Olá a todos, eu preciso fazer uma loja virtual pequena, queria saber se hoje em dia vale a pena ainda programar uma loja virtual do zero, ou o melhor seria usar algum tipo de cms? Magento, prestashop, etc.
Depende do que você considera “valer a pena”. Se o cliente (supondo que você tem um) está disposto a pagar por todo o desenvolvimento, então provavelmente vale. Também pode ser interessante como um portfólio de web, pra demonstrar que você consegue construir uma aplicação razoavelmente complexa do zero.
Note que há muito pontos importantes na construção de um site ou plataforma desse tipo. Não só visualmente (considerando UX, layouts mobile-friendly, carregamento rápido, otimização das imagens, etc), mas também nos recursos (será uma plataforma genérica, que vende de camisetas a óleo de motor, ou específica, que foca num determinado segmento?) e mesmo segurança (como serão as transações financeiras? Aceitará cartões? Boleto? esse tipo de integração pode causar dor de cabeça se mal implementada). Usar uma plataforma pronta pode facilitar esses e outros ponto importantes.
Abraço.