Validação de CRM (Conelho Regional de Medicina)

Estou fazendo um sistema para uma clínica e gostaria de saber se é possível valida o CRM, ja procurei em vários lugares e não encontrei nada a respeito, se alguém puder me ajudar serei grato :smiley:

Eu fiquei curioso. Me fiz a pergunta “será que é fácil achar isso ?”

Parece que não é não. Eu consegui achar um documento do word com um trabalho falando do CRM do paraná. Neste caso,segundo o documento, ele é seqüencial e crescente. Ou seja, não tá pra validar o formato, digito verificador etc.

http://www.fesppr.br/~erico/w%202006%20Trabalhos%20s.310/CRM%20-%20Denize.doc

Mas pode ser pior, é possível que em cada estado seja uma história diferente. Bem, o que eu faria, entraria no site de cada um dos conselhos, estado por estado, iria no “fale conosco” e perguntaria direto a fonte.

Boa sorte na sua busca.

Imaginei que fosse bem complexo mesmo, o rpoblema é que esse campo deve ser único, ai vc imagina deixar isso na mão do usuário cadastrando…vou continuar procurando e aguardando alguém daqui me responder, se achar algo eu posto aki, valeu por enquanto Ssalgado :smiley:

mas isso é simples não?

O conceito de ser único pode ser do seu sistema. É só vc não permitir que este número seja repetido e pronto. A mil e uma formas de fazer isso. Se o usuário inserir um registro repetido, você bloqueia e avisa.

Agora, se puderem existir CRMs iguais pelo Conselgo de Medicina(o que eu dúvido), então é um problema de requisito do seu sistema.

[]'s

Como o lavh falou isso é bem simples e básico.

Eu pensei que você queria outra coisa, então esquece o que eu falei :smiley: .

Como o lavh falou isso é bem simples e básico.

Eu pensei que você queria outra coisa, então esquece o que eu falei :smiley: .[/quote]
Procure pelos sites dos conselhos regionais de medicina, normalmente lá tem arquivos texto com listagens imensas de médicos, seus respectivos CRMs e se ainda estão atuando ou não (a lista normalmente engloba gente que já morreu ou se aposentou).
Tendo esse arquivo, parseia o bicho e joga os dados no seu banco. Para cada CRM que o usuário digitar, pesquise no banco para ver se existe…

mas isso é simples não?

O conceito de ser único pode ser do seu sistema. É só vc não permitir que este número seja repetido e pronto. A mil e uma formas de fazer isso. Se o usuário inserir um registro repetido, você bloqueia e avisa.

Agora, se puderem existir CRMs iguais pelo Conselgo de Medicina(o que eu dúvido), então é um problema de requisito do seu sistema.

[]'s

[/quote]

Concordo seria simples fazer isso, mais oq eu queria é que ja que não existe um CRM igual, usar ele como chave primária da tabela, só que imagina se o usuário cadastra um CRM errado e depois vincula coisas a essa tabela, não causaria problema ele ter a opção de alterar o CRM depois , sendo ele a chave primária? (Me desculpem se estiver falando besteira rsrs, apenas repassando oq meu prof de BD disse)

Cassio vou vasculhar os sites pra ver se encontro esses arquivos… thanks

[quote=rodolfo_b_g] …
[/quote]

Não coloca o CRM como chave primária não. É um favor que vc faz a vc mesmo.

[quote=Ssalgado][quote=rodolfo_b_g] …
[/quote]

Não coloca o CRM como chave primária não. É um favor que vc faz a vc mesmo.[/quote]

Obrigado pela dica :D, procurei pelos sites dos conselhos e em alguns tinham o arquivo com os CRM e outros não, e ainda vi que o médico pode requerer a alteraração do CRM dele ou seja, vai ser bem mais fácil deixar o CRM como um campo Não deixando cadastrar outro igual, e criar um registro único(identity) e usá-lo como chave primária…

Olá!

Primeiro… desculpa por bancar o coveiro e reviver o tópico… mas…

Conseguiu solucionar o seu problema?? Estou EXATAMENTE com o mesmo problema que o seu… mas nao consigo achar este arquivo com os crm’s…

Será que poderia me ajudar??

Obrigado!!

Abraco

Se você precisa de uma chave primária, use um CPF ou um CNPJ. Em qualquer lugar (até para participar de programas de fidelidade de livrarias) eles pedem seu CPF :stuck_out_tongue:

Se você precisa de uma chave primária, use um CPF ou um CNPJ. Em qualquer lugar (até para participar de programas de fidelidade de livrarias) eles pedem seu CPF :stuck_out_tongue:
[/quote]

No meu caso, não é necessario que o CRM seja chave primaria, mas que ele seja um numero de CRM valido.

Para garantir que a pessoa nao preencha com “00000” este campo. É muito importante que ela possua um CRM valido…

Obrigado desde já!

bom nas minhas pesquisas realmente nao tem como, e validar o CRM tb eh doidera pq cada estado tem um modelo e outra quando um médico perde o CRM por falecimento ou por outro problema, outro médico pode usá-lo então fica realmente impossível ao meu ver validar isso, pq nao tem nenhuma base disponível com esses dados atualizados… mas se achar me avise :D…mas eu pesquisei bem e tive q desistir da idéia :frowning:

Opa… vlw pelas dicas!

Ahh… e consegui fazer !!

No site portalmedico.org (que postaram o link aqui) tem uma listagem atualizada de todos os médicos do pais separados por estado

O link para download é : http://www.portalmedico.org.br/listagem/total.zip

O “big deal” é vincular eles em tabelas diferentes num banco de dados de sua preferencia e entao fazer uma consulta pra ver se o numero de CRM + nome coincide com os da base.

Como cada estado tem seu padrao, teriamos crm’s com o mesmo numero só que de estados diferentes. Dessa forma o certo é colocar no formulario um campo “Conselho Regional Médico de :” com o nome dos estados, assim você pode escolher a tabela na qual vai consultar os dados e fazer a validação.

Também vale lembrar que só é possivel validar dados apenas aqueles que constam no status como “ATIVO”

Agora é só ficar de olho pra ver quando sai a proxima listagem e atualizar sua base no famoso Ctrl+C / Ctrl + V (uma vez que vc tem seus dados vinculados)

Os dados são de 02/12/2008 (tem 2 meses apenas), acho que vai demorar um pouquinho para ser atualizado.!

Obrigado a todos e espero ter contribuido!

PS: Trabalho com asp / asp.net e só vim encontrar a solução num fórum de java :stuck_out_tongue: Ironico não?