Eu tava lendo sobre o novo NetBeans, o 6 agora, fiquei impressionado como ele vem cheio de tranqueiras e pronto pra fazer trabalhos pesados, soa, webservice, trabalh c/ UML integrado e tal…
sei que o eclipse tem muitos plug-ins que fazem ele ficar ainda mais “parrudo”, o UML mesmo acho que o Omondo da conta… mas o Mantisse do netbeans por exemplo eu considero melhor que o visual editor… claro que a edição visual é apenas uma ajuda para aumentar na produtividade…
Mas não sei, eu queria saber de vocês que já tem mais experiência c/ ambas, se vale a pena investir nesse novo netbeans, ou se ainda é melhor utilizar ou eclipse ou fazer uma junção dos 2 para extrair o melhor de cada (não sei se é possível esse tipo de coisa em projetos grandes)…
Utilize aquele que lhe for mais útil.
Se os dois forem útils. Ótimo, utilize os dois.
afamorim
Concordo plenamente, para mim o grande diferencial do netbeans em relação ao eclipse é a parte visual dele, que para mim é imbativel.
Mais como trabalho com web, uso o eclipse, que ate minhas aplicações php da suporte, utilizando o Aptana
felipealbuquerque
Eu, pessoalmente, utilizo e prefiro o Eclipse.
Mas isso é questão de gosto. Não adianta eu falar que uma IDE é melhor que a outra, mais parruda, rápida, flexível, etc… Entraríamos em mais uma das incontáveis discussões sobre “qual é a melhor IDE”.
Utilize a IDE com a qual você se sente mais à vontade para desenvolver.
Jair_Rillo_Junior
Se você gostar mais do Netbeans 6 e for mais produtivo nele, a resposta é SIM, vale a pena trocar.
rafaelglauber
sugestão: Abra um projeto em cada uma das duas IDEs e faça um pequeno projeto focando nas atividades de codificação, debug, testes, um pouco de CVS… ao fim verifique em qual das duas você melhor se adaptou e foi mais produtivo, acredito que será a melhor escolha PRA VOCÊ começar!!! Após um tempo acredito que poderá decidir melhor sozinho.
ps. fiz isso com um pequeno projeto web, com pagina de login, logout, paginas de erro, umas tables, CRUD…estou apostando no Netbeans para continuar.
tiagomac
Sobre o eclipse, qual das versões vcs preferem? eu to usando a Easy Eclipse que tenho achado muito bom, alias, novatos em java é ótimo, vem até com o FatJar instalado…
ouvi dizer que o eclipse Europa (da IBM) tbm é excelente, e um outro pago , um tal de MyEclipse, que dizem ser o “melhor”, mais completo e tal…