Vale a pena ser um programador java?

Estou querendo fazer um curso aqui em Belo Horizonte mas estou em duvida, sera que vale a pena ser um programador? Sera que serei bom em programar? O trabalho é recompensador? o salario é bom? Eu sou fluente em inglês tenho 16 anos então me considero bom com linguagens, mas sou péssimo em matemática isso ira interferir em algo caso eu decida ser um programador de java?

Gostaria da ajuda dos programadores veteranos, queria saber se vale a pena seguir essa carreira e quais são os desafios que posso encontrar.

Aguardo respostas.

Então cara, mtas das questões ai são subjetivas…

mas assim, como em toda profissão vc tem 50% de chance de êxito e o mesmo de não êxito.
Pra quem gosta de um ambiente dinâmico e interativo o setor de desenvolvimento geralmente propicia isto… mas, por outro lado, geralmente há bastante tensão, no sentido de cobrança.
Geralmente os melhores salários estão atrelados ao conhecimento diferenciado e a experiência, então é uma linha ascendente… como diz ser fluente em inglês, deverá ser uma progressão mais acentuada.

Pegue uns tutoriais na net, tem a apostila grátis da caelum que é muito didática e tem um ótimo conteúdo, lá vc sentirá se gosta ou não.

Eu, particularmente, adoro Java, acho uma boa escolha.

Bom dia amigo sou de bh tambem!

Sobre suas perguntas
1 Sobre se vale a pena ser um programador
R: Não existe mais programadores java, é Analista / Desenvolvedor, sobre valer a pena o mercado paga menos que engenharia e medicina, e mais do que a maioria das outras

2 Sera que serei bom em programar
R: Acho que ao começar a desenvolver códigos voce sabera se é realmente o que voce gosta se voce gostar com certeza voce sera bom

3 O trabalho é recompensador
R: a primeira já responde

4 o salario é bom
R: Depende do ponto de vista, como disse paga menos que engenharia e medicina, e mais que a maioria das profissões

5 sobre ser péssimo em matemática
R: Eu tambem sou e me considero um bom desenvolvedor, acho que esta questao e unidirecional tipo todo bom matematico é um ótimo desenvolvedor, só que não vale para o contrário

Espero ter ajudado

axo q todo programador/desenvolvedor deveria fazê-lo mais por amor do que só pelo financeiro, tem que sentir prazer em desenvolver, duma forma q seja agradável, isso q busco em programaçäo.

[quote=Holvem]Estou querendo fazer um curso aqui em Belo Horizonte mas estou em duvida, sera que vale a pena ser um programador? Sera que serei bom em programar? O trabalho é recompensador? o salario é bom? Eu sou fluente em inglês tenho 16 anos então me considero bom com linguagens, mas sou péssimo em matemática isso ira interferir em algo caso eu decida ser um programador de java?

Gostaria da ajuda dos programadores veteranos, queria saber se vale a pena seguir essa carreira e quais são os desafios que posso encontrar.

Aguardo respostas.[/quote]

Referente ao salário, o que seria um bom salário para você?

Realmente, acho que a pessoa tem que gostar…
Pois não é simples e às vezes chega a ser estressante…
Então sempre é bom levar como diversão…
Acho que muito programadores pensam assim…
E se divertem muito programando.

Só depende de você, de seu empenho em se tornar um bom programador. :wink:

Aqui no Brasil uns 2 mil a 3 mil no exterior tipo estados unidos uns 7 mil dólares por mês, mas isso já como um programador experiente.

O que considero mais importante que a matemática é noção Lógica e ser capaz de “escrever” o que se pensa através do código, isso com a experiência flui mais facilmente.
Não sei a opinião dos demais mas acho que exercícios lógicos ajudam, sudoku por exemplo e também esses desafios, segue o link com alguns:
Desafios - Site somatematica
Se gosta de coisas assim é meio caminha andado, lembrando que esta é minha opinião e não a verdade absoluta sobre o tema abordado.

