[quote]Estou querendo fazer um curso aqui em Belo Horizonte mas estou em duvida, sera que vale a pena ser um programador? Sera que serei bom em programar? O trabalho é recompensador? o salario é bom? Eu sou fluente em inglês tenho 16 anos então me considero bom com linguagens, mas sou péssimo em matemática isso ira interferir em algo caso eu decida ser um programador de java?
Gostaria da ajuda dos programadores veteranos, queria saber se vale a pena seguir essa carreira e quais são os desafios que posso encontrar.
Aguardo respostas.[/quote]
- O trabalho é recompensador?
Não existe trabalho recompensador. Como todo empregado, programador faz seu trabalho não para ele mesmo, mas para alguém, por isso recebe uma recompensa em dinheiro, mas pelo que pude entender, sua pergunta é do lado pessoal, do tipo: será que alguém reconhecerá meu trabalho e me elogiará etc etc ? A resposta é não. O programador pode fazer o programa mais difícil do mundo, calculando a rotação dos planetas daqui a 1000 anos com base na teoria de Einstein, mas só você saberá o quanto foi difcíl, para o restante da empresa, a dificuldade do seu trabalho é desconhecido.
Quem olha de fora, pensa que programador não faz nada, isso por causa do caráter introspectivo da profissão: pensar em algorítimo, pensar em soluções lógicas, às vezes, altamente complicadas. Debruçar sobre a mesa e racioncinar sobre como resolver uma dificuldade ou qual a abordagem é melhor, nada disso é reconhecido para quem não é programador. Quem olha o programador debruçado sobre uma mesa, já o juga mal.
Uma vez estava resolvendo um problema lógico no programa em um cliente, parei 2 minutos para pensar, aí a gente fala para mim: “vamos, os códigos não vão escrever sozinhos, vai!”. Se você entrar nessa, se prepare, pois esse trabalho é ingrato. Muito esforço mental para pouco reconhecimento, e por fim pouco recompensador nesse sentido pessoal.
= Sera que serei bom em programar?
Veja bem, para ser programador é preciso de muito lógica. Agora veja sua pergunta, como vamos saber se você será bom ou não, não tem como sabermos isso. Por isso essa sua pergunta foi inútil, logo demonstrou não ter muita lógica, logo acho que você não seria um bom programador.
= o salario é bom?
Se você ganha mais que 3 mil, seu gerente te esfola com prazos curtos e alta qualidade do serviço. Portanto só os bons chegam a ganhar bem.
= Eu sou fluente em inglês tenho 16 anos então me considero bom com linguagens, mas sou péssimo em matemática isso ira interferir em algo caso eu decida ser um programador de java?
Totalmente, quem é ruin em matemática, é ruim em programação. Não porque você precise usar matemática, mas porque o mesmo raciocínio usado para montar uma fórmula matemática é a mesma usada para construir algorítimo, isso eu sei porque fiz metade de uma faculdade de matemática. Eu também porque sou programador há 10 anos.
Na minha opinião, o desafio maior não é nem ser programador, mas conseguir um bom emprego, visto que a maioria dos empregos para programadores são por projetos. Nada perene, nada estável: o programador é contratado pra fazer um projeto e depois tchau. Ser programador, infelizmente digo isso, é quase igual a pedreiro: termina uma obra, procura-se outra; termina um projeto, procura-se outro.