Tenho 15 anos, e andei pensando em que faculdade entrar. Pesquisei muito e cheguei na conclusão que para mim a melhor seria a UNICAMP ou USP. Pretendo entrar em um curso de ciência da computação. Sei que a qualidade do ensino não é tudo e o aprendizado depende do aluno, mas acho que estando nas melhores universidades do país haverá mais oportunidades. Moro em Brasília, valeria a pena morar em uma república em SP? Minha família não é rica, mas tem disposição para bancar pelo menos 700 reais mensais.
Já tive experiência ano passado estudando por conta própria(aprendi Java SE). Porém agora parei um pouco pois estou me dedicando ao ENEM.
Veja, morar em república é sempre mais difícil, pois você tem que fazer tudo por conta própria além de estudar. Em compensação, acho que se amadurece bastante saindo cedo de casa. Com relação à qualidade de ensino, de fato, USP e UNICAMP estão entre as melhores, mas existem outras universidade públicas que também são muito boas e bastante reconhecidas. Com relação às cidades, eu não recomendo ir de cara para São Paulo capital, o custo de vida é muito alto e você vai sofrer demais com trânsito. Geralmente, as cidades do interior são mais baratas e mais agradáveis para a vida universitária. Em SP por exemplo, na cidade de São Carlos tem, além da USP a UFScar, e tem vários campi da UNESP (onde formei) em Bauru, Rio Claro e S. J. Rio Preto. Outro bom curso também, e que fica mais próximo de Brasília é da UFU, aqui em Uberlândia-MG, boa parte dos professores fizerem doutorado na USP de São Carlos. Isso sem falar na UnB que está próximo a você.
4 curtidas