gente…preciso aconselhar um amigo e estou numa tremenda duvida…
vcs acham q vale a pena troca uma carreira de 4 anos na area de hdw e redes (não muito bem remunerada) e começar um curso de java??
pra entrar de cara no desenvolvimento e começar do zero???
Vale a pena?
15 Respostas
gente…preciso aconselhar um amigo e estou numa tremenda duvida…
vcs acham q vale a pena troca uma carreira de 4 anos na area de hdw e redes (não muito bem remunerada) e começar um curso de java??
pra entrar de cara no desenvolvimento e começar do zero???
Eu acho o seguinte, se ele gosta de desenvolvimento vale a pena sim, agora, se ele quer soh remuneração acho q nao vale a pena nao. 
Isso depende muito do seu perfil… se vc gosta de arrumar as coisas e deixar tudo funcionando bonitinho, você tem perfil de Infraestrutura, e deve procurar uma carreira como por exemplo ser DBA.
Se você gosta de criar programas, desenvolver aplicações, etc. , o seu perfil é de Desenvolvimento, e deve procurar uma carreira de desenvolvimento em Java ou .Net.
Você tem que gostar do que está fazendo, senão vc fica maluca.
Já eu acho esse lance de perfil um pouco chato às vezes…como se fosse um Taylorismo…se o seu amigo gosta de hardware, redes e programação, então tá tudo certo, como o Boaglio disse…
Eu acho que teu amigo não vai trocar mas ampliar a carreira…ele só tem a ganhar…
Questão delicada =) .
Complementando: desenvolvimento requer um “q” de criatividade. O futuro desenvolvedor pode tbm utilizar outras plataformas/linguagens, como por exemplo python.
Considere a opção de testar a carreira de desenvolvedor, participe de algum projeto (novo ou já existente) e avalie a coisa toda.
Inté!
Olá sheilinha_sp, tudo bem?
Na minha opinião vale sim.
E digo isso por experiência própria, pois fiz isto.
Veja, um profissional de suporte dificilmente vai ganhar dinheiro! Conheço milhares que trabalham muito, conhecem bastante, e ganham um salário de 3 dígitos apenas… :roll: Eu mesmo fiquei nessa situação por alguns anos…
Quem “trabalha com informática” precisa ter alguns conhecimentos básicos, independetemente da “sub-área” em que trabalha (Hardware, Redes, Programação etc). Isso me leva a crer que não é impossível aprender a programar.
Por exemplo: você conhece algum profissional de suporte que conheça bem o Excel? (Ou que ao menos dê suporte ao Office?); Então, você acha que um cara desses vai ter dificuldade em aprender a programar? É claro que não!
Inconscientemente, esse cara sabe um pouco de lógica!
Porém mesmo os “mestres” em Excel, por exemplo, jamais vão ganhar um salário digno. A menos que aprendam a cruzar, correr pra cabecear e tentar defender (quando não tiver de cobrar o tiro de meta…).
Em outras palavras, quantos bons profissionais de suporte você conhece que ganham bem? Aposto que são poucos. Ou o profissional desenvolve algumas outras habilidades (tipo, melhora seu português e escreve um livro, cria um site com dicas e fóruns - ganhando com publicidade, dá aulas etc) ou ele vai morrer ganhando um salário miserável…
Creio que existe muita “mística” em torno do aprendizado de Programação, Banco de Dados etc. Vim do suporte e estou estudando Java, mas apesar das dificuldades iniciais normais, resisto um pouco a esse “terror” que colocam em torno do Java, do Oracle, que são difíceis etc.
Difícil pra mim era continuar ralando pra caramba, tendo de conhecer bem diversas tecnologias, padrões, topologias etc e amargar dores de cabeça, baixos salários, excesso de trabalho, estresse etc.
Pense bem. Eu sou capaz de aprender Java. Você também é! 
P.S.: Depois que já souber programar em Java (ao menos o básico…) faça a prova de certificação da SUN (310-055); Se você passar, isto te ajudará a se recolocar.
