado ao pessoal que contribuiu.
Sucesso à todos vocês!

Gustavo Villa.

FieroddPJ

Bom…na minha opiniao o melhor a fazer eh mesmo integrar Java e PHP, a versao 5 esta muito boa sendo completamente compativel com a tecnologia Java…vi na internet um dia desses comentarios sobre essa integração, o PHP 5 eh perfeito pra aplicações rapidas e dinamicas

Vc deveria apenas migrar se o PHP realmente nao estivesse mais a altura dos projetos, mas como isso eh quase impossivel (visto q uma tecnologia free como o PHP esta sempre sendo atualizada por quem a usa e para quem a usa).

como foi dito antes…EM TIME Q ESTA GANHANDO NAO SE MEXE!!!

Criado 30 de maio de 2005
Ultima resposta 30 de mai. de 2005
Respostas 6
Participantes 6