Vale a pena ser um programador java?

[quote=Holvem]Estou querendo fazer um curso aqui em Belo Horizonte mas estou em duvida, sera que vale a pena ser um programador? Sera que serei bom em programar? O trabalho é recompensador? o salario é bom? Eu sou fluente em inglês tenho 16 anos então me considero bom com linguagens, mas sou péssimo em matemática isso ira interferir em algo caso eu decida ser um programador de java?

Gostaria da ajuda dos programadores veteranos, queria saber se vale a pena seguir essa carreira e quais são os desafios que posso encontrar.

Aguardo respostas.[/quote]

Acho que antes de pensar em ser-programador-JAVA, vc deverias pensar se vale a pena investir na area de computacao.

Area de informatica eh muito ampla, voce pode ser desenvolvedor ou vai ficar mais fazendo analise, ou voce pode ser uma administrador de sistemas, administrador de banco de dados, redes, sao tantas coisas que voce pode fazer.
Se voce tem a idea de ser desenvolvedor, nao existe apenas Java… tem varias outras linguagens que sao muito usadas e tem muitas oportunidades de emprego. Mas com certeza o Java eh uma boa opcao.

Se voce vai ser um bom programador ou nao, depende. Eu nao acho um problema que voce seja pessimo em matematica (como vc mesmo disse), porem, desenvolvedores (ou pessoas da area de informatica em geral) necessitam ter um bom raciocinio logico.

O trabalho como desenvolvedor pode ser recompensador, mas seja preparado para muito stress, varias horas de trabalho para cumprir prazos e uma vida que constante estudo, porque voce tem que estar ser se atualizando seja como nova versoes de linguagens, frameworks, IDE’s e etc.
Os salarios para desenvolvedor sao bons, depende da empresa, depende do lugar que vc mora, quanta experiencia voce tem. Vi algumas pessoas falando que quem esta comecando ai no Brasil ganha uns 2000 reais, por aqui quem acabou de sair da faculdade ganha mais ou menos uns 8000 reais (convertendo Swedish Crowns para Reais).

Acho importante pensar na remuneracao, mas lembre-se que dinheiro nao eh tudo. Pra mim eh importante escolher uma area com uma remuneracao legal, bastante oportunidades de emprego e que voce se sinta bem fazendo.

Bom que voce tem ingles, hoje em dia eh quase indispensavel pra quem quer trabalhar com informatica, muito informacao na net, tutoriais, artigos sao em ingles, livros tecnicos em ingles e se voce tem pretensao de sair do Brasil para trabalhar ja eh uma mao na roda.

Antes de decidir se eu queria ir para a area de desenvolvimento ou nao, eu comecei a programa em casa, tentava implementar alguns projetinhos simples em alguma linguagem, ate que eu cheguei ate a entrar em um curso de programacao, ai eu decidi que era o que eu gostava de fazer. Talvez seja uma boa ideia voce fazer isso, porque de repente as ideias que nos temo nao correspondem com a realidade.

//Daniel

[quote=victorcosta]Se vc acha R$2000-3000 um bom salário então com certeza vale a pena ser programador, agora se vc pretende algum dia ganhar R$10.000+ é mais fácil em algumas outras carreiras

De qualquer forma, se vc não está afim de gastar dinheiro no curso tem diversos tutoriais na net que vai ensinar a programar, aí você pode ver se vai curtir a área[/quote]

• de R$ 10.000,00 é difícil em qualquer carreira, não se iludam. Nenum administrador de empresas sai CEO, nenhum médico sai cirurgião de renome, para um bacharel em direito passar em um concurso para juiz tem que estudar demais da conta …

Sim, vale muito apena.
Agora, não vá penssando que um cursinho de java de 3 meses fará de você um programador. Um programador Java leva muito mais do que 3 meses para ficar “pronto”.

Um erro muito comum, é o(a) aluno(a) terminar o curso e não revisar o que foi visto durante o mesmo achando que está capacitado para entrar no mercado. :wink:

[quote=rmendes08][quote=victorcosta]Se vc acha R$2000-3000 um bom salário então com certeza vale a pena ser programador, agora se vc pretende algum dia ganhar R$10.000+ é mais fácil em algumas outras carreiras

De qualquer forma, se vc não está afim de gastar dinheiro no curso tem diversos tutoriais na net que vai ensinar a programar, aí você pode ver se vai curtir a área[/quote]

• de R$ 10.000,00 é difícil em qualquer carreira, não se iludam. Nenum administrador de empresas sai CEO, nenhum médico sai cirurgião de renome, para um bacharel em direito passar em um concurso para juiz tem que estudar demais da conta … [/quote]

po mais 10 mil pra juiz ou cirurgião ou CEO é merreca.

salario juiz STF: R$26.723,00

medico cirurgião geral salario: 15mil a 20 mil (se for cirurgião plastico PQP, se tiver clinica então PQP, se for no exterior então PQP)

CEO ganha mais de 1 milhão de dolares por ano. (fora bonificações)

10mil CLT é um bom salario, mais na área de desenvolvimento, chegar nesse valor acho bem ilusório, nos EUA desenvolvedor seniorzão é 120k ano que da uns 17 mil reais por mês, (você pode ter estudado 2x mais que um cirurgião ou CEO ou Médico, jamais terá o salário deles).

