Validação de CPF

3 respostas Resolvido
Allan2M

Olá! Eu não encontrei as normais do fórum, então me desculpem se o tópico não estiver de acordo.

Eu trabalhei com Java em 2010, como estagiário, e desde então me distanciei da linguagem e de programação no geral. Agora gostaria de retornar, voltar a programar e rumar profissionalmente para este caminho.

Bem, direto ao ponto, a algumas semanas estou estudando Java e fiz um código simples de validação de CPF. Como estou aprendendo sem um orientador, não tenho esse feedback se o código está bom, apenas sei que está funcionando. Então gostaria de saber se podem dar uma olhada e comentar se estou seguindo as boas práticas do Java ou não?

Obrigado!

Código:

public class CPF {

private String cpf;
	private int[] cpfDesmembrado = new int[11];

public CPF(String cpf) {
		this.cpf = cpf;
		desmembrarCpf();
	}

private void desmembrarCpf() {
		for (int i = 0; i <= 10; i++) {
			cpfDesmembrado[i] = Character.getNumericValue(cpf.charAt(i));
		}
	}

public int getDigit(int pos) {
		return this.cpfDesmembrado[pos];
	}

public boolean isValid() {
		if (new ValidaCPF().validar(this))
			return true;
		return false;
	}
}

public class ValidaCPF {

private CPF cpf;

public ValidaCPF() {

}

public boolean validar(CPF cpf) {
		this.cpf = cpf;
		if(validarEtapa1() && validarEtapa2() &&validarEtapa3()) {
			return true;
		}
		return false;
	}

private boolean validarEtapa1() {
		float result = 0;
		int indice = 0;
		for (int i = 10; i >= 2; i--) {
			result += this.cpf.getDigit(indice) * i;
			indice++;
		}
		result = (result * 10) % 11;
		if (result == this.cpf.getDigit(9)) {
			return true;
		}
		return false;
	}

private boolean validarEtapa2() {
		float result = 0;
		int indice = 0;
		for (int i = 11; i >= 2; i--) {
			result += this.cpf.getDigit(indice) * i;
			indice++;
		}
		if (result == this.cpf.getDigit(10)) {
			return true;
		}
		return false;
	}

private boolean validarEtapa3() {
		for(int i = 1; i <= 10; i++) {