Vale a pena trabalhar com sistema legado?

Boa noite pessoal, Eu nunca trabalhei com programação e estou quase no final de um processo seletivo (só falta o exame médico amanhã, e vou começar na quinta-feira). O problema é que lá, na maior parte do tempo, vou mexer com um sistema legado escrito em VB.

Eu vou resolver bugs nesse sistema, e também vou participar de um projeto em PHP, onde estão reescrevendo esse sistema legado aos poucos.

É um sistema grande, onde não houve preocupação com testes, não existe documentação, e o sistema está muito mal escrito. Depois de me explicarem isso, me perguntaram se eu tinha certeza que iria aceitar a vaga, porque o último programador desistiu por causa disso, no seu primeiro mês.

Eu falei que sim, mas na real eu fiquei com bastante dúvida. O que me preocupa, é se eu vou me tornar um programador melhor mexendo em sistema legado. Eu gostaria de saber a opinião de quem tem mais experiência, se vale a pena trabalhar com esse tipo de sistema pra mim que estou começando.

Caso consiga se familiarizar com o sistema, pode se tornar um ativo indispensável para a empresa, mas um programador melhor? Provavelmente não.

O que você perderia? Já está empregado? Tem outra oportunidade melhor? Se não, pegue a vaga enquanto não arruma algo melhor. Maioria é legado mesmo.

2 curtidas