Validação de campos com JSF

Olá pessoal,

Eu uso o ajax, e eu queria mostrar uma mensagem de erro na tela caso um campo esteja errado

Como eu faço para fazer um <h:message/> na tela?


public String verificarLogin() throws SQLException{

		String result = "";
		
		db.conectar();
		logins.clear();
		logins = db.consultaLogin(login);
		
		if (logins.isEmpty()){
			
                         //implementação do FacesMessage aqui, com mensagem("Não existe este usuário!") na tela.
			login.setNome("");
			login.setSenha("");
			return "erro";
		}else{
			for (int i = 0; i < logins.size(); i++) {

				if (logins.get(i).isAtivo() == true	&& logins.get(i).getCod_tipo() == 1 && logins.get(i).isLoginOk() == false){
					
					db.updateLogado(logins.get(i));
					result = "sucesso";
					loginsLogados.add(logins.get(i));
					

                                        FacesContext context = FacesContext.getCurrentInstance();
					context.addMessage("frm_login:log_senha", new FacesMessage(FacesMessage.SEVERITY_ERROR, "erro!", "erro1!"));
					
				}else{
					if (logins.get(i).isAtivo() == true	&& logins.get(i).getCod_tipo() == 2 && logins.get(i).isLoginOk() == false) {
						
						db.updateLogado(logins.get(i));
						result = "sucesso";
						loginsLogados.add(logins.get(i));
						//FacesContext.getCurrentInstance().addMessage("2", new FacesMessage(FacesMessage.SEVERITY_ERROR, "Bem vindo ao sistema - Funcionario", ""));  
					}	
					else{
						result = "erro";
					//FacesContext.getCurrentInstance().addMessage("3", new FacesMessage(FacesMessage.SEVERITY_ERROR, "Seu login não está ativo peça para o Administrador ativar!", ""));  
					
				}
			}
		}
			
		db.desconectar();
		login.setNome("");
		login.setSenha("");
		return result;
		}	
	}

FacesContext context = FacesContext.getCurrentInstance();
context.addMessage(“frm_login:log_senha”, new FacesMessage(FacesMessage.SEVERITY_ERROR, “erro!”, “erro1!”));

seria essa a implementação correta?

Tenta aí
FacesContext context = FacesContext.getCurrentInstance();
context.addMessage(null, new FacesMessage(FacesMessage.SEVERITY_ERROR, “erro!”, “erro1!”));

E lá na tela coloca <h:messages />

tem um S no final.

não consegui não