10 mil CLT é quase o této do desenvolvedor.

[quote=leonardobhbr]Bom dia amigo sou de bh tambem!

Sobre suas perguntas
1 Sobre se vale a pena ser um programador
R: Não existe mais programadores java, é Analista / Desenvolvedor, sobre valer a pena o mercado paga menos que engenharia e medicina, e mais do que a maioria das outras

2 Sera que serei bom em programar
R: Acho que ao começar a desenvolver códigos voce sabera se é realmente o que voce gosta se voce gostar com certeza voce sera bom

3 O trabalho é recompensador
R: a primeira já responde

4 o salario é bom
R: Depende do ponto de vista, como disse paga menos que engenharia e medicina, e mais que a maioria das profissões

5 sobre ser péssimo em matemática
R: Eu tambem sou e me considero um bom desenvolvedor, acho que esta questao e unidirecional tipo todo bom matematico é um ótimo desenvolvedor, só que não vale para o contrário

Espero ter ajudado[/quote]

Pelo que eu tenho visto do mercado, paga menos que “a maioria das outras”, pelo menos aqui em Floripa e pelo que tenho lido de outros lugares, talvez a exceção de SP.

Você deve saber apenas a parte de lógica, não a de matemática.

Se você souber a diferença entre “causa” e “efeito” (tem muita gente que não sabe, viu!) você já sabe 75% do que deve saber de lógica.

Nunca precisei usar nada mais complexo que uma conta de multiplicação ou uma de divisão.

(Obviamente se você vai escrever o engine para jogos 2D ou 3D desconsidere o que falei :slight_smile: )

[quote=entanglement]
(Obviamente se você vai escrever o engine para jogos 2D ou 3D desconsidere o que falei :slight_smile: )[/quote]

mudando um pouco de assunto, esse trabalho de programar engines, deve ser extremamente gratificante, bem dificil, mais gratificante…

[quote=Marcio_Nogueira]Sim, vale muito apena.
Agora, não vá penssando que um cursinho de java de 3 meses fará de você um programador. Um programador Java leva muito mais do que 3 meses para ficar “pronto”.

Um erro muito comum, é o(a) aluno(a) terminar o curso e não revisar o que foi visto durante o mesmo achando que está capacitado para entrar no mercado. :wink:[/quote]

Logico que não neh tava pensando em fazer um curso de 1 anos se existir por ai.
O Que eu tenho de ideia de um curso é que quando você termina já seja proficiente no que você cursou, logico isso varia de curso para curso.
Mas eu ainda estou incerto sobre esse negocio de programar ter que decorar os comandos e tal, acho que vou saber quando começar a programar algumas coisinhas aqui no pc, só vou esperar meu pc novo porque o que eu tenho aqui da pra fazer nada.

Não é decorar comandos, mas entender o que você está fazendo!
Se não tem tanta certeza de que de fato quer ser programador, então cai fora enquanto é tempo! :wink:

[quote=rmendes08][quote=victorcosta]Se vc acha R$2000-3000 um bom salário então com certeza vale a pena ser programador, agora se vc pretende algum dia ganhar R$10.000+ é mais fácil em algumas outras carreiras

• de R$ 10.000,00 é difícil em qualquer carreira, não se iludam. Nenum administrador de empresas sai CEO, nenhum médico sai cirurgião de renome, para um bacharel em direito passar em um concurso para juiz tem que estudar demais da conta … [/quote]

Talvez fácil tenha sido uma palavra errada. Digamos que é mais comum você encontrar alguém formado em medicina/direito ganhando isso do que alguem de computação. Claro que pra se formar em medicina ou passar em concurso tem que se esforçar…

Aqui no Brasil uns 2 mil a 3 mil no exterior tipo estados unidos uns 7 mil dólares por mês, mas isso já como um programador experiente.[/quote]

Se o seu objetivo é pequeno assim você está no caminho certo!!! Só virar programador mesmo! Porque tem gente que entra na área achando que vai ganhar 30k…

A proficiência vem com a prática, não espere que ao terminar um cursinho você tenha a sonhada “proficiência”.
Se você acredita em milagre, então é um problema sério. :wink:

Particularmente eu nunca fiz nenhum curso pago, fiz uma curso muito muito básico gratuito(dado pelo governo, dizem que tem no Brasil todo mais eu não sei informar…) depois fui caminhando sozinho… Procurei apostilas grátis e agora que vim comprar um livro para mim estuda para Certificação… Já programo desktop e agora estudo Web(JSF)… E no caso de duvidas sempre pergunto aqui no fórum…

