Vale a pena utilizar hibernate para pequenas aplicações??? ou melhor de médio porte pra cima???
Mais uma dúvida que surgiu!!
Obrigado desde já!!!
Vale a pena utilizar hibernate para pequenas aplicações??? ou melhor de médio porte pra cima???
Mais uma dúvida que surgiu!!
Obrigado desde já!!!
olá,
EU penso q usar 1 framework só NÃO é útil quando vc demora mais tempo para configura lo do que fazer “na mão” e quando a aplicação pode crescer muito!
att,
Acho penso que um framewprk de persistencia como o hibernate é util para pequenas, medias e grandes aplicações. Não pense apenas em criar a aplicação, mas também no depois quando precisar dar manutenção. Vai ficar muito mais fácil tendo a ajuda de um framework como o hibernate.
isso é verdade e importante!
att,
vlw galera… to estudando hibernate ultimamente 
alguém tem algum material bom dele???
Obrigado desde já!!!
Depende da aplicação e do conhecimento da equipe! Em uma aplicação simples com uma equipe com pouco ou nenhum conhecimento em frameworks de mapeamento objeto relacional é mais rápido trabalhar da forma tradicional. Com uma equipe experiente mesmo uma aplicação mais simples vai ser feita rapidadmente usando um framework OR.
Quanto ao fato da manutenção Você sempre pode refatorar o código, pois isso é mais indicado do que programar para o futuro.
Antes de aprender hibernate de uma olhada no livro do Fowler, Padrões de Projeto de Aplicações Corporativas.
Depois no do Evans, Domain Drive Design.
Assim você apreenderá como usar objetos da maneira correta e não como simples estrutura de dados.
Acredito que valha sim a pena.
Caro colega,
A utilização de um framework não deve ser levada em conta pelo tamanho da aplicação, e sim por diversos outros fatores tais como: Escalabilidade, Performance entre outros.
Caro colega,A utilização de um framework não deve ser levada em conta pelo tamanho da aplicação, e sim por diversos outros fatores tais como: Escalabilidade, Performance entre outros.
Caro colega,A utilização de um framework não deve ser levada em conta pelo tamanho da aplicação, e sim por diversos outros fatores tais como: Escalabilidade, Performance entre outros.
Por que? Uma aplicação com utilizando um framework OR é menos escalável ou tem uma performance menor que uma que não use?
Acho que você não conseguiu interpretar corretamente oque escrevi para o colega acima, não disse que um framework OR não tem escalabilidade, muito pelo contrario um framework fornece sempre um alto grau de escalabilidade quando usado corretamente, oque disse e que ele tem que ver a necessidade de utilizar um framework não pelo tamanho da aplicação e sim pelas questões citadas acima. Em materia de performance o uso de Hibernate ou de qualquer outro framework OR pode se aproximar muito de você utilizar querys via JDBC, mas não da para dizer que será superior a uma query JDBC bem formulada.
Por que? Uma aplicação com utilizando um framework OR é menos escalável ou tem uma performance menor que uma que não use?Acho que você não conseguiu interpretar corretamente oque escrevi para o colega acima, não disse que um framework OR não tem escalabilidade, muito pelo contrario um framework fornece sempre um alto grau de escalabilidade quando usado corretamente, oque disse e que ele tem que ver a necessidade de utilizar um framework não pelo tamanho da aplicação e sim pelas questões citadas acima. Em materia de performance o uso de Hibernate ou de qualquer outro framework OR pode se aproximar muito de você utilizar querys via JDBC, mas não da para dizer que será superior a uma query JDBC bem formulada.
Realmente não estou entendo! Como você mesmo disse, usar ou não um framework OR não faz diferença para Escalabilidade e Performance Ok? Então por que ele deveria levar isso em conta na escolha de usar ou não um framework OR?
Por que? Uma aplicação com utilizando um framework OR é menos escalável ou tem uma performance menor que uma que não use?Acho que você não conseguiu interpretar corretamente oque escrevi para o colega acima, não disse que um framework OR não tem escalabilidade, muito pelo contrario um framework fornece sempre um alto grau de escalabilidade quando usado corretamente, oque disse e que ele tem que ver a necessidade de utilizar um framework não pelo tamanho da aplicação e sim pelas questões citadas acima. Em materia de performance o uso de Hibernate ou de qualquer outro framework OR pode se aproximar muito de você utilizar querys via JDBC, mas não da para dizer que será superior a uma query JDBC bem formulada.
Realmente não estou entendo! Como você mesmo disse, usar ou não um framework OR não faz diferença para Escalabilidade e Performance Ok? Então por que ele deveria levar isso em conta na escolha de usar ou não um framework OR?
