[quote=Holvem]Estou querendo fazer um curso aqui em Belo Horizonte mas estou em duvida, sera que vale a pena ser um programador? Sera que serei bom em programar? O trabalho é recompensador? o salario é bom? Eu sou fluente em inglês tenho 16 anos então me considero bom com linguagens, mas sou péssimo em matemática isso ira interferir em algo caso eu decida ser um programador de java?
Gostaria da ajuda dos programadores veteranos, queria saber se vale a pena seguir essa carreira e quais são os desafios que posso encontrar.
Aguardo respostas.[/quote]
Acho que antes de pensar em ser-programador-JAVA, vc deverias pensar se vale a pena investir na area de computacao.
Area de informatica eh muito ampla, voce pode ser desenvolvedor ou vai ficar mais fazendo analise, ou voce pode ser uma administrador de sistemas, administrador de banco de dados, redes, sao tantas coisas que voce pode fazer.
Se voce tem a idea de ser desenvolvedor, nao existe apenas Java… tem varias outras linguagens que sao muito usadas e tem muitas oportunidades de emprego. Mas com certeza o Java eh uma boa opcao.
Se voce vai ser um bom programador ou nao, depende. Eu nao acho um problema que voce seja pessimo em matematica (como vc mesmo disse), porem, desenvolvedores (ou pessoas da area de informatica em geral) necessitam ter um bom raciocinio logico.
O trabalho como desenvolvedor pode ser recompensador, mas seja preparado para muito stress, varias horas de trabalho para cumprir prazos e uma vida que constante estudo, porque voce tem que estar ser se atualizando seja como nova versoes de linguagens, frameworks, IDE’s e etc.
Os salarios para desenvolvedor sao bons, depende da empresa, depende do lugar que vc mora, quanta experiencia voce tem. Vi algumas pessoas falando que quem esta comecando ai no Brasil ganha uns 2000 reais, por aqui quem acabou de sair da faculdade ganha mais ou menos uns 8000 reais (convertendo Swedish Crowns para Reais).
Acho importante pensar na remuneracao, mas lembre-se que dinheiro nao eh tudo. Pra mim eh importante escolher uma area com uma remuneracao legal, bastante oportunidades de emprego e que voce se sinta bem fazendo.
Bom que voce tem ingles, hoje em dia eh quase indispensavel pra quem quer trabalhar com informatica, muito informacao na net, tutoriais, artigos sao em ingles, livros tecnicos em ingles e se voce tem pretensao de sair do Brasil para trabalhar ja eh uma mao na roda.
Antes de decidir se eu queria ir para a area de desenvolvimento ou nao, eu comecei a programa em casa, tentava implementar alguns projetinhos simples em alguma linguagem, ate que eu cheguei ate a entrar em um curso de programacao, ai eu decidi que era o que eu gostava de fazer. Talvez seja uma boa ideia voce fazer isso, porque de repente as ideias que nos temo nao correspondem com a realidade.
//Daniel