Vale apena usar Laszlo?

6 respostas
Grinvon

Eu estava dando uma olhada no site oficial da Laszlo, achei muito bonito as aplicações feitas nele, porém fiquei com algumas dúvidas se é válido adotá-lo em um projeto. O uso da estrutura de XML é bastante interessante e em certo modo simples. Laszlo me pareceu a primeira vista algo muito interessante, fazendo um visual chocante e diferente, rodando em cima de um flash. Porém não percebi direito nos sources analizados a interação dele com Java, eu sei que é possível, acho que usando o protocolo SOAP em web service. Mas alguém aqui já fez algum projeto, algum uso mais do que um “Hello World” em cima do Laszlo, e a interação dele com os eventos e com Java é fácil? Será que Laszlo pode ser viável a muitos projetos galera?

6 Respostas

Rafael_Nunes

E por que não seria?
Ele suporta chamadas RPC também além de SOAP.
Eu só não apostaria em Laszlo caso fosse um projeto web, em que eu não sei quem serão meus clientes.

Grinvon

Rafael Nunes:
E por que não seria?
Ele suporta chamadas RPC também além de SOAP.
Eu só não apostaria em Laszlo caso fosse um projeto web, em que eu não sei quem serão meus clientes.

No caso Rafael, essa conexão via RPC seria fácil, poderia assim ligar um JavaBeans ou uma classe normal Java a ele, como seria o request e response dele, as validações faço através diretamente do Laszlo via javascript dentro de qualquer nó no caso?

Rafael_Nunes

Você consegue chamar objetos java diretamente do Laszlo, o que eu vi bastante é utilizarem uma camada de Business Delegate, que seria basicamente uma interface de comunicação entre a interface Laszlo e o seu Domínio.

Grinvon:

as validações faço através diretamente do Laszlo via javascript dentro de qualquer nó no caso?

Você consegue utilizar Javascript para validações sim, pode utilizar o métodos do Laszlo ou então repassar para que seja tudo tratado no seu domínio.

Grinvon

Então Nunes, o Laszlo apresenta os seus métodos padrões para validação, que se parece no caso com JS?

Além do site oficial, existe uma boa documentação mais ligada com Java?

Rafael_Nunes

Os métodos dele são basicamente um javascript mais orientado a objeto.
E quanto a documentação, creio que no site há tudo que você precisa saber, depois da chamada via RPC, aí é trabalho do seu domínio trabalhar com os dados. De qualquer forma, sugiro acompanhar a lista de discussão de lá também.

Grinvon

Rafael Nunes:
Os métodos dele são basicamente um javascript mais orientado a objeto.
E quanto a documentação, creio que no site há tudo que você precisa saber, depois da chamada via RPC, aí é trabalho do seu domínio trabalhar com os dados. De qualquer forma, sugiro acompanhar a lista de discussão de lá também.

Certo, tava dando uma olhada no site, o bom que é bem documentado e acho que se o fórum estiver bom, então tem como fazer um bom trabalho. No caso você está estudando Laszlo, já fez alguns resultados Rafael?

Criado 28 de julho de 2005
Ultima resposta 28 de jul. de 2005
Respostas 6
Participantes 2