Errado, leia novamente oque escrevi
Ou seja, usar ou não o framework não interfere na escalabilidade. O framework permite que eu tenha uma aplicação escalavel e não usá-lo também permite!
Ou seja não é possível afirmar que a Performance seja igual ou superior que uma consulta direta! Mas mesmo usando OR, é possível otimizar algumas consultas ou seja a Performance não é diretamente ligada ao OR. Eu posso usar OR e otimazar consultas mais lentas. Desse modo posso dizer que a performanece é independente de usar ou não OR! Depende mais da forma como ele é usado e otmizado.
Resumindo um framework OR não interfere na Escalabilidade e Performance!
Ou seja, usar ou não o framework não interfere na escalabilidade. O framework permite que eu tenha uma aplicação escalavel e não usá-lo também permite!
Ou seja não é possível afirmar que a Performance seja igual ou superior que uma consulta direta! Mas mesmo usando OR, é possível otimizar algumas consultas ou seja a Performance não é diretamente ligada ao OR. Eu posso usar OR e otimazar consultas mais lentas. Desse modo posso dizer que a performanece é independente de usar ou não OR! Depende mais da forma como ele é usado e otmizado.
Resumindo um framework OR não interfere na Escalabilidade e Performance!
Por experiencia prórpia posso te afirmar que “Jamais” uma query utilizando Hibernate vai ter a mesma performa que uma query bem formulada utilizando JDBC.
Em relação a escalabilidade sim podemos ter uma aplicação escalavel sem a utilização de um framework, somente disse que um framework pode fornecer um alto grau de escalabilidade.
Com certeza uma “query bem formulada” é mais eficiente que uma gerada por uma mapeador OR. Só que não isso não afeta a performance do sistema, porque o mapeador OR permite que eu personalize determinadas consultas! A grande maioria dos casos incluem consultas simples que não afetam a performance pois seriam muito iguais as feitas a mão. Uma coisa é otimização de pesquisa. Pode se ter uma pesquisa de baixo desempenho usando JDBC (e pela minha experiência isso é bem comum) ai cabe o fator de ajusta-la para maior performance. Como a maioria dos framework OR permitem ajustes em consultas é possível dizer que a utlização de um framework OR não afeta a performance do sistema.
Por experiencia prórpia posso te afirmar que “Jamais” uma query utilizando Hibernate vai ter a mesma performa que uma query bem formulada utilizando JDBC.
Com certeza uma “query bem formulada” é mais eficiente que uma gerada por uma mapeador OR. Só que não isso não afeta a performance do sistema, porque o mapeador OR permite que eu personalize determinadas consultas! A grande maioria dos casos incluem consultas simples que não afetam a performance pois seriam muito iguais as feitas a mão. Uma coisa é otimização de pesquisa. Pode se ter uma pesquisa de baixo desempenho usando JDBC (e pela minha experiência isso é bem comum) ai cabe o fator de ajusta-la para maior performance. Como a maioria dos framework OR permitem ajustes em consultas é possível dizer que a utlização de um framework OR não afeta a performance do sistema.
Concordo que uma consulta simples a questão de desempenho e mínima a ponto de não ser perceptivel, mas será que todo sistema está delimitado a uma simples consultas ?
Afirmo e reafirmo que o Hibernate em determinados casos pode sim ter um desempenho bem inferior a querys JDBC.
Concordo que uma consulta simples a questão de desempenho e mínima a ponto de não ser perceptivel, mas será que todo sistema está delimitado a uma simples consultas ?
Afirmo e reafirmo que o Hibernate em determinados casos pode sim ter um desempenho bem inferior a querys JDBC.
Bom e todo o sistema é feito de consultas complexas? Na minha experiência não! Com certeza e isso eu concordo com você que ele pode ter um desempenho inferior em determinadas consultas, mas isso não impede se uso, pois eu posso personalizar essas consultas ou usar nestes casos um mapeamendo OR personalizado que faça uso de JDBC!
Pela minha experiência os mapeadores OR atende muito bem a maioria dos casos de um projeto. Os casos de baixo desempenho são exceções que podem facilmente ser corrigidas com otimização das consultas.
Agora, se o projeto é composto somente de consultas complexas ai não vale a pena mesmo! Pessoalmente eu nunca trabalhei com nada assim, talvez exista. Ai não é que não podemos usar um framework OR, mas o trabalho de otimização das consultas é maior que fazermos um mapeamento OR personalizado!
Sempre podemos otimizar as consultas de um mapeador OR a ponto de termos o mesmo desempenho de uma consulta direta, na verdade essa otimização faz justamente isso, mas isso vale pena sempre? No caso de termos que otimizar tudo, acretido que não! Ai sim você estária correto. Mas eu vejo isso como exceção e não regra, já que nunca vi um projeto assim!