Aquele abraço,
Olá sheilinha_sp, tudo bem?Na minha opinião vale sim.
E digo isso por experiência própria, pois fiz isto.
Veja, um profissional de suporte dificilmente vai ganhar dinheiro! Conheço milhares que trabalham muito, conhecem bastante, e ganham um salário de 3 dígitos apenas… :roll: Eu mesmo fiquei nessa situação por alguns anos…
Quem “trabalha com informática” precisa ter alguns conhecimentos básicos, independetemente da “sub-área” em que trabalha (Hardware, Redes, Programação etc). Isso me leva a crer que não é impossível aprender a programar.
Por exemplo: você conhece algum profissional de suporte que conheça bem o Excel? (Ou que ao menos dê suporte ao Office?); Então, você acha que um cara desses vai ter dificuldade em aprender a programar? É claro que não!
Inconscientemente, esse cara sabe um pouco de lógica!
Porém mesmo os “mestres” em Excel, por exemplo, jamais vão ganhar um salário digno. A menos que aprendam a cruzar, correr pra cabecear e tentar defender (quando não tiver de cobrar o tiro de meta…).
Em outras palavras, quantos bons profissionais de suporte você conhece que ganham bem? Aposto que são poucos. Ou o profissional desenvolve algumas outras habilidades (tipo, melhora seu português e escreve um livro, cria um site com dicas e fóruns - ganhando com publicidade, dá aulas etc) ou ele vai morrer ganhando um salário miserável…
Creio que existe muita “mística” em torno do aprendizado de Programação, Banco de Dados etc. Vim do suporte e estou estudando Java, mas apesar das dificuldades iniciais normais, resisto um pouco a esse “terror” que colocam em torno do Java, do Oracle, que são difíceis etc.
Difícil pra mim era continuar ralando pra caramba, tendo de conhecer bem diversas tecnologias, padrões, topologias etc e amargar dores de cabeça, baixos salários, excesso de trabalho, estresse etc.
Pense bem. Eu sou capaz de aprender Java. Você também é!
Aquele abraço,
Concordo com vc. Acho que quando se tem um nivel legal de conhecimento o profissional deve tentar “abrir mão” de ser um simples empregado. O que acho engraçado na nossa área é a falta de “vontade” de empreender.
Para isso é fundamental conhecer um leque de coisas. Java é só um dos requisitos.
O que acham a respeito? (Sem querer desviar o foco do topico mas é uma dúvida que sempre tive)
Desde qdo Java é requisito para empreender?
Não curto muito essa história de ser empregado é ruim e ser patrão é bom… Os dois caminhos tem seus prós e contras, e já fiu empregado e já fui patrão e agora sou empregado e patrão.
Desde qdo Java é requisito para empreender?Não curto muito essa história de ser empregado é ruim e ser patrão é bom… Os dois caminhos tem seus prós e contras, e já fiu empregado e já fui patrão e agora sou empregado e patrão.
Não disse que Java é requisito para empreender, disse que deve-se conhecer um pouco de tudo para dar a cara á tapa no mercado.
Agora, ninguem tira da minha cabeça que as vantagens financeiras de ser dono do seu proprio nariz são mto mais vantajosas.
No curto prazo pode ate nao ser tao visivel, mas depois a coisa aperta.
Complementando: desenvolvimento requer um “q” de criatividade. O futuro desenvolvedor pode tbm utilizar outras plataformas/linguagens, como por exemplo python.Considere a opção de testar a carreira de desenvolvedor, participe de algum projeto (novo ou já existente) e avalie a coisa toda.
Inté!
Claro… a área de TI é como a medicina, tem muita coisa que dá pra se especializar. Talvez seu amigo tenha tanta facilidade para design que sua carreira seria melhor se aprendesse a usar o DreamWeaver e ser webdesigner.
Talvez ele seja um cara metódico e detalhista, poderia ser alguém para trabalhar na área de testes de qualidade de software.
