Estou fazendo uma aplicação web, usando JSP e Servlets. Estou precisando de fazer a validação de dados de entrada em formulário, com regras tipo essas:
–> campo login deve ter entre 4 e 20 caracteres, entre letras, números, traço (-) e underscore (_).
–> campo e-mail deve ser um e-mail válido
–> data de nascimento deve ser válida
–> etc…
Gostaria de saber se existe uma API para eu fazer isso sem ter que programar na mão, sendo que não estou usando nenhum framework tipo struts, JSF, Velocity, Mentawaii, etc… estou usando apenas JSP e Servlets.
Cara … infelizmente se vc deseja validar tudo isso no cliente, vc vai ter q fazer os scripts na mão.
Use Expressões Regulares … facilita mto na geração de validações.
Agora se vc gosta de desafios, você pode tentar integrar o Struts-Validator na sua aplicação. Este é um componente do struts q gera dinamicamente o código javascript para validação client e faz também a validação server baseada em regras em xml.
Boa sorte,
Márcio
Java_Player
Valeu Thiago, parece que serve, vou tentar usá-lo.
Java_Player
Eu quero validar no servidor, não no cliente (mas se tiver validação no cliente também, melhor ainda).
bonfarj
Concordo plenamente.
Jair_Rillo_Junior
No Cliente vc vai ter que usar Javascript ou então AJAX.
No Caso do servidor vc pode testar o commons-validator ou então fazer suas validações manualmente no servlet
MARCOS_ALEXANDRE
Olá! Eu faço isso no Struts, na classe form para ser mais preciso.
Java_Player
Olá novamente,
Estou usando o commons-validator… Para algumas validações simples funcionou como:
Ou seja, o commons-validator está usando uma biblioteca de terceiros, mas quando eu fiz o download do commons-validator, não vem nenhum jar de bibliotecas… Deveria vir uma pasta “lib” com todas as bibliotecas que ele usa, não???
Como eu faço para saber todas as bibliotecas que o commons-validator usa???
wellington_marinheir
Java Player:
Olá,
Estou fazendo uma aplicação web, usando JSP e Servlets. Estou precisando de fazer a validação de dados de entrada em formulário, com regras tipo essas:
–> campo login deve ter entre 4 e 20 caracteres, entre letras, números, traço (-) e underscore (_).
–> campo e-mail deve ser um e-mail válido
–> data de nascimento deve ser válida
–> etc…
Gostaria de saber se existe uma API para eu fazer isso sem ter que programar na mão, sendo que não estou usando nenhum framework tipo struts, JSF, Velocity, Mentawaii, etc… estou usando apenas JSP e Servlets.
Valeu!
Caro amigo, utilize o javascript para validação é extremamente mais simples do que os grandes “facilitadores do java” como struts para validação, hibernate para persistencia, etc… pelo menos para quem está começando…
Faça um busca no professor google com o texto “validando formulario com javascript” e terá muitas alegrias…
Wellignton Marinheiro
Java_Player
wmarinheiro:
Caro amigo, utilize o javascript para validação é extremamente mais simples do que os grandes “facilitadores do java” como struts para validação, hibernate para persistencia, etc… pelo menos para quem está começando…
Faça um busca no professor google com o texto “validando formulario com javascript” e terá muitas alegrias…
Wellignton Marinheiro
De que adianta validar no cliente se não validar no servidor?? Um usuário espertinho conseguirá facilmente burlar o sistema e cadastrar um login com caracteres inválidos, por exemplo.
Thiago_Senna
viche, então não vem as dependências no download do commons-validator?
Pelo que verifiquei, acho que vc vai ter que abaixar o ORO. Nem sei o que é isso, mas parece ser essa a dependência.