Vale a pena?!

6 respostas
A

Bom dia a Todos,

Este é o primeiro topico que espero vim muitos.

Então galera, eu estou querendo trocar de área. Eu sempre trabalhei como analista de suporte.
Mas nunca gostei disso, sempre gostei de desenvolvimento. Eu já fiz tecnico em processamento de dados.
Então programo em , VB, delphi, html, javascript, Sql e no último trabalho conseguir fazer uns pequenos scripts em Shell. Mas não quero ficar só nisso, quero crescer em alguma linguagem.
Então escolhi java e ruby, mas primeiramento to estudando java. Mas é o começo ainda. Eu baixei a apostila da Caelum a FJ-11.

E to estudando por ela.

Mas a pergunta é o seguinte galera. Ontem (27 / 01), eu liguei pra 2 escolas de javas, Caelum e globalcode.
Para o curso de java. Achei o preço muito alto pra mim, já q estou desempregado e vou começar a facul em fevereiro Curso: SI.

Então eu baixei o Livro do Deitel - Java como programar e mandei imprimir.
" Vcs acham que da pra pegar java apenas estudando pelos os livros? Ou acham melhor eu fazer um curso de java em alguma destas 2 escolas? "

Ps. Eu tenho uma facilidade enorme de aprender apenas lendo…
Ps2. A minha meta seria tirar a certificação.

1º E o mercado de trabalha, como está? Tem bastante vaga de estagio?
2º Vocês acham que enquanto tempo eu levo pra pegar um pouco de java pra começar a estagiar? Minha pretensão de estudo é em torno de 2 a 4 horas diarias de segunda a sexta.

Grato,

6 Respostas

rodrigo.bossini

Sim, aprenda sozinho.

Aliás, você começou muito bem, não conheço nada melhor que Deitel.

Aprenda os conceitos básicos de java e OO com esse livro, e depois parta para o livro da Kathy Sierra, assim você consegue o certificado.

Uma dica: Não diga por aí que você “programa” em html ou sql…elas nem mesmo são linguagens de programação.

Pra começar, só pelo que você sabe acho que já consegue algo sim, tem mta empresa por aí que pega o cara e investe nele.

Você pagar pra fazer curso não sei se vale a pena viu…os cursos nessa área são mesmo caros e nem sempre vale a pena.

aconstantino

Então eu baixei o Livro do Deitel - Java como programar e mandei imprimir.
" Vcs acham que da pra pegar java apenas estudando pelos os livros? Ou acham melhor eu fazer um curso de java em alguma destas 2 escolas? "

Cara, eu nunca fiz curso, sempre estudei com artigos, tutorais e livros. Aprendi lógica de programação funçando, pois só depois de 4 anos de programação entrei na faculdade. Portanto posso lhe dizer que você consegue aprender só com livros, e estudando firme, mas sempre fazendo muitos exercícios ou seus projetinhos pessoais.

O segredo é esse estudar e praticar muito, muito mesmo.

O livro do deitel é um bom livro, especialmente para iniciantes…

Com 3 horas de estudo acredito que em 1 ano você esteja apto o suficiente para pegar um estágio.

Roger75

Sim, é possível aprender sozinho, e mais fácil ainda se você já programou em outras linguagens. Entretanto, como usa Orientação a Objeto, pode ser que você gaste um certo tempo para entender, se não tiver domínio sobre este conceito. O livro do Deitel é uma boa referência, pois vem com um CD com os códigos de exemplo.

josenaldo

Cara, vai estudando pelo deitel e dá uma olhada aqui no Guia De Estudo Java, que estou montando baseado no Deitel.

http://www.jnaldo.com/index.php/guia-de-estudos-java

Além do material baseado no livro, estou postando leituras extras de tópicos como modelagem, uml, padroes de projeto, orientação a objetos e outros.

Se alguem tiver alguma dica para acrescentar, será muito bem vinda!

Abraços

A

Obrigado a todos pelas as dicas.

Começarei amanhã os estudos pelo o livro do deitel.
E provalvemente estarei postando novas dúvidas.

Uma outra pergunta galera.
A minha Namorada que trocar de ramo, atualmente ela trabalha com ADM. E quer vim pra área de T.I
E especificamente desenvol.

Será que ela estudando junto comigo ela conseguiria aprender java também?!

Abraços,

josenaldo

adriascacibas:
Obrigado a todos pelas as dicas.

Começarei amanhã os estudos pelo o livro do deitel.
E provalvemente estarei postando novas dúvidas.

Uma outra pergunta galera.
A minha Namorada que trocar de ramo, atualmente ela trabalha com ADM. E quer vim pra área de T.I
E especificamente desenvol.

Será que ela estudando junto comigo ela conseguiria aprender java também?!

Abraços,

Eu tenho uma aluna em minha turma de Java Básico que fez adm e quer aprender a programar. E está aprendendo sm. É uma das mais aplicada. Ou seja: é perfeitamente possível!

PS: jamais discuta com ela quem é melhor, eclipse ou netbeans… Isso pode render uma semana no sofá…srrrssr

Criado 27 de janeiro de 2009
Ultima resposta 29 de jan. de 2009
Respostas 6
Participantes 5