Eu sugeri as linguagens Java e .Net porque o seu amigo terá emprego garantido. Ele pode até estudar Ruby, mas não será fácil arrumar um trabalho.
Claro que cada um é cada um, eu tento sugerir pelo perfil da pessoa, mas nem sempre funciona. Tenho um colega que desde pequeno mexeu com eletrônica, montava rádio, robôs, alarme da casa dele, etc. Hoje ele é médico. 
Desde qdo Java é requisito para empreender?Não curto muito essa história de ser empregado é ruim e ser patrão é bom… Os dois caminhos tem seus prós e contras, e já fiu empregado e já fui patrão e agora sou empregado e patrão.
Não disse que Java é requisito para empreender, disse que deve-se conhecer um pouco de tudo para dar a cara á tapa no mercado.
Agora, ninguem tira da minha cabeça que as vantagens financeiras de ser dono do seu proprio nariz são mto mais vantajosas.
No curto prazo pode ate nao ser tao visivel, mas depois a coisa aperta.
Ok. Pelo seu tópico me, deu a entender que vc disse isso…
Agora entre patrão e empregado para mim é tudo a mesma coisa. Num caso vc corre menos risco e ganha relativamente menos. No outro vc ganha mais porém tem lá seus riscos. Lembre-se também que patrão “trabalha” 24h, pode ficar um bom tempo até estruturar tudo sem receber nada só investindo, no mês que o faturamento for baixo as contas chegam do mesmo jeito,…
Acho que se vc for balizar todas as variáveis pode sair na mesma ser empregado ou patrão.
Concordo com vc. Acho que quando se tem um nivel legal de conhecimento o profissional deve tentar “abrir mão” de ser um simples empregado. O que acho engraçado na nossa área é a falta de “vontade” de empreender.Para isso é fundamental conhecer um leque de coisas. Java é só um dos requisitos.
O que acham a respeito? (Sem querer desviar o foco do topico mas é uma dúvida que sempre tive)
Você quer dizer “empreender” no sentido de genuínamente desenvolver produtos e abrir uma empresas para vendê-los, ou apenas se tornar PJ para pode trabalhar?
O primeiro é legal, mas é bom estudar bem o negócio em que se pretende entrar e fazer um plano de negócios bom. Se der certo pode-se ganhar muito dinheiro.
Agora abrir empresa para pode trabalhar, porque as empresas só contraram PJ, é o fim da picada. Cambalacho total, jeitinho bem brasileiro.
Você quer dizer “empreender” no sentido de genuínamente desenvolver produtos e abrir uma empresas para vendê-los, ou apenas se tornar PJ para pode trabalhar?O primeiro é legal, mas é bom estudar bem o negócio em que se pretende entrar e fazer um plano de negócios bom. Se der certo pode-se ganhar muito dinheiro.
Isso. Exatamento isso que penso… PJ tb nao me agrada.
Quando falo que pode ser rentavel financeiramente me refiro a isso, uma empresa arrecada muitissimo mais do que paga para um profissional que produz os serviços que ela oferece, portanto vale a pena as preocupações e dores de cabeça dos administradores.
Agora, dai ficam minhas dúvidas, justamente á respeito de mercado, venda, clientes, marketing, essas coisas… Á respeito da produção é tranquilo.
No Brasil definitivamente não…
Não sei… Mas acho que não da pra ficar infinitamente reclamando, o negócio é dar a cara pra bater e ver no que dá.
Afinal de contas, as empresas brasileiras existem, e dão muito dinheiro sim, se não foisse uma realidade, já teriam fechado as portas.
Veja só, são elas que pegam nossos salários, como conseguem se manter e nos manter então???
Não estou jogando um balde de água fria em quem quiser começar um negocio só quero que percebam que o outro lado não é muito bom e ser empregado muito ruim. Os dois lados tem seus desafios, responsabilidades e esforços que proporcionalmente são remunerados…