Galera, ouço falar de diversos frameworks que se utilizam na web, JSF, struts, Spring, tapestry, uns para umas funções, e outras para outras, mas e o bom e velho JSP puro, será que está descartado?? é tão ruim assim??
ouvi falar que os frameworks não resolvem todos os problemas, e é preciso as vezes rolar até uma cambiarra ou seja meter jsp fora do padrão dentro do framework
um JSP bem feito não resolveria todos os problemas??? separaria bem o código html e css para o design e as outras coisas para o programador?
separa “bem” o código se fizer direito, só que não resolve todos os problemas. Tem aplicações que eu uso JSP puro sim, e resolve tudo que a aplicação precisa, mas ultimamente tenho usado framework JSF e até agora ta resolvendo td que eu preciso.
Depende da aplicação eu axo…
[quote=vitorkgb]Galera, ouço falar de diversos frameworks que se utilizam na web, JSF, struts, Spring, tapestry, uns para umas funções, e outras para outras, mas e o bom e velho JSP puro, será que está descartado?? é tão ruim assim??
ouvi falar que os frameworks não resolvem todos os problemas, e é preciso as vezes rolar até uma cambiarra ou seja meter jsp fora do padrão dentro do framework
um JSP bem feito não resolveria todos os problemas??? separaria bem o código html e css para o design e as outras coisas para o programador?
É possível?[/quote]
a maioria dos frameworks MVC usa JSP para visualização. então, JSP não está descartado.
você também consegue fazer um bom design utilizando html e css juntamente com as tags dos frameworks.
é claro que você também pode fazer tudo com Servlets e JSP (eu mesmo já trabalhei em alguns projetos), mas uma vantagem de se utilizar um framework é a produtividade*.
fica a seu critério usar ou não um framework.
produtividade é relativo. ex.: um experiente em Servlets e JSP é capaz de fazer um trabalho mais rápido que um inexperiente em JSF.
Concordo, a escolha de um framework ou utilizar jsp/servlets no desenvolvimento vai de sua escolha ou da empresa, depende das necessidades do projeto ou conhecimento técnico, na minha opinião o uso de servlets e jsp é muito válido, eu por exemplo já trabalhei e atualmente trabalho em vários projetos utilizando essa dupla.
Mas caso for usar jsp nos seu projetos utilize em conjunto com servlets, separe bem as responsabilidades de cada um, deixando o jsp apenas para trabalhar com coisas ligadas ao front-end, como por exemplo exibição de dados. Deixe as servlets para receber as requisições e processar os dados vindos da jsp.
Mas vale ressaltar que os frameworks como Struts, JSF, Vraptor, facilitam muito o trabalho em alguns pontos, que utilizando somente jsp e servlets vc teria que se preocupar em resolver.
Acredito que ao falar .jsp puro muitos tendem a fazer referência à códigos Scriptlets o que é uma má prática pois não segue um organização do tipo MVC além de ser custoso o desenvolvimento pois há muito mais código, contudo, no quesito performance ainda acho que o velho e bom .jsp puro se sai melhor…
Não vale a pena utilizar uma web application
somente com JSP puro ou Servlet puro, porque nesse caso o desenvolvedor teria
que reinventar a roda várias vezes para tornar tal aplicativo funcional.
O desenvolvedor teria que criar um Front Controller do zero, :-o com todas as validações,
fluxo, criando um Servlet Principal, que no Struts é Action e no jsf é Faces.
Ou seja, ele recriaria algo que já foi implementado, tornando o aplicativo mais caro
e menos produtivo de se criar.
Com toda certeza é melhor utilizar um JSF, que tem várias tags prontas,
do que simplesmente criar tudo do zero.
[quote=johnny quest]…
Ou seja, ele recriaria algo que já foi implementado, tornando o aplicativo mais caro
e menos produtivo de se criar.
…[/quote]
como eu disse anteriormente, produtividade é relativo.
um cara que trabalha comigo tentou configurar um ambiente JSF 2 e RichFaces, mas como não conseguiu usou JSF 1.2, Tomahawk, Trinidad e RichFaces. perdeu uma semana com isso. ele nunca tinha feito a configuração manualmente antes. usava uma versão do JDeveloper que trazia tudo pronto.
produtividade não depende só framework. não adianta ter um “framework de produtividade” se você não o é usando ele.
acho que vale a pena trocar Servlets e JSP por frameworks, sim. mas a dupla não está descartada, e também vale a pena. fica a critério do desenvolvedor.
Se você escolher criar um Front Controller do zero, sendo que já existem diversas implementações profissionais como struts, jsf,
nesse caso você estaria utilizando um ANTI-PATTERN chamado Reinventing the Wheel.
Esse antipattern no seu projeto somente iria fazer ele ficar confuso e atrasá-lo.
Mas se fosse no caso de somente se aprender a criar um front controller como estudo, te diria para ver o codigo fonte
do struts e ver como ele foi implementado. Com certeza isso seria de grande ajuda, pois mostraria a dificuldade de se criar tal camada.