Os melhores lugares que eu conheço é a Caelum e a AlgaWorks as 2 fornece apostila grátis e cursos de boa qualidade, mais eu prefiro a Algaworks se fosse para eu fazer um curso eu faria nela…
Se informe e veja oq acha…

ps: Tb tenho 16 anos…

Existem vagas pra médico, sem especialidade, e sem experiência, em interiores onde chega a R$20.000,00 fácil, minha irmã está se formando vai começar em uma cidade a 200kms deBelém 3x na semana pra ganhar 10k.
Qualquer advogado jR. ganha 3k.
Engenheiro então, um amigo meu arranjou um estágio em uma construtura em Belém ganhando 1400,00…

Existem vagas pra médico, sem especialidade, e sem experiência, em interiores onde chega a R$20.000,00 fácil, minha irmã está se formando vai começar em uma cidade a 200kms deBelém 3x na semana pra ganhar 10k.
Qualquer advogado jR. ganha 3k.
Engenheiro então, um amigo meu arranjou um estágio em uma construtura em Belém ganhando 1400,00…[/quote]

Só tem um detalhe. Quantos anos médico estuda mesmo antes de se formar?

Realmente, medicina só pra entrar na faculdade já é uma batalha, mais 6 anos de graduação, e mais anos de residência… se não ganhassem bem seria sacanagem ausasuhsauhsa

Agora respondendo ao carinha ue criou o tópico, se você quer entrar na área porque ama programar, e gosta do que faz tudo bem, agora se pensa que vai ganhar bem, ter altos salários, melhor não entrar…

Uhum.

E tem outra coisa. Se eles dão mole, eles podem ser banidos e nunca mais serem médicos novamente.

Tu pode fazer um IF errado, dar uns 100mil de prejú e ainda continuar na sua área! \o\ ( já vi isso aconter! :stuck_out_tongue: )

Pois eh, mas eu prefiria ser programador, sem poder cometer uma falha grave, se não seria banido da profissão, e ganhar 15, 20k por mes, do que ganhar 2k

=)

[quote]Estou querendo fazer um curso aqui em Belo Horizonte mas estou em duvida, sera que vale a pena ser um programador? Sera que serei bom em programar? O trabalho é recompensador? o salario é bom? Eu sou fluente em inglês tenho 16 anos então me considero bom com linguagens, mas sou péssimo em matemática isso ira interferir em algo caso eu decida ser um programador de java?

Gostaria da ajuda dos programadores veteranos, queria saber se vale a pena seguir essa carreira e quais são os desafios que posso encontrar.

Aguardo respostas.[/quote]

• O trabalho é recompensador?
    Não existe trabalho recompensador. Como todo empregado, programador faz seu trabalho não para ele mesmo, mas para alguém, por isso recebe uma recompensa em dinheiro, mas pelo que pude entender, sua pergunta é do lado pessoal, do tipo: será que alguém reconhecerá meu trabalho e me elogiará etc etc ? A resposta é não. O programador pode fazer o programa mais difícil do mundo, calculando a rotação dos planetas daqui a 1000 anos com base na teoria de Einstein, mas só você saberá o quanto foi difcíl, para o restante da empresa, a dificuldade do seu trabalho é desconhecido.

Quem olha de fora, pensa que programador não faz nada, isso por causa do caráter introspectivo da profissão: pensar em algorítimo, pensar em soluções lógicas, às vezes, altamente complicadas. Debruçar sobre a mesa e racioncinar sobre como resolver uma dificuldade ou qual a abordagem é melhor, nada disso é reconhecido para quem não é programador. Quem olha o programador debruçado sobre uma mesa, já o juga mal.

Uma vez estava resolvendo um problema lógico no programa em um cliente, parei 2 minutos para pensar, aí a gente fala para mim: “vamos, os códigos não vão escrever sozinhos, vai!”. Se você entrar nessa, se prepare, pois esse trabalho é ingrato. Muito esforço mental para pouco reconhecimento, e por fim pouco recompensador nesse sentido pessoal.

= Sera que serei bom em programar?
Veja bem, para ser programador é preciso de muito lógica. Agora veja sua pergunta, como vamos saber se você será bom ou não, não tem como sabermos isso. Por isso essa sua pergunta foi inútil, logo demonstrou não ter muita lógica, logo acho que você não seria um bom programador.

= o salario é bom?
Se você ganha mais que 3 mil, seu gerente te esfola com prazos curtos e alta qualidade do serviço. Portanto só os bons chegam a ganhar bem.

= Eu sou fluente em inglês tenho 16 anos então me considero bom com linguagens, mas sou péssimo em matemática isso ira interferir em algo caso eu decida ser um programador de java?
Totalmente, quem é ruin em matemática, é ruim em programação. Não porque você precise usar matemática, mas porque o mesmo raciocínio usado para montar uma fórmula matemática é a mesma usada para construir algorítimo, isso eu sei porque fiz metade de uma faculdade de matemática. Eu também porque sou programador há 10 anos.

Na minha opinião, o desafio maior não é nem ser programador, mas conseguir um bom emprego, visto que a maioria dos empregos para programadores são por projetos. Nada perene, nada estável: o programador é contratado pra fazer um projeto e depois tchau. Ser programador, infelizmente digo isso, é quase igual a pedreiro: termina uma obra, procura-se outra; termina um projeto, procura-se outro.