Boa sorte.

Aqui no Brasil uns 2 mil a 3 mil no exterior tipo estados unidos uns 7 mil dólares por mês, mas isso já como um programador experiente.[/quote]

Se for inicial deve conseguir no maximo 2 quando tiver mais experiencia uns 4 a 5

Estou como Analista/Desenvolvedor Java Pleno com salário de R$ 4.000,00 em carteira (CLT Full). :wink:

vale a pena não, fica em casa vendo tv tem ótimos filmes na sessão da tarde.

daqui uns anos voce pode ir pra praça da Sé pedir esmolas e viver disso.

ser programador não compensa não…

Pelo menos para mim vale muito a pena.
Agora depende de como você se é realmente isso que você quer pois não é tão fácil assim
esse mundo do Java, principalmente Web.
Mas vale a pena.

Oi,

Basta querer e tentar

Tchauzin!

Se vc acha R$2000-3000 um bom salário então com certeza vale a pena ser programador, agora se vc pretende algum dia ganhar R$10.000+ é mais fácil em algumas outras carreiras

De qualquer forma, se vc não está afim de gastar dinheiro no curso tem diversos tutoriais na net que vai ensinar a programar, aí você pode ver se vai curtir a área

Obrigado pessoal pelas respostas vou olhar alguns tutoriais na internet aprender algumas coisas de java, agora o pessoal de Belo Horizonte ficaria muito grato se pudessem me indicar os melhores lugares para fazer um curso de java, caso eu queira seguir essa carreira.

[quote=victorcosta]Se vc acha R$2000-3000 um bom salário então com certeza vale a pena ser programador, agora se vc pretende algum dia ganhar R$10.000+ é mais fácil em algumas outras carreiras
[/quote]

Concordo em partes Victor, se for ver regiões que não sejam São Paulo - Capital.

Em São Paulo, tem muito sênior ganhando 8-10k, e jrs entrando no mercado ganhando 3k. (valores CLT)

Eu mesmo, sou do ABC, e só consigo me atrair pelas vagas de java jr de São Paulo-Capital…e já vou pensando no meu futuro (com entusiasmo), quando vejo vagas CLT p/ sênior de uns 8k.

[quote=brunobra][quote=victorcosta]Se vc acha R$2000-3000 um bom salário então com certeza vale a pena ser programador, agora se vc pretende algum dia ganhar R$10.000+ é mais fácil em algumas outras carreiras
[/quote]

Concordo em partes Victor, se for ver regiões que não sejam São Paulo - Capital.

Em São Paulo, tem muito sênior ganhando 8-10k, e jrs entrando no mercado ganhando 3k. (valores CLT)

Eu mesmo, sou do ABC, e só consigo me atrair pelas vagas de java jr de São Paulo-Capital…e já vou pensando no meu futuro (com entusiasmo), quando vejo vagas CLT p/ sênior de uns 8k.[/quote] É isso aí mano.

Está no caminho certo.

Conheço gente que em questão de 3 anos teve o salário inicial de 600 reais e hoje (3 anos depois pela ultima conversa que tivemos) ganha mais de 10x isso. [=

Basta você ralar e correr atrás.

Oi, eu nao recomendo a area de TI para ninguem, mas como cada um tem seu gosto, o que eu recomendo
e que voce se informe bastante, e nao se deixe levar pelo comentario de outras pessoas, pois elas tendem a puxar
a sardinha para seu proprio lado. Quanto ao conhecimento de matematica, voce nao vai usar a matematica do ensino superior
em 99,9% das empresas se for para a area de TI. E outra, cuidado com essas questoes salariais, isso varia muito de regiao para regiao,
esses salarios exorbitantes so existem em Sao Paulo, no resto do Brasil e muito diferente.

Pessoal da universidade XTI criou um tópico falando dessas aulas no youtube, não vi todas mas parece ser um ótimo material.
Curso Java 7

Bons estudos.