Vale a pena mudar de estado para estudar?

Olá, pessoal. Meu nome é Rodrigo, tenho 18 anos, moro no Rio de Janeiro, prestarei vestibular esse ano e estava pensando em mudar de estado para estudar.

Estava pensando em me mudar para SP, para estudar na USP ou Unicamp, porque em São Paulo - acredito eu - eu teria mais oportunidades de emprego e de crescimento profissional.
Além disso, eu tenho muita vontade de fazer um mestrado no exterior e morar em outro país, e acho que as faculdades em SP (USP e Unicamp) me dariam mais chances do que as faculdades no RJ (UFRJ, Uerj e Unirio me interessam).

Então, o que acham? Vou ter mais chances de bons empregos em SP, ou é melhor ficar no Rio?

Os cursos que me interessam, são:
USP: Sistemas de Informação, São Paulo
Unicamp: Ciência da Computação
UFRJ: Ciência da Computação
UERJ: Ciência da Computação
Unirio: Sistemas de Informação.

Ah, outra coisa: caso eu vá para São Paulo, eu vou depender de alojamento da própria faculdade para morar. Posso ficar na casa da minha tia que mora aí por um tempo até conseguir o alojamento.

Universidades que eu tenho interesse em fazer mestrado:

EUA: MIT, Harvard, Yale.

Canadá: Universidade de Toronto.

Reino Unido: Oxford, Cambridge.

Obrigado!

Inclui o ITA, que (creio) já resolveria o problema de alojamento.

O problema é que para eu ficar no alojamento do ITA eu teria que optar pela carreira militar, o que eu não quero, pois como disse quero morar fora do país…

Sim, vale.

Uma faculdade de nome faz diferença no seu CV.

Já cansei de ser recusado por causa da minha faculdade sem nome. (:

Em termos de qualidade de ensino e renome, acho que a UFRJ não fica muito atrás de USP e Unicamp, o mesmo eu não digo com relação a UERJ e Unirio. Já essa questão de morar fora é um pouco mais complicado. Nesse sentido, você tem que pesar a qualidade de vida que você consegue pagar. Os alojamentos são concorridos, e se você não conseguir uma vaga pode ficar caro morar em república ou pensão.

Uma outra faculdade q vc poderia tentar bolsa é a PUC. A google vem aqui direto procurar pessoas que se formaram lá. (:

Mas a UFRJ e a PUC-RIo também são excelentes.

Olá pessoal.

Obrigado pelas respostas. Mas o que mais me deixa com vontade de estudar em SP são os convenios internacionais que as faculdades (USP e UNICAMP) têm - ou seja, possibilidade de intercâmbio em excelentes faculdades, coisa que as faculdades do Rio não têm.

Parece que a Unicamp é a que mais têm convênios com faculdades de ponta: Yale, Pennsylvania, Berkeley, Oxford, University of London…

O que acham?

[quote=rodrigomoraesrj]Olá pessoal.

Obrigado pelas respostas. Mas o que mais me deixa com vontade de estudar em SP são os convenios internacionais que as faculdades (USP e UNICAMP) têm - ou seja, possibilidade de intercâmbio em excelentes faculdades, coisa que as faculdades do Rio não têm.

Parece que a Unicamp é a que mais têm convênios com faculdades de ponta: Yale, Pennsylvania, Berkeley, Oxford, University of London…

O que acham?
[/quote]

Dúvido muito que não exista essa possibilidade na UFRJ por exemplo, mas realmente, é possível que USP e Unicamp tenham maior número de parcerias. De qualquer maneira, eu não vejo muita vantagem em participar de um programa desses já na graduação. Geralmente, programas internacionais são mais interessantes para um doutorado.