Boa noite,
Na minha aplicação antes de incluir um usuário, eu realizo no evento onclick as validações mais simples através do JavaScript (Campos em branco, confirmação de senha e etc) e através delas eu preencho um label na tela com o erro especifico, caso aconteça.
Nesta mesma tela, sendo que agora na minha action, quando eu chamo o meu Bean eu realizo uma validação dentro da minha classe de negocio para verificar se o email que o usuário informou já se encontra cadastrado com algum outro usuário.
Minha duvida é: Caso na minha classe Java eu identifique que o email já foi cadastrado, como eu faria para retornar uma string com a mensagem de erro para o componente Label apartir do código Java ? Pois com o JavaScript eu consigo fazer isso facilmente através de um método chamado InnerHTML. quero fazer da mesma forma para deixar a forma de exibição dos erros iguais.
Estou utilizando JSF 2.0 + Hibernate. Se alguém souber uma forma de realizar algo do tipo ou tenha até uma ideia melhor para me passar eu agradeceria.